Quer que a repintura do carro fique perfeita? Lógico… Então, a preparação antes da pintura em si é muito importante. Confira o passo a passo recomendado pelo CESVI para o processo de preparação.
1 – Assim que receber a peça da funilaria, o pintor deve fazer o desengraxe e em seguida um desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
2 – Feito isso, aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, com a massa já seca, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento com a peça.
3 – Então você deve remover os riscos da lixa anterior, agora com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
4 – O próximo passo é lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer. No fim, use o desengraxante para limpar a peça.
5 – Chega então a hora de mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão, e o fundo fosfatizante faz essa função. Se houver necessidade, aplique duas demãos, no máximo.
6 – Agora é a vez de aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que:
• Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo.
• O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
7 – Com o primer aplicado e seco, o lixamento deve ser feito com um taco e uma lixa P320. Se houver necessidade, lixe com a P320 instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface para finalizar o processo. Em seguida, para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
8 – Para finalizar, lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
Observação: Todo primeiro lixamento de massa e primer, em peças com reparos de funilaria, deve ser manual com taco (taqueamento), para planificação/modelagem da superfície. Os demais lixamentos são apenas para remover os riscos dos taqueamentos.
TEXTO: Alessandro Rúbio
Após demaos de tinta poliéster posso passar uma lixa tipo 2000 para aplicar o verniz ? Para no caso ficar mais lisó a pintura !? Obrigado
Olá, Fabio.
Não recomendamos o lixamento na base, onde as camadas de aplicação devem ficar uniformes pela questão da viscosidade da tinta, regulagem da pistola e aplicação da base pelo profissional.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas
Bom dia profissionais do imaginario. Estou mudando COR ORIGINAL PARA O PRETO FOSCO as máquinas importadas de uma ACADEMIA DE GINÁSTICA. Como devo proceder;quais são 0s procedimentos necessários.para que a nova pintura torne-se rigida diante dos atritos. Gostaria que a resposta fosse enviada para meu Emaisl. KALLOS2002@AOL.COM.
FICAREI MUITO GRATO
Olá, Vital. Como vai?
O CESVI Brasil é especializado em pinturas automotivas, para uma melhor resposta para a sua necessidade, precisamos saber de que material é composto os equipamentos e que tipo de pintura você tem originalmente para evitar reações químicas com materiais incompatíveis. Você pode levantar essas informações e nos encaminhar?
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas
olá, vivo sou assalariado e consegui comprar um santana 98 com a pintura toda desbotada e o verniz queimado. como não tenho condições de pagar um pintor, vou fazer eu mesmo. qual lixa começo para tirar o verniz que está todo queimado e rachado e qual lixa uso para tirar a tinta velha?
Olá, Frederico.
Indicamos que você utilize a lixa 320 para remoção do verniz e base.
Boa pintura! :)
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Boa noite galera alguem sabe me informar depois que eu pintar a lataria de meu carro com tinta pu eu quero dar verniz para ter mais brilho o que eu preciso saber se apos a pintura eu tenho que lixar e com qual lixa para eu aplicar o verniz e ficar lizinho
Olá, Roberto.
Após a aplicação da tinta PU, não será necessário aplicar o verniz, pois o próprio PU apresenta brilho.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas
tenho um fusca 75 vou ter que fazer assoalho tem alguns amassados e fazer pintura quantos vai custar mais ou menos hoje
Olá bom dia, estou com uma peça de um veiculo desbotada e em alguns pontos "craqueadas", porem não ha nada de funilaria a ser feito, é necessário começar o lixar com qual granulação de lixa? Outra pegunta, é necessário aplicar o primer pu antes da base? pois teoricamente o verniz antigo que está na superfície seria do mesmo componente poliuretano... muito obrigado
Olá Caio, a granulação vai depender da profundidade das trincas, onde para facilitar o processo você pode iniciar com uma lixa 80, depois 150 e posteriormente 220. Para áreas com chapa aparente , o correto é aplicar whash primer, seguido de primer para posteriormente aplicar a base.
atenciosamente;
Equipe clube das oficinas.
Para remover os riscos da p80 não e melhor uma p100? P220 não e um salto muito grande?
Remova os riscos com uso de lixa P150 e posteriormente use a P220. Dessa forma , escalonará melhor o processo de lixamento.
Qto tempo devo esperar para comecar a lixar o prime para aplicar a tinta PU
Cada produto de primer P.U tem a sua especificação de secagem. Leia na embalagem ou manual a recomendação de secagem do produto que você está utilizando.
qual processo de lixamento pra mim Repintar todo o carro ,
tem que lixar até chegar na lata para tirar toda a tinta velha e o prime velho, precisa tirar todo o verniz velho ou não precisa? tenho que lixar bastante?
Olá Leonardo, consulte o passo a passo de repintura, dentro do blog.
atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas.
vou fazer uma repintura com sintético vermelho é preciso aplicar fundo.
Olá Carlos, obrigado pelo seu comentário.
Consulte o processo de passo a passo de repintura que temos aqui no blog.
atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas.
pintei o carro usei 2 demão ficou um pouco crespo lixei com lixa 600 para aplicar o verniz a tinta ficou fosca e agora posso aplicar verniz para volta o brilho sera que vai ficar cintilante como era da tinta anterior pintei com poliester prata geada.
Olá Tayrine, obrigado pelo seu comentário.
Diante dessa situação, será necessário que refaça o trabalho iniciando o processo de lixamento e nova aplicação de base.
atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas.
A massa poliester deve ser aplicada na lata crua..?
Ou tenho q aplicar um funcdo fosfatizante primeiro pra evitar ferrugem e depois aplicar a massa poliester porcima?
Olá Vinicius, obrigado pelo comentário.
A massa deve ser aplicada diretamente na chapa bem limpa, inclusive desengraxada.
atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas.
Boa noite! Estou com uma dúvida, apliquei a primeira demão de pu, em meu veiculo só que persebi que ficaram áreas com menas tinta ,ou seja não cobriu o primer completamente. Posso aplicar uma terceira demão após 12 horas ?
Olá Jonatahan, diante dessa situação, você deverá reiniciar o trabalho, fazendo uma repintura.
atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas.
tenho um fusca 75 quero pintar ele todo dentro e fora nunca foi pintado
quantos dias leva pra ficar pronto qual e o intervalo de uma demao de tinta para a outra.
e geralmente quantos custa um servico desse somente a pintura reparos ja fiz.
O prazo será de acordo com o que a demanda da oficina informar-lhe. O intervalo de tinta depende da condição climática, mas em média varia de 3 à 5 minutos. Sobre os valores, o CESVI não detém desse tipo de estudo.
Estou restaurando uma C10 em minha garagem a idéia é raspar na lata
Já li que o processo é wash prime, prime, base e o verniz.
Nestas etapas, o processo de correção com massa se dá antes ou após a aplicação do wash prime? tem algum passo a passo, que poderia compartilhar, desde já agradeço!!
Olá Vilson, obrigado pelo seu comentário.
A massa deve vir sempre antes de tudo. O contato da massa deve ser realizado em chapa direta, chapa nua.
Atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas.
Boa tarde.
Quando devo usar a massa de calafetar, no processo da pintura? Realmente é necessário?
Olá Edelto, obrigado pelo seu comentário.
Massa de calafetar ou seladora pode ser usado no processo dependendo da necessidade. É necessário fazer uma avaliação.
atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas.
Olá, vou fazer uma pintura candy, mas vi num site que não é pra usar primer universal, ate entao era o que eu usava, e agora, qual primer devo usar?
Obrigado pelo comentário Bruno.
Use primer para base poliéster, pode ser monocomponente ou catalisado.
atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas.
Olá, posso usar os procedimentos do PU em cima do Poliéster?
A pintura do meu carro é Perolizado, e eu gostaria de passar para PU, tem algum procedimento específico para isso?
Olá Leonardo, como vai?
O CESVI recomenda deixar o veículo na chapa nua, para assim começar o processo de repintura. Cada fabricante terá uma metodologia de aplicação diferente, consulte-o.
Atenciosamente,
Equipe Clube das oficinas.
fiz a repintura de meu carro usando tinta poliéster, talvez por falta de uma boa iluminação depois percebi umas partes do carro com pouca camada da cobertura do verniz.. Já faz mais de mês, posso aplicar uma outra camada de verniz por cima dessa que já está?
Olá Jailton, obrigado pelo comentário.
Você pode aplicar outra camada da verniz, mas vale lembrar que será preciso "ativar" a peça para que assim sua pintura tenha um brilho intenso, além de evitar algum risco de desplacamento do verniz.
atenciosamente,
Equipe Clube das oficinas.
Ola posso somente lixar a pintura pu antiga e pintar por cima ou devo fazer todo processo com primer ?
Olá Anderson, a utilização do primer é importante para aderência da tinta. Você deve usar o primer.
atenciosamente,
Equipe Clube das oficinas.
Ola amigo bom dia !!! amigo estou tintando enteira uma f75 e o japoneis loko k sta fazendo ah deixou na lata pura e me propos dar aplicar o primer um mão de tinta pu e depois aplicar a poliéster .Então pergunto esse seria o procedimento correto e mais o primer devera ser lixado se for lixa a seco ou molhado , sem mais obrigado
Olá Daniel, obrigado pelo comentário.
O correto é fazer o desengraxe, aplicação de wash primer, primer, base e verniz. O primer poderá ser lixado com lixa de granulação máxima entre 600 e 800.
atenciosamente.
Equipe clube das oficinas.
Ola boa noite
tenho um opala coup,estou em duvida si uso a tinta poliéster ou a pu,me dissera-o para eu usar a PU e passar o verniz por cima,mas outras pessoas me informarão que não fica bom,gostaria que me ajudasse com uma informação precisa
Obrigado
Olá Ronei, obrigado pelo comentário.
Escolha um alinha de produto (PU ou poliéster) e siga as etapas de aplicação, catálise e tempo de cura conforme solicita o fornecedor que terá um bom resultado.
atenciosamente.
Equipe clube das oficinas.
Verniz PU deve ser aplicado ainda com a base fresca no caso da base ser de acrilica spray ?
A aplicação do verniz deve ser feita de acordo com o tempo de “flash off” ( tempo entre camadas) estipulada pelo fabricante. Caso seja aplicado antes da cura da base, ocorrerão problemas de cura entre as duas camadas
Gostaria de saber se posso aplicar o verniz P.U sobre a base acrílica.
Olá Renato, obrigado pelo comentário.
Sim, desde que dê o tempo de flash off entre o final de aplicação da base e aplicação do verniz.
atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas.
Ainda a brasilia 76.
Se possível indicar os materias para preparação pintura, sou inesperiente
Procure uma linha de produtos compatível, e siga as recomendações dos processos segundo o fabricante. Basicamente as etapas são o desengraxe da chapa, aplicação de wash primer, primer, base e verniz.
Boa noite amigo, eu tenho uma brasilia 1976 e fiz muita funilaria nela. Gostaria de uma indicação de qual seria o melhor tratamento?
Gostaria de fazer o melhor possivel .
Desde já grato
Olá Alisson, obrigado pelo comentário.
O correto é que não haja muita deposição de massa e que as etapas sigam basicamente o desengraxe da chapa, aplicação de wash primer, primer, base e verniz, escolhendo uma linha de produtos compatível e sempre obedecendo as recomendações de catálise e flash off dos produtos.
atenciosamente,
Equipe clube das oficinas.
Olá, boa tarde.
Comprei um fusca 77 1300L que tem como cor original BEGE ALABASTRO L7001 (VW3284) e quero repintá-lo totalmente.
Qual qualidade/marca de tinta atualmente posso/devo usar para manter a originalidade exigida para a obtenção da placa preta?
Obrigado
William, procure lojas especializadas em tintas automotivas, apresentando o código da cor e se necessário o trabalho de um colorista para eventuais correções na cor.
atenciosamente.
Equipe clube das oficinas.
a tinta pu precisa de verniz???...compro tudo na AFEC TINTAS ,tem tudo ,sabem tudo super recomendo..
Olea Elizabeth, PU não precisa de aplicar verniz, mas se for aplicado não tem problema.
atenciosamente.
Equipe clube das oficinas.
boa tarde! o latoeiro soldou a torre de suspensão do cofre do motor mas não pintou, esta uma massa grossa branca.. como eu devo fazer esse retoque?? obg
Olá Gustavo, use desengraxante para limpeza, aplique primer e posteriormente a base, podendo se desejar aplicar o verniz para obter brilho, porém geralmente estas regiões não recebem verniz e muitas vezes nem a base, ficando no primer mesmo.
Olá, preciso saber quantas mãos de verniz devo dar? E se devo lixar todas as mãos de verniz que forem dadas??
E se tiver que lixar, o que fará abrir o brilho após ser lixado?
Olá Fabiano, obrigado pelo comentário.
O ideal é utilizar 2 no máximo 3 demãos de verniz, não é necessário lixar o verniz entre as demãos pois o verniz tem um tempo de cura muito longo. Após aplicar a base poliéster (tinta) aguarda um intervalo médio de 20 minutos para aplicar o verniz aguardando o intervalo entre as demãos recomendado pelo fabricante.
atenciosamente.
Equipe clube das oficinas.
Bom dia!
Queria saber se é preciso aplicar algum diluente no verniz antes de aplicar?
ou já posso aplicar o verniz direto da lata na porta?
Desde já agradeço pela atenção.
Karla Peixoto
Olá Karla, geralmente é necessário misturar o verniz com o catalizador e o thinner diluente conforme o descrito na embalagem do fabricante.
atenciosamente.
Equipe clube das oficinas
boa noite,botei na lata uma brasilia velha porem nao quero gastar muito nela pelo valor de mercado,a cor do carro é verde,posso deixala só no primer verde?vai segurara?
Olá Henrique, obrigado pelo comentário.
Poder você pode, porém o primer não é uma camada de acabamento e sim uma proteção contra oxidação. Para melhor desempenho da pintura, faça todos os processos: Primer, pintura e verniz.
Atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas.
fiz um reparo no meu siena onde fica a antena na parte do teto e pintei porem a pintura ficou meio opaca como remover essa opacidade
Olá Darcio, na verdade o que dá brilho a tinta é o verniz, se está opaco mesmo tendo aplicado o verniz o mais indicado é tentar um polimento.
atenciosamente.
Equipe clube das oficinas.
como faco para prepara o praimer
Olá Enaldo, cada fabricante tem sua própria catalise, leia o rotulo da embalagem do primer e siga as recomendações.
atenciosamente.
Equipe clube das oficinas.
Eu lixei meu carro vou repintar, eu posso aplicar washprimer em cima da pintura velha em algumas partes que ta na lata e tinta velha perto tbm.
E tbm posso aplicar primer pu em cima de pintura velha já ativada com lixamento para repintar?
Olá Leonardo.
Para esta situação, poderá aplicar o Wash Primer e também o Primer conforme citado
Eu posso usar o wash primer ou o preto fosco vinilico como tinta de acabamento em pequenas superficies?
Olá Junio, a resistência dos 2 é menor do que o verniz.
atenciosamente.
Equipe clube das oficinas.
Ola boa noite.eu pintei o carro e em alguma parte a tinta apresento tipo enrugada ..pot sera q aconteceu isso?
Olá Flavio, obrigado pelo comentário.
Provavelmente reação entre componentes, catálise incorreta ou tempo de cura insuficiente entre as camadas.
Atenciosamente.
Clube das oficinas.
olá,é verdade que após a ultima camada de poliéster assim que secar pelo tempo que o fabricante recomenda em torno de 15 minutos,ja devemos aplicar o verniz pu? e não algumas horas ou no outro dia,sob pena de o verniz soltar com o tempo?
Olá Renato, obrigado pelo comentário.
Recomendamos que respeite os tempos estipulados pelo fabricante.
atenciosamente.
Equipe clube das oficinas.
Bom dia amigo, queria tirar uma duvida, Estou Pintando meu carro com a tinta poliéster , pós aplicação a pintura ficou áspera posso lixa entes de aplecar o verniz ou aplico o verniz direto? grato .
Olá Diego, obrigado pelo comentário.
Recomendamos que faça o lixamento antes de aplicar o verniz e veja se está utilizando o solvente de diluição da base corretamente.
atenciosamente.
Equipe clube das oficinas.
ola ! apliquei a primeira mão de verniz e ficou com alguns pontos ásperos devo lixar o verniz e reaplicar ou somente aplicar mais uma mão de verniz ? caso tenha que lixar qual lixa uso ?
Olá Waldinei, obrigado pelo seu comentário.
O correto é dar uma quebrada de lixa para aplicação da camada adicional com uma roquite e lixa 100 ou 1200.
atenciosamente,
Equipe o Clube das oficinas
boa tarde pretendo repintar meu chevete mas preciso tanpar alguns detalhes da lataria com massa, apos aplicar o primer preciso lixar com qual lixa>> e apos a aplicação da tinta p.u preciso lixar de novo? antes de vernizar? ou nem preciso vernizar já que a tinta p.u já tem o brilho??
Olá Marlon, obrigado pelo comentário.
o lixamento só pode ser feito na etapa de primer. A base jamais poderá ser lixada. Para primer, o recomendado é utilizar a lixa mais fina de granulação 600.
atenciosamente;
Equipe clube das oficinas.
Olá! Mandamos pintar por completa uma Grand Besta; trocamos a cor original Azul por uma Cinza; quando saiu da oficina parecia estar boa a qualidade da pintura; depois de dois meses fizemos uma lavagem com sabão; mas quando saiu a cera apareceram vários riscos que não tínhamos visto no início.
O que precisamos fazer para eliminar esses riscos? Será preciso dar uma camada de verniz?
Se lixar novamente pode danificar a pintura?
Se li
Olá Eliezer, obrigado pelo comentário.
É preciso identificar se o risco é proveniente do lixamento. Se sim, terá que remover e refazer todo o processo de pintura.
atenciosamente;
Equipe clube das oficinas.
qual primer passo antes da tinta duco ?
pode ser o 511 da maxirubber ...
Olá Luiz Claudio, obrigado pelo comentário.
O CESVI BRASIL não recomenda produtos, por favor, verifique com o fabricante se essa é a melhor opção para você.
atenciosamente;
Equipe clube das oficinas.
Olá amigo, boa noite!
queria saber qual o sentido do lixamento para uma repintura, se é circular ou em um só sentido ?
obrigado pelo apoio!
Olá Mauricio, obrigado pelo comentário.
Depende do tipo de peça que você está trabalhando, recomendamos o uso de uma roto orbital, lembrando que é necessário bastante atenção nas áreas da peça que possuam vincos, os vincos devem ser lixados com maior cuidado.
atenciosamente;
Equipe clube das oficinas.
Muito bom!!!! Pintor o teto do meu carro e ficou umas manchas porosas parecendo sujeira em algumas partes, desengrachei antes de pintar,algumas partes não pegaram tinta e ficou mais claro,diz com compressor pequeno de 24 litros,mascom 50 libras e pouco ar na pistola! O q fazer? Foi só a tinta! Não diz verniz ainda!
Olá Carlos, obrigado pelo comentário.
O correto é aplicação da base por completo até cobrir toda a superfície . Quanto a sujeira, o correto será a remoção com lixa até o primer tomando cuidado para não chegar na chapa e refazer todo o processo.
atenciosamente;
Equipe clube das oficinas.
To restaurando um carro e me empolguei e retirei toda a timta pois estava descascando porém ele tem alguns amassados devo aplicar a massa plastica ou poliester ou devo aplucar um fundo antes qual o melhor para a lata crua
Olá Luiz Fernando, obrigado pelo comentário.
Desbaste bem a superfície para retirada de qualquer tipo de oxidação. Aplique massa poliéster que é mais fácil de se trabalhar no lixamento. Faça o lixamento necessário e posteriormente aplique o wash primer e depois o primer.
atenciosamente;
Equipe clube das oficinas.
Irei fazer uma pintura em poliéster, é necessário lixar a tinta poliéster com lixa 2000 para assim aplicar o verniz PU?
Olá Ercules, obrigado pelo comentário.
Não, após aplicar a tinta poliéster é só esperar o tempo de secagem (que ficar em torno de 15 minutos variando de acordo com o fabricante), utilizar um pano pega poeira antes de aplicar o verniz.
atenciosamente;
Equipe clube das oficinas.
Olá, parabéns pelos auxílios fornecidos aos que tem dúvida.
O meu portão de veneziana e chapa está com zarcão e preciso prepará-lo para ser pintado com tinta PU. Gostaria de saber os passos para prepará-lo para essa pintura.
Olá MArcos obrigado pelo comentário!
O CESVI BRASIL não trabalha com esse tipo de processo de pintura, seria interessante você consultar uma empresa especializada nesse tipo de pintura.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Bom dia. Qual produto posso aplicar após o lixamento do primer para ter certeza que não ficou imperfeição antes de aplicar a tinta? Ouvi dizer que poderia ser querosene... Obrigado.
Olá Alexandre obrigado pelo comentário!
Querosene nunca é indicado para este tipo de aplicação. Existe um produto especifico para este fim chamado controle de lixamento.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá!!! Gostaria de saber se posso misturar uma tinta perolizada poliester no verniz PU pra conseguir um efeito translucido na pintura? Caso seja possível posso aplicar em cima da superfície já pintada com PU preto e lixada? Outra questão é se posso aplicar tinta poliester branco pérola em cima de uma peça que foi pintada com PU branco? Obrigada!!
Olá Michelle obrigado pelo comentário!
Não é recomendado misturar tintas com bases diferentes pode dar incompatibilidade de material , o que pode ser feito é aplicar uma e após o flash off aplicar o verniz, recomendamos procurar informações sobre o processo de pintura tricolt e processo de pintura candy.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Boa Tarde, acabo de conhecer o site e ele é excelente!
Estou à procura de uma pistola para uso automotivo mas que também possa aplicar PU e esmalte sintético, como tenho um bom compressor, escolhi uma HLPV com dois bicos para pintura de fundo e tinta.
Pelo que vi em uma dica nesse site, para pintura e veniz usa-se um bico de 1.4. E para o bico maior, para aplicação de fundo? Qual o tamanho sugerido? Para esmalte sintético então? usa qual bico?
Obrigado!
Olá Guilherme obrigado pelo comentário!
Recomendamos para fundo primer PU o uso de bico 1.7 ou 1.9 e para esmalte sintético bicos de 1.4 ou 1.5.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Boa noite! tenho um caso no mínimo urgente!!
Acabei de aplicar o verniz na peça (retrovisor) e até então corria tudo ótimo, todas as etapas concluídas com exito, porem por descuido o retrovisor caiu no chão manchando e arranhando o verniz ainda "mole"...o que devo fazer? estou desesperado pois tenho de entregar a peça até 21/04 (hoje) às 19h
desde já agradeço.
Olá Jonatas obrigado pelo comentário!
Esperamos que tenha conseguido resolver o seu problema, nesse caso é necessário fazer o lixamento para a retirada do verniz e reaplicar o mesmo. Qualquer duvida, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Boa noite tenho um gol quadrado que ficou muito tempo no sol chuva etc queimou toda a tinta e deu na lata e a tinta solta facilmente tô pensando em lixar até dar na chapa o que devo fazer para pintar dinovo a cor e prata metálico agradeço pela atenção boa noite
Olá Rafael obrigado pelo comentário!
Recomendamos que consulte o Passo a passo de Preparo para pintura e o Passo a passo de pintura disponíveis aqui no Blog Clube da oficinas para melhor desempenho do seu processo.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Oi! Uma dúvida. Apliquei duas demãos de verniz Alto Solidos 8937 em cima de tinta poliéster... Agora vou esperar uma semana para aplicar mais duas demãos... Antes de aplicar essas últimas duas demãos será necessário lixar um pouco a camada de verniz aplicada anteriormente? Caso a resposta seja afirmativa, devo usar uma lixa 2000, com água e uma gotinhas de detergente? Abraços
Olá HD obrigado pelo comentário!
Recomendamos que que nivele a superfície com lixa 1500, porém, para reparação automotiva duas demãos de verniz são consideradas suficientes.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
olá estou com uma duvida minha pintura esta com manchas brancas mas o carro nunca bateu nem tem detalhes de lataria sera que somente lixar e pintura de acabamento resolve , qual seria a lixa, e como escolher o tipo de pintura fazer pu ou outras... atenciosamente
Olá Dine obrigado pelo comentário!
Recomendamos a consulta de uma oficina de sua confiança para avaliar a extensão do dano e indicar o melhor processo para o seu caso.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
fiz uma pintura nas carenagens plásticas da moto usando massa para correção, só que depois da pintura ficou aparecendo imperfeições cheia de ondulações nas peças. que lixa posso usar para retirar estas ondulações e deixar a peça uniforme?
Olá Donizete obrigado pelo comentário!
Para melhor resultado recomendamos refazer o processo de pintura utilizando o controle de lixamento, ele ajudará com as ondulações. Para tirar mais dúvidas, assista o Passo a passo de pintura do Blog do clube das oficinas.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Ola tudo bem. Quando eu jogo o verniz na tinta metálica tem parte que arrepia. E a tinta e da mesma cor o que será isso obrigado
Olá Gerson obrigado pelo comentário!
Isso pode ser um caso de incompatibilidade de material ou presença de impurezas na peça no momento da aplicação do verniz.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Bom dia .... estou com uma duvida, posso passar massa poliéster direto na chapa crua ou preciso passar o fundo fosfatizante anticorrosivo primeiro ou algum outro fundo primer ? desde já obrigado....
Olá Tiago obrigado pelo comentário!
Sim, é necessária aplicar na chapa nua e em seguida, após o lixamento, aplicar o fundo fosfatizante onde ainda tem local de chapa aparente.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Bom dia primeiramente agradeço as informações sou novo na área tirou muitas duvidas estou reparando um pequeno amaçado do meu carro. Minha duvida apliquei a massa plastica e ficou algumas ondulações e marcas de lixa na massa devo passa poliéster ou massa rápida.obrigado
Olá Darlan obrigado pelo comentário!
Para essas informações, consulte o Passo a Passo de preparação de pintura para maior esclarecimento. O CESVI BRASIL disponibiliza o treinamento de preparação de pintura, consulte: http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/treinamentos
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá Wagner obrigado pelo comentário!
Se você lixar a tinta tem que aplicá-la novamente, não recomendamos porém, depois da aplicação da tinta, passar o verniz direto. Boa sorte!
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
boa tarde, para modificar uma uma pintura que esta recente so que nao gostou da cor poderia pintar novamente por cima do verniz ? qual seria o correto?
Olá Moreira obrigado pelo comentário!
O correto é lixar o verniz com uma lixa adequada 600 ou 800 e aplicar a outra tinta do seu gosto.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
OLá,
como faço Para recuperar o teto do carro que tem o verniz descascando,
c
Olá Genaro obrigado pelo comentário!
Neste caso, lixe até descascar tudo e comece a preparação conforme o recomendado, primer, tinta e verniz. Recomendamos o curso de preparação de pintura no CESVI BRASIL, acesse e confira a agenda - http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/busca-treinamentos
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
tenho uma dúvida: posso misturar tinta PU com Duco e aplicar verniz?
Olá Renato obrigado pelo comentário!
Não pode por incompatibilidade de produtos.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Caros amigos do clube da oficina eu não entendi a parte do fundo fosfatizante pq vcs falaram no primer e depois do fundo fosfatizante então minha pergunta e o fundo fosfatizante aplica antes da massa poliéster ou depois da massa poliéster
Olá Michel obrigado pelo comentário!
O fundo fosfatizante é tanto para proteger a chapa de ferrugens, quanto serve de aderente para os outros produtos, ele é aplicado depois da massa poliéster. Boa sorte.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Bom dia! Depois que pintar com tinta pu precisa lixar para aplicar verniz? É se precisa qual lixa?
Olá Leony obrigado pelo comentário!
A tinta poliuretano ela já tem o brilho próprio, mas se você quiser aplicar verniz pode, existe um procedimento, primeiro logo após da aplicação do P.U, segundo depois de seco lixar com 1500 ou 2500 e aplicar o verniz. Boa sorte.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Desculpe, mas não entendi esse procedimento..
Quando lixar? Após a pintura PU e antes do verniz?
Ou somente após o verniz?
Obrigado.
Esse processo é de preparação, para saber sobre a pintura em si consulte o passo a passo de repintura.
atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas.
parabens a equipe clube das oficinas sempre orientando e com susseço total nos acabamentos e apricaçao de produto muito obrigado atenciosamente donizete
Olá Donizete obrigado pelo comentário e elogio!
Estaremos sempre à disposição oferecendo o melhor do conteúdo técnico automotivo.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Se após a aplicação do prime eu encontrar um defeito devo cobrir com massa e aplicar o prime novamente emcima da massa?
Olá Emanuel obrigado pelo comentário!
O ideal é reparar de uma forma que somente o primer tire possíveis defeitos.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Eu fiz a pintura de uma roda após reformar ela. Apliquei o prime, a tinta tudo correto. A tinta estava com um brilho lindo, em seguida apliquei o verniz, ele criou uma especie de porozidade na tinta e tirou completamente o brilho, eu até achei que a cor da tinta mudou um pouco. Quando passo o verniz preciso lixar ele e depois fazer o polimento? Eu usei a tinta Colorjet Colorgin para veículos e o verniz da mesma marca. Tem algum outro verniz que eu possa usar que não tenha este problema de não dar brilho e ainda mudar a cor? Pode ser em lata de 3/4 mesmo, eu tenho pistola de pintura.
Olá Ighor obrigado pelo comentário!
A aplicação foi feita de acordo do fabricante? Ou seja, distância, velocidade, quantidade de verniz, etc.
No processo de pintura existem possíveis variações, necessitando muitas vezes de um técnico da casa de tinta, ou fabricante.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
ola amigo tenho uma duvida mesmo aplicando primer pu em cima da massa poliester lixando com 400 e 600 acabo localizando a massa . omde esta o erro
Olá Luciano obrigado pelo comentário!
Excesso de lixamento ou a quantidade de primer é insuficiente.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
fiz todo o processo apliquei verniz dei o polimento, mais teve parte que ficou manchado branqueado ( tinta poliéster) posso aplicar outra demão em cima do verNiz PU FAZ 3 DIAS
Olá Ribamar obrigado pelo comentário!
Problemas de manchas e branqueados estão relacionados à aplicação e não ao polimento, para ficar bom, é necessário refazer a pintura com a aplicação da tinta e o verniz de acordo com as recomendações dos fabricantes.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Meus agradecimentos pelas informações postadas neste site.Aprendi muito. Valeu mesmo grandes aprendizados para mim. Grato e Feliz fim de ano para a Equipe Clube das Oficinas
Olá Carlos obrigado pelo comentário e elogio!
Estaremos sempre à disposição para fornecer dicas técnicas automotivas.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
boa tarde
bom site bem elaborado estou iniciando no ramo de pintura automotiva em janeiro gostaria de fazer curso com voces se tiverem sugestoes serao bem vindas tenho nocao de pintura sou pintor de parede
comprei 1 compressor de 2 hp sei que e fraco mas para comeco esta bom
grato
Olá Francisco obrigado pelo comentário!
Acesse o site do CESVI e veja as datas dos cursos e inscreva-se - http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/treinamentos. Você será bem-vindo.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá muito bom as explicações, tenho uma duvida fiz todo o processo prime e tinta agora a tinta fico com alguns poros devo lixar ou polir a tinta pra dar brilho ou devo passar verniz depois lixar ou polir ?
Dês de já grato...
Olá Jonathan obrigado pelo comentário!
Os poros devem ter ficado na preparação e não na tinta por esse motivo, você deve retrabalhar o processo de preparação.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Site muito bom e parabéns pela matéria. Eu uso um processo de 4 etapas no lixamento e que funciona muito bem, sendo elas: 1º etapa P80, 2º etapa P180 para desbaste da massa e 3º etapa P280 ou P320 para finalizar o desbaste e remover os riscos, após as 3 primeiras etapas finalizadas (aplico o fundo fosfatizante se necessário) faço a aplicação do Primer e vou para a 4º etapa usando uma P400 para lixamento do Primer, após essas 4 etapas é só passar a base, o verniz e pronto.
Olá Tiago obrigado pelo comentário!
Continue participando e partilhando seu conhecimento no seu Clube das Oficinas!
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
gostaria de saber se for pintar um gol da mesma cor tem que dar fundo antes ou pode pintar direto sobre a outra tinta com o verniz ja removido
sem mais muito obrigado
Olá Julio obrigado pelo comentário!
Recomenda-se dar uma camada de primer a fim de isolar qualquer problema que possa ter, em seguida aplicar a tinta e o verniz de acabamento.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Boa tarde! Hoje é domingo, e estava aplicando a 2ªdemão de base poliéster prata metálico no meu carro, porém por um engano de quantidade a base acabou no meio do serviço.. Pergunto, posso esperar até 1 dia para prosseguir com a 3ªdemão (tenho de comprar mais base) e depois aplicar o verniz? Como você me sugeriria prosseguir a partir do dia seguinte?´O que é o "desplacamento" da base poliéster?
Olá Eduardo obrigado pelo comentário!
Se a aplicação continuar somente no dia seguinte, é necessário fazer um lixamento para ativar a superfície que será aplicada a tinta novamente.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
ola, estou tendo grandes dificuldades, estou mexendo no meu carro e estou sofrendo com alguns riscos de lixa em diversos pontos, já estou usando a técnica de lixar bem o carro aplicar o primer lixar novamente e empoeirar com a tinta do carro para mostrar onde estao esses riscos ou pequenos buraquinhos que passaram despercebidos, mas mesmo assim parece que nao sei oque estou fazendo, ate tive alguns bons resultados tirando alguns riscos e aplicando a massa rapida, estou no caminho certo ou tem alguma tecnica algum outro jeito mais eficaz. usando lixa 220s 320s 400s 600a carro golf tinta 8e8e prata reflexo a/l
Olá Marcelo obrigado pelo comentário!
O problema maior está na sua preparação, quanto aos furos na pintura são poros deixados após a aplicação da massa poliéster, após a aplicação da massa, lixar com lixa de grão 80 a secoe, em seguida lixar com 180. Para dar o acabamento, lixar com 220 tudo a seco, após esta etapa aplicar wash primer que tem a função de proteger a chapa contra a corrosão e dar maior aderência aos demais acabamentos. Aplicar o primer de enchimento e lixar com lixas 320, 400 e 600 a seco com lixadeira roto orbital, em seguida aplicar a tinta e o verniz de acabamento.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
meu carro é um audy a4 98 preto perolizado pintei o paralama dele como faço agora para aplicar o verniz tenho que lixar a tinta para aplicar,poi quer que fique igual pois todo ele é invernizado
Olá Edson obrigado pelo comentário!
Depois de preparado corretamente é necessário aplicar a tinta e aguardar de 10 a 15 minutos, e posteriormente aplicar o verniz se necessário.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
ola gostaria de saber apos a aplicaçao do verniz em quanto tempo posso polir?
Olá Rafael obrigado pelo comentário!
O tempo de secagem normalmente são indicados pelo próprio fabricante do produto e as informações estão no verso da embalagem.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá! Primeiramente parabéns pelo site.
Gostaria de saber se posso aplicar a tinta de acabamento em cima do WashPrime? Se não, quais problemas terei futuramente com a pintura?
Obrigado
Att
Olá Hélio obrigado pelo comentário!
Não é recomendado aplicar a tinta de acabamento sobre outra tinta, é necessário aplicar uma camada de primer poliuretano para dar um bom acabamento.
Se aplicar a tinta sobre o Wash primer com o passar do tempo pode ocorrer o sangramento do produto sobre a pintura, que são manchas amareladas.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Eu gostaria de saber se eu quizer aplicar verniz sobre uma tinta pu se é possivel
Olá Pascoal obrigado pelo comentário!
É possível sim, esta é uma forma de proteger a tinta, porém não é necessário, isto faz com que o processo fique mais caro.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
doa tarde depois da aplicação da tinta pu posso aplicar o verniz?mais e o polimento é antes ou depois do verniz,att
Olá Miguel obrigado pelo comentário!
A tinta PU já tem brilho por isso não é necessário aplicar o verniz, porém se quiser aplicar não tem nenhum problema apenas o custo da pintura que aumenta um pouco, caso necessite de polimento deve ser feito sempre após o termino da pintura e quando estiver bem seco.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
bom dia chefe! estou pintando umas bikes e o pesual gostou,agora vou pintar uma moto.gostaria que voce mi desse uma dica como fasso pra nao arupia a tinta poliester pois isso aconteceu. mui grato!
Olá Flaviano obrigado pelo comentário!
Isso normalmente acontece quando a tinta aplicada não é da mesma composição da tinta que está na peça. É a incompatibilidade de produtos.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Boa tarde! O capô do meu carro esta desbotado, quais os passos que devo fazer ? obrigado!
Olá Rafael obrigado pelo comentário!
Quando está desbotando, significa que o verniz que protege a tinta está acabando por polimento ou desgaste natural. O recomendado é fazer o processo de pintura novamente aplicando primer poliuretano para isolamento das camadas inferiores, aplicar a tinta e o verniz de acabamento.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Bom dia!
Quando o verniz está todo queimado aparecendo a base poliester, lixo para remover todo o verniz queimado, ou aplico um demão de fundo PU, o que devo fazer?
Olá Evandro obrigado pelo comentário!
É recomendado lixar onde o verniz está queimado e aplicar uma camada de primer, em seguida seguir o processo de pintura.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
MUITO BOM O CONTEUDO DO SITE
GOSTARIA DE SABER SE EXISTE A NAO SER O SENAI ALGUMA ESCOLA ARA FZER O CURSO DE PINTOR AUTOMOTIVO FICARIA AGRADECIDO
NO SENAI O VALOR DO CURSO E MUITO ALTO ALEM DISSO NAO TEM ESTE CURSO AOS SABADOS COMO VAMOS PAGAR SE TEMOS QUE TRABALHAR O DIA TODO
Olá Francisco obrigado pelo comentário!
O CESVI promove cursos constantemente, acesse o site http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/busca-treinamentos e tenha acesso a todos os treinamentos previstos até o mês de novembro. Para outubro, dia 26, teremos o curso de Pequenos Retoques de Pintura. Aproveite que essa agenda está com promoção e tem desconto de 10%.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
ola,
Estou querendo aplicar o verniz em um fusca estilo rat (pintura gasta e em alguns lugares esta na lata)
qual é a forma correta de preparar para aplicar o verniz?
quero apenas dar brilho na pintura gasta e proteger a lataria esposta.
obrigado
Olá Wilson obrigado pelo comentário!
Neste caso, é necessário identificar qual o tipo de acabamento da pintura, pelo que descreveu, dá para perceber que é uma pintura mono-camada, porque quando você faz o polimento a cor do veículo sai na flanela.
É preciso identificar se o acabamento é com tinta Nitrocelulose(duco), Sintético ou Poliuretano.
Se for com acabamento (duco) ou sintético, não é possível pintar e aplicar verniz porque são produtos incompatíveis. Para saber se o acabamento é (duco) ou sintético, basta passar uma estopa com thinner, se for (duco) a tinta vai dissolver, e se for sintético vai arrepiar, agora se o acabamento for poliuretano não acontecerá nada.
Caso o acabamento for poliuretano, é possível pintar com tinta poliéster e aplicar o verniz.
Se for (duco) ou sintético, remova toda a tinta para fazer tudo de novo com acabamento poliéster e verniz de proteção.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Oque posso passar sem ser o desengraxe pode ser outro produto
Olá Lucas obrigado pelo comentário!
Siga estes procedimentos:
1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer PU.
5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que:
• Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo. • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos. Observe sempre o pictograma (informações de como deve ser utilizado o produto na própria lata).
Boa sorte!
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá, Parabéns pelo site, muito bem organizado!
Tenho algumas dúvidas:
Gostaria de pintar o tanque de uma moto e ele está com um fundo que não sei qual é, pois já comprei assim, posso aplicar um fundo PU por cima desse que já está no tanque, em seguida aplicar uma base poliéster e o adesivo, depois aplicar verniz PU?
Claro, seguindo os passos acima citados.
Obrigado!
Olá Renato obrigado pelo elogio e comentário!
1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer PU.
5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que:
• Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo. • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos. Observe sempre o pictograma (informações de como deve ser utilizado o produto na própria lata).
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Meu carro tem a tinta poliester (prata). Depois de aplicar e lixar o prime algumas partes lixei demais e saiu o Prime Pu.
Se eu aplicar a tinta polister fica normal ou vai aparecer na pintura? Pois sei que a tinta Pu nao acontece isso.
Olá Wellington obrigado pelo comentário!
1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer PU.
5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que:
• Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo. • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos. Observe sempre o pictograma (informações de como deve ser utilizado o produto na própria lata)
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Boa noite amigo após aplicar Verniz PU em cima do poliéster posso polir do com pasta e cera ou tenho que fazer o lixamento primeiro
Olá Gerson obrigado pelo comentário!
O polimento deve ser feito toda vez que houver alguma falha no processo de pintura, por exemplo, sujeiras, escorridos, pintura muito grossa e etc. Nestes casos, é necessário lixar sim com uma lixa de grão de 1500 para cima para remover as impurezas ou defeitos da pintura.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
vou pintar meu carro por conta de arranhões qual o intervalo entre uma demão e outra, e quantas demãos de tinta devo dar, e o intervalo da tinta para o verniz.
Obrigado.
Olá Cesar obrigado pelo comentário!
1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer PU.
5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que:
• Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo. • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos. Observe sempre o pictograma (informações de como deve ser utilizado o produto na própria lata)
Boa sorte!
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
posso aplicar o verniz apos ter aplicado tinta pu ?
porque apos a secagem a cabine esta ficando fosco !
Olá Paulo obrigado pelo comentário!
1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer PU.
5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que:
• Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo. • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos. Observe sempre o pictograma (informações de como deve ser utilizado o produto na própria lata)
Boa sorte!
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Bom dia!
quero fazer um reparo nas portas do meu carro,o prosseço de lixas ja entendi!
mas tenho uma duvida.
apos aplicar a tinta poliester aplico o verniz?
ou tenho que lixae com 1200 e polir para depois aplicar o verniz?
Desde ja agradeço!
ATT:
Olá Joalison obrigado pelo comentário!
1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer PU.
5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que:
• Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo. • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos. Observe sempre o pictograma (informações de como deve ser utilizado o produto na própria lata)
Boa sorte!
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
posso lixar com 1200 para fazer alongamento?
Olá Diego obrigado pelo comentário!
1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer PU.
5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que:
• Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo. • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos. No alongamento pode usar a 1200.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Boa noite
Amigo vou repintar um uno de cor branca
Para essa de pintura eu tenho que retirar todo o verniz ou só o brilho e qual granulação de lixa devo usar ?
Olá Paulo obrigado pelo comentário!
Siga as orientações:
1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface), isso auxilia a aderência do primer PU.
5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão.
Vale lembrar que:
• Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo.
• O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Pintei uma peça depois de uns dia apareu risco de lixa o que fazer pra nao acontecer isso
Olá Jonas obrigado pelo comentário!
Para evitar este problema, o processo de lixamento do primer deve ser feito com lixas que acabam na granulação 600 ou 800.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
quero saber o nome daquele papel super fino para cobrir as partes que não pode receber o contato da tinta; espero resposta obrigado!
Olá Samuel obrigado pelo comentário!
O papel a que se refere chama-se papel para mascaramento.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Eu passei um praimer em cima da massa poliester so qe porem a massa apreçeu o que eu devo faser??
Olá Samuel obrigado pelo comentário!
1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface), isso auxilia a aderência do primer.
5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que:
• Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo.
• O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Preciso remover uma sujeira que ficou na pintura e umas cascas de laranja, para acertar tudo isso eu lixo antes ou depois de aplicar o verniz?
Olá Fabio obrigado pelo comentário!
Primeiro você deve verificar se a sujeira está no acabamento da tinta ou do verniz, se for no acabamento da tinta é necessário lixar até remover, em seguida aplicar tinta e o verniz.
Se a sujeira estiver no acabamento do verniz basta lixar com uma lixa de grão 1200 e polir para devolver o brilho, esta técnica serve também para tirar a casca de laranja.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Bom dia ! Fiz uma restauração no capô do meu carro antigo,seguindo todas as etapas;decapagem,wash primer, fundo PU e tinta PU. A peça sofreu um arranhão .Gostaria de saber quanto tempo de cura para pintar a peça novamente. E se eu uso uma lixa 800 ou 1200 para a repintura ? E parabéns por esse espaço para tirar nossas duvidas!!!
Olá Marco obrigado pelo comentário!
Verifique a profundidade do arranhão. Muitas vezes ele só atingiu a camada de verniz e um polimento pode ser o suficiente para retirar o risco. O tempo de cura depende de vários fatores como a qualidade do produto, catálise , tipo de secagem (com ou sem infra-vermelho), entre outros. O ideal é aguardar 24 horas para refazer o trabalho, evitando assim problemas no lixamento. Este lixamento poderá ser feito com lixas de granulação entre 800 e 100. Não utilize granulação superior, pois é possível que ocorra um desplacamento da tinta.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Amigo quero pintar o tanque de combustível de minha fan 125 2007 com fundo e tinta PU e aplicar o adesivo original e o verniz sobre o adesivo!
Minha dúvida é se devo lixar antes de aplicar o verniz?
Olá Gilmar obrigado pelo comentário!
Se você está em processo de pintura não é necessário, mas se a tinta está curada deve-se lixar antes de aplicar o verniz.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Boa noite,
Amigo fiz uma pintura em pu só que no lixamento para o polimento acabei tirando de mais no capô, o que faço para repintar? Pensei em lixar com a 1200 e repintar posso? Faço o capô inteiro ou um retoque?
Obr
Olá Jonathan obrigado pelo comentário!
Como não foi especificado o tamanho e o local em que foi removido o excesso, recomendamos que faça a pintura total da peça.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Apliquei. Tinta poliéster no meu carro a15 dias e não apliquei o verniz em seguida o que devo fazer para aplicar o verniz agora?
Olá Junior obrigado pelo seu comentário!
O período de 15 dias é muito grande, o que causará o desplacamento do verniz quando aplicado. O correto é fazer a aplicação do verniz em um intervalo inferior a 5 horas para evitar este problema.
No seu caso, deverá refazer todo o processo de aplicação, que envolverá o lixamento com lixa 800 sem que afete a camada de primer, aplicando novamente a base e em seguida o verniz dentro dos intervalos do tempo de aplicação recomendado pelo fabricante do produto.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas
ola boa noite . amigo tenho um fusca , pretendo pintar da mesma cor porem com o tom mais escuro .
comprei paralamas novos porem sao pretos , se eu não passar o prime apenas lixar para tirar o verniz antigo e aplicar a tinta PU ficaria com tonalidades diferentes ?
o carro é beje 'claro' e quero em um tom beje "café com leite" .
agradeço desde já . abraço .
Olá Gabriel obrigado pelo comentário!
Por não conhecer os componentes da pintura antiga que poderá causar reação aos novos, indica-se uma pintura de qualidade fazendo todo o processo desde o início, com o lixamento até a chapa, aplicação de wash primer, primer, base e depois o verniz, que garantirão proteção à chapa, cobertura no tom de cor escolhida e proteção final com o verniz aplicado.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Boa noite! que passo devo tomar para retirar somente o verniz e utilizar a tinta como base para uma camada nova? qual as lixas a serem usadas, quais os passos que devo seguir até finalizar?
Desde ja agradeço!!
Olá Tiago obrigado pelo comentário!
Para repintar uma peça não é necessário remover todo o verniz, basta tirar o brilho da pintura uniformemente.
Se a pintura não tiver com defeitos e for apenas uma mudança de cor por exemplo, basta quebrar o brilho da pintura antiga com uma lixa 600 e 800 a seco e pintar.
Após o lixamento fazer a limpeza com desengraxante, fazer o mascaramento e aplicar a tinta, dar um intervalo de secagem entre as passadas de tinta. Em seguida aplicar o verniz, uma passada semi úmida, aguardar uns 10 minutos e aplicar a camada final dando o acabamento na pintura.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá
Quero refazer a pintura metálica do meu carro, é normal a tinta poliéster arrepiar antes do verniz? Devo lixar entre a tinta e a aplicação do verniz?
Olá Jeferson obrigado pelo comentário!
Não é comum a tinta arrepiar, isso significa que existe alguma incompatibilidade de produtos, pode ser também os tipos de acabamento, por exemplo, a tinta poliuretano sobre um acabamento sintético ou duco, pode ocasionar o arrepiamento ou o excesso de produto.
Após identificar se o acabamento está correto, aplique a tinta e espere o tempo de evaporação do solvente e depois aplique o verniz.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá amigos , tenho um uno mile 96 e estou pensando em eu mesmo fazer a funilaria dele não ha muitos amassados e sim riscos .Gostaria de saber se o uso do prime pu é suficiente para o preparo da peça e repintura .Caso minha pergunta nao esteja clara posso enviar a foto do mesmo .agradeço desde de ja valeu .
Olá Ewerton, obrigado pelo comentário.
A questão de funilaria e pintura possuí diversas etapas que precisão ser feitas com muito critério para apresentarem uma boa qualidade no término da reparação. O uso de ferramentas e produtos apropriados é muito importante para um bom resultado. Caso os riscos citados não tenham atingido a chapa do veículo é possível fazer um lixamento e preparação apenas com o uso do primer, porém caso durante o processo de lixamento ocorra o aparecimento da chapa, é necessária a utilização de wash primer sobre a chapa e posteriormente a utilização do primer, base e verniz.
Consulte o passo a passo de Repintura postado aqui no blog, lá você vai aprender a técnica de repintura com um dos especialistas do CESVI BRASIL em vídeo.
Para mais informações, por gentileza, entre em contato.
atenciosamente,
Equipe O Clube das Oficinas.
Boa noite!
Amigos pretendo fazer a pintura total de meu gol quadrado pois a pintura toda desbotada, e capô e uma das laterais estão com chamados pé de galinha. Existem um amassado e um ferrugem. Quais o primeiros passos a serem feitos? Agradeço desde já!
Olá Leonardo obrigado pelo comentário!
1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface), isso auxilia a aderência do primer.
5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que:
• Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo.
• O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Presados boa noite e parabéns pelo trabalho.
Tenho uma dúvida!
Trabalhei com um pintor em duas pinturas de carro como ajudante dele, agora quero tinta o meu carro.
Ele usava muito a massa rápida após o uso da massa plástica , e essa massa à plástica ele usava água para lixar.
Eu não vejo essa citação por parte de vcs, isso é mesmo necessário?
Olá Francisco obrigado pelo comentário!
O processo de lixamento com agua e massa rápida é um processo antigo, porém não é errado. Se tiver dúvidas para realizar a pintura do seu veículo, consulte o Passo a passo de pintura no blog do clube das oficinas.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.