Certificação em grupo já é uma realidade

Por José Palácio – Coordenador de Serviços Automotivos do IQA

Já faz alguns meses tenho comentado sobre as vantagens da certificação em grupo para oficinas e lojas de autopeças que atendem o varejo. Pois o que há alguns meses era uma boa ideia, hoje se transformou em uma ótima realidade. 
Acabamos de realizar a entrega dos 16 primeiros certificados para mais um grupo de empresários (15 oficinas mecânicas e 1 autopeças – varejo) do projeto em parceria com a Facesp – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, que ao todo envolve 40 empresas, em diversos municípios na região do Noroeste Paulista, cujo 24 certificados restantes deverão ser entregues até o final com eventos específicos em cada região.
Este foi só o começo de ações que já vinham ocorrendo. Outras ações estão em andamento em diversos estados brasileiros, todos formados em grupo a partir da necessidade comum dos empresários: a busca da excelência nos negócios. Esta conquista significa mais competitividade frente à concorrência, assim como mais rentabilidade do empreendimento.

Esse processo tem muito mais chance de sucesso em função da existência de um órgão de classe ou uma associação que efetua a preparação das empresas, em processo que antecede a certificação e é justamente a parte importante e que o IQA não realiza pelo conflito de interesse com sua atividade como certificador.
O processo não foi longo nem penoso. Foi esclarecedor. A certificação é um investimento. O empresário brasileiro tem uma resistência natural à palavra investimento, pois a confunde com gasto quando não são devidamente esclarecidas suas vantagens. Mas estes 16 empreendedores de um grupo de 40 que no último mês receberam o Certificado IQA descobriram que quando investem 2 podem ter retorno de 4, e isso abriu-lhes as portas para algo maior.
Este é um motivo pelo qual acredito que a certificação em grupo é um caminho salutar. O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva não possui o objetivo direto de ajudar as empresas a aprimorar seus resultados financeiros, mas é este o efeito que a certificação faz, ao permitir ao empresário conhecer nos mínimos detalhes as diversas operações referentes ao negócio dele e, a partir daí, implementar melhorias contínuas.
Com criatividade é possível melhorar todos os processos produtivos, inclusive aqueles que se julgam 100% otimizados. A cada dia nasce uma ideia diferente que pode ser boa para o negócio. Sabendo onde se quer chegar, fica mais fácil pensar em soluções e, conhecendo a fundo os detalhes da operação, percebe-se quais são os pontos fracos e fortes do negócio.
Assim, vale a pena investir em uma certificação, pois por meio dela o empresário tem como medir se está a frente ou atrás da concorrência. Arrisco dizer que quem tem está sempre a frente de quem não tem, pois além de tudo, a certificação é também uma ferramenta de marketing. Afinal, quem melhor do que um instituto especializado e dirigido pelo setor automotivo para recomendar o seu negócio?
Por isso, se ainda não sabe onde você e a sua empresa querem estar nos próximos cinco anos, faça este exercício, mas lembre-se de que o mundo evolui cada vez mais depressa, o consumidor está cada vez mais exigente e bem informado, e a concorrência, mais feroz. A certificação é uma ferramenta poderosa e quem sabe usá-la tem uma vantagem. Foi isso que estes 16 novos certificados enxergaram.

1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.