Prêmio CAR Group 2012

 
Quer saber que carros vão dar menos trabalho na hora do reparo? E cuja reparação ainda vai sair mais barato para o seu cliente?
 
O CESVI BRASIL realizou sua premiação anual do CAR Group, apontando os veículos que mais se destacaram em reparabilidade e custos de reparo e de peças. Cerca de 40 pessoas, entre representantes do mercado automotivo e do setor de seguros, estiveram presentes ao evento de premiação.
 
Neste ano, as marcas francesas se destacaram e faturaram sete das 15 categorias que compõem o índice desenvolvido pelo CESVI.
 
Confira os vencedores:

 
categoria
MARCA
MODELO
Hatch compacto
CITROËN
NOVO C3
Hatch compacto off-road
RENAULT
SANDERO STEPWAY
Hatch médio
PEUGEOT
308
Hatch médio off-road
SUZUKI
SX4
Minivan compacta
CITROËN
C3 PICASSO
Minivan média
NISSAN
GRAND LIVINA
Picape compacta cabine simples
VOLKSWAGEN
SAVEIRO
Picape compacta cabine estendida
FIAT
STRADA TREKKING
Picape média cabine dupla
NISSAN
FRONTIER
Sedan compacto
VOLKSWAGEN
POLO SEDAN
Sedan médio
PEUGEOT
408
SW compacta
VOLKSWAGEN
SPACEFOX
SW média
RENAULT
GRAND TOUR
Utilitário furgão curto
FORD
TRANSIT
Utilitário esportivo
RENAULT
DUSTER
 
 
O CAR Group
Criado em 1997, o índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo. O CESVI recebe o veículo até mesmo antes de seu lançamento e realiza testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com norma do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), um conselho internacional de centros de pesquisa especializados em reparação automotiva e segurança viária.
 
Após cada impacto, o veículo é levado a uma oficina-modelo, onde é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo, bem como uma análise individual das peças envolvidas. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, a cesta dos tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group.
 
O estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados. Estão excluídos veículos fora de linha de produção, esportivos fora-de-série, picapes e utilitários com peso superior a 2.300 kg. A atualização do ranking é feita mensalmente.

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