PASSO A PASSO | Soldagem MIG/MAG

 

MIG/MAG é a soldagem feita a arco elétrico com gás de proteção.

MIG (Metal Inert Gas) usa um arame (eletrodo não revestido) consumível, continuamente alimentado à poça de fusão, e um gás inerte para proteção da região de soldagem. Os gases de proteção inertes não reagem com o metal líquido da poça de fusão. Os mais usados na soldagem são argônio e hélio. Esse processo MIG pode ser usado em ampla faixa de espessuras, em materiais ferrosos e não ferrosos, como alumínio, cobre, magnésio, níquel e suas ligas.

MAG (Metal Active Gas) é um processo semelhante, mas aqui os gases de proteção – ativos – são os que reagem com o metal líquido, podendo alterar as propriedades metalúrgicas e mecânicas do metal de solda. Os gases ativos usados é uma mistura de argônio + CO2, ou CO2 puro. Este processo é usado só na soldagem de materiais ferrosos.

Ambos os processos são indicados na fabricação e manutenção de equipamentos e peças metálicas, na recuperação de peças desgastadas e no recobrimento de superfícies metálicas, podendo ser usados em todas as posições.

Aqui, claro, vamos falar é do uso na reparação. Confira, neste passo a passo, como trazer a maior eficiência aos seus trabalhos de soldagem.

1 – EPIs: Em qualquer processo de soldagem, é indispensável usar equipamentos de proteção individual. Para este trabalho, indicamos: máscara de solda com lente de proteção, óculos de proteção, abafador de ruído ou protetor auricular, botas com solado isolante, avental, mangotes, perneiras e luvas em couro (raspa ou vaqueta), além de máscara de proteção respiratória, caso o ambiente de soldagem não tenha um sistema de exaustão para fumos e gases decorrentes do processo.

2 – Inspecione a tocha de soldagem: as condições do bocal, o bico e o difusor do fluxo de gás da tocha. Se houver necessidade, limpe e remova os resíduos de processos anteriores. Substitua os consumíveis que não estiverem em condições de uso. Esses cuidados irão garantir a alimentação uniforme do arame de solda e a estabilidade do arco elétrico durante a soldagem. Para não haver impregnação no bico da tocha, é necessário utilizar antirrespingo. Assim você prolonga a vida útil do equipamento e reduz custos com manutenção.

3 – Regule o equipamento de soldagem de acordo a com a espessura da chapa, a tensão, a velocidade do arame e a pressão do gás de proteção. Faça um teste na peça que será trocada ou em uma amostra de mesmo material e espessura. A regulagem do equipamento varia de acordo com alguns fatores, como a posição do operador.
IMPORTANTE: se o equipamento não estiver regulado de forma adequada, poderão ocorrer alguns problemas com a solda, como:
● solda com porosidade: causada por falta de gás de proteção ou ambiente aberto com uma corrente forte de ar;                
● solda com pouca penetração: causada por amperagem baixa e velocidade de arame média;       
● solda com excesso de penetração: causada principalmente por amperagem muito alta, em uma chapa fina. Dependendo da regulagem, pode chegar a furar a chapa durante a soldagem.

4 – Para soldagens na área automotiva, o recomendado é usar arames eletrodos com bitolas de 0,6 a 0,8 mm. É importante ressaltar o cuidado ao armazenar o arame eletrodo – se ficar exposto à umidade, ele poderá sofrer oxidação.
Existem dois tamanhos de rolos de arame eletrodo disponíveis no mercado: 5 kg e 15 kg. Dentro de uma oficina, recomenda-se usar rolos de 5 kg, pois estes são mais fáceis de serem tracionados pelo motor redutor, garantindo uma vida útil prolongada.
Se a produção da oficina for superior a 300 carros/mês, a utilização de um rolo de 15 kg torna-se justificável.

5 – A área a ser soldada deve estar livre de impurezas, como óleos, ferrugens e tintas. Caso a área não esteja limpa, haverá dificuldade para estabilização do arco elétrico, comprometendo a qualidade da solda.

6 – As chapas externas usadas nos veículos possuem espessuras que variam de 0,6 mm a 0,8 mm, e de até 1,6 mm em regiões estruturais. Como são consideradas chapas finas, não é recomendado fazer cordões de solda, pois a peça poderá apresentar deformações pelo calor excessivo provocado na região. Para este tipo de soldagem, é recomendada a técnica de pontos intercalados, que consiste em fazer pequenos pontos de soldas em regiões alternadas, para que a peça não apresente alterações em suas propriedades mecânicas.

7 – Em partes estruturais: nessas partes, faça o solape, que consiste em uma sobreposição de chapas, aumentando assim a resistência da área a ser soldada. Neste método, é feito um rebaixo de aproximadamente 12 mm em uma das partes que vai ser soldada (sempre que possível, o solape deve ser feito na peça fixa no veículo). Em outra parte, são feitos furos (quando possível, usar um espaçamento entre 20 mm e 50 mm). Após esta etapa, as peças devem ser alinhadas para o processo de soldagem, onde também se recomenda o processo de ponto intercalado.

8 – Existem dois tipos de gás de proteção no processo MAG: a mistura Argônio + CO2 (a porcentagem pode variar de acordo com o fabricante) ou o CO2 puro. É recomendado que a vazão de trabalho do gás de proteção seja regulada em 10 vezes o diâmetro da bitola do arame eletrodo: para um arame eletrodo de 0,8 mm, a vazão de trabalho do gás de proteção deve ser regulada em 8 litros/min. Para evitar danos ao manômetro, ou até mesmo possíveis acidentes, sempre que houver necessidade de substituir o gás de proteção, deve-se primeiro aliviar a pressão da vazão de trabalho, pelo regulador do cilindro. E também verificar e corrigir possíveis vazamentos em mangueiras e conexões.

9 – Segundo a NBR12176 de 1999, os cilindros de gás passaram a ter uma padronização de cor.
O cilindro de mistura Argônio + CO2 é na cor marrom, uma canalização com uma faixa em alumínio, perto do registro de abertura. Já o cilindro de CO2 puro, de uso industrial, é somente na cor alumínio.

235 Comentários

  1. 29 de junho de 2017  17:28 por anizio Responder

    Boa tarde!

    vc poderia me indicar um modelo de maquina para solda inox linha aço 304 e 316 sanitaria tubos qual vc recomendaria para mim com preço bom!

    agradeço desde ja

    Att
    Engºanizio

    • 30 de junho de 2017  11:50 por O Clube Responder

      Olá Anizio, obrigado pelo comentário.

      O CESVI não faz indicações de equipamentos, consulte empresas do setor para saber mais e decidir por um produto mais vantajoso.

      atenciosamente;

  2. 9 de Maio de 2017  15:03 por TANAEL saouza Responder

    tô precisando de ajuda para montar MIG-MAG ELETRONIC 260 MONO na parte da fiação

    • 30 de junho de 2017  12:35 por O Clube Responder

      Recomendamos a procura de um profissional em elétrica para o correto dimensionamento da sua rede elétrica conforme demanda descrita em seu equipamento.

  3. 4 de Maio de 2017  20:22 por Auto Agricola Oeste Responder

    qual a quantidade de arame que se usa por hora de solda em kg e qual a quantidade de de oxigenio que se usa em uma hora de solda

    • 30 de junho de 2017  12:36 por O Clube Responder

      Olá, nesse caso temos uma variação de acordo com a regulagem do operador.

  4. 29 de Abril de 2017  22:44 por CONSTANTINO GANDARA ALVAREZ Responder

    Senhores , boa noite !
    Comprei um apartamento que possui um tubo de ferro galvanizado de duas polegadas, atravessando de cima abaixo uma área úmida do apartamento. Por ser o meu apartamento no primeiro andar, verifiquei ser o ultimo apto alimentado por este tubo, portanto posso interromper seu fornecimento de água no meu andar.
    Gostaria de uma orientação técnica, se é possível cortar o tubo e realizar uma solda, na extremidade que se encerraria próxima ao meu teto?
    Acrescentado que o tubo estará sempre cheio de água fornecendo água para dois andares acima do meu, o prédio possui três andares.
    Desde já, muito obrigado pela sua ajuda.
    Atenciosamente.
    Constantino Alvarez.

    • 12 de junho de 2017  17:58 por O Clube Responder

      Olá Constantino, obrigado pelo seu comentário.

      O CESVI Brasil não tem procedimentos para esse tipo de material, por gentileza, consulte um portal direcionado para esse tema para sanar sua duvida.

      Atenciosamente,

      Equipe CESVI Brasil.

  5. 4 de Abril de 2017  21:00 por Patrick Bruno Responder

    Olá amigo, gostaria de saber se posso usar cilindro de co² para mistura ou argônio puro, sei que preciso trocar a válvula correto? E qual gás vc recomendaria para solda em lataria automotivas?
    Obrigado pela atenção!!

    • 10 de Abril de 2017  12:24 por O Clube Responder

      Olá Patrick, obrigado pelo seu comentário.

      Solda Mig Mag: Argônio + Oxigênio e Solda ponto: transferência de corrente “Amperagem".

      atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas.

  6. 28 de Março de 2017  15:00 por leandro faria Responder

    queria saber se vcs podem me tirar uma duvida : qual é a diferença porque existe varias medidas de diâmetro de arame para soldar com mig mag . qual a diferença de um para o outro ???? obrigaduhh

    • 7 de Abril de 2017  12:36 por O Clube Responder

      Olá Leandro, obrigado pelo seu comentário.

      Quanto mais fino é o arame, menor é o preenchimento da solda, dando melhor condições de desbaste do ponto de solda.

      atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas.

  7. 23 de Março de 2017  4:07 por Vinicius Arpino Responder

    Olá, gostaria de saber os parametros de soldagem para soldagem MAG de metalon com 2 mm de parede, aço 1020 (corrente, tensão, velocidade do arame, vazao do gás) . Obrigado!

    • 4 de Abril de 2017  13:27 por O Clube Responder

      Olá Vinicius, obrigado pelo comentário.

      O CESVI Brasil não tem estudos que não sejam voltados a indústria automotiva.


      atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas.

  8. 8 de Fevereiro de 2017  13:53 por andre mendonça Responder

    ola grande homem bom dia eu gostaria q o sr me ajudasse nessa duvida qual a amperagem da maquina mig o sr recomenda eu comprar p serviço d funilaria em veiculos

    • 23 de Março de 2017  19:20 por O Clube Responder

      Olá André, obrigada pelo comentário.

      Uma máquina que chegue a 140 graus pode ser bem útil, mas se tiver condições de investir um pouco mais, compre uma máquina que chega a 200 graus – pois assim você terá comprado uma máquina mais produtiva.

      Atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas.

  9. 28 de novembro de 2016  11:24 por William Santos Responder

    Bom dia,

    Em soldas de tubos em calotas com espessura de 2mm(material inox 304L e 316L), podemos realizar solda de ambos os lados?

    • 17 de Janeiro de 2017  10:49 por O Clube Responder

      Olá William, obrigado pelo seu comentário.

      Infelizmente não temos estudos sobre solda em aço inox até o momento.

      atenciosamente.

      Equipe clube das oficinas.

  10. 23 de novembro de 2016  23:17 por Marco Responder

    Posso soldar aço da liga Q345 com o arame er70s6

    • 17 de Janeiro de 2017  10:41 por O Clube Responder

      Olá Marco, obrigado pelo comentário.

      Não temos estudos com informações referentes à liga mencionada.

      Atenciosamente.

      Equipe clube das oficinas.

  11. 17 de novembro de 2016  18:54 por massami Responder

    eu tenho uma mig nagano 130 sem gás, e ao trocar o arame , o mesmo ficou preso dentro da mangueira , sem nenhuma ponta para puxar com alicate. o que devo fazer para retirar o pedaço de arame que está dentro da mangueira?

    • 5 de dezembro de 2016  18:08 por O Clube Responder

      Tente alinhar a mangueira na horizontal , sem curvas e tente recolocar o arame e avançar manualmente.

      atenciosamente.

      Equipe clube das oficinas.

  12. 10 de novembro de 2016  14:37 por Roger Ilha Responder

    Olá, estou com uma duvida, no caso de usar o arame sem gás 0.8mm, a qualidade e durabilidade da solda será aceitável para parte estrutural como longarinas e colunas?

    • 5 de dezembro de 2016  17:53 por O Clube Responder

      Olá Roger, o correto é utilizar processo de soldas com gás para uma melhor qualidade do processo.

      atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas.

  13. 1 de novembro de 2016  13:19 por Paola Furtado Responder

    Bom Dia!!
    Tenho alguns cilindros de Argonio, trabalhamos com calderaria leve e pesada, também soldamos Inox e Aço Carbono, gostaria de saber em qual material que posso utilizar o argonio puro ou em qual tipo de material se indica o Argonio??

    • 23 de novembro de 2016  11:20 por O Clube Responder

      Olá Paola, o argônio puro é indicado para todos os metais não ferrosos.

      atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas.

  14. 25 de outubro de 2016  20:48 por Reinan Responder

    Boa noite,

    Gostaria de saber qual gases eu utlizo para uma maquina de solda Mig, qual o nome a ser pedido ao fornecedor?

    • 23 de novembro de 2016  11:36 por O Clube Responder

      Olá Reinan.

      Se for utilizar para a solda de alumínio é argônio, se for aço ou ferros em geral é gás mistura (argônio+Co2)

      Atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas.

  15. 29 de setembro de 2016  14:10 por Michel Lima Responder

    Olá, tenho muitas duvidas sobre a vazão de gás, o quanto devo deixar. Teria uma media que eu poderia trabalhar ou varia. Qual o minimo e o máximo? Desde de já muito obrigado !!!

    • 23 de novembro de 2016  10:56 por O Clube Responder

      Olá Michel, recomendamos que utilize a regulagem entre 08 e 12 nl/min.

      atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas.

  16. 21 de setembro de 2016  17:51 por Juliano Augusto Rezende Responder

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se eu comprar uma mistura ( gás ) com menos porcentagem de CO2, as bolinhas de respingo irão desaparecer ou diminuir?

    • 23 de novembro de 2016  10:39 por O Clube Responder

      Olá Juliano, não necessariamente, os respingos podem ocorrer devido a regulagem inadequada da maquina.

      atenciosamente,

      Equipe Clube das oficinas.

  17. 12 de setembro de 2016  22:35 por João Batista Benetti Responder

    Olá pessoal, confesso que mais ou menos um ano, tenho pesquisado, quais as normas aplicadas para realização de solda em escapamento moto e não encontro, nada a respeito. Gostaria de contar com o apoio dos amigos.
    Fico no aguardo

    • 18 de novembro de 2016  17:24 por O Clube Responder

      Olá João, obrigado pelo comentário.

      O CESVI BRASIL não possui nenhum estudo que envolva o tema solda em escapamentos. Qualquer duvida estou a disposição.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das oficinas.

  18. 12 de setembro de 2016  17:20 por Rogerio Responder

    Boa tarde.
    Estou reformando um Onibus para transformá-lo em motor home. Uma fase é a retirada das janelas originais para depois colocar as novas que atendem a nova utilização. Precisarei soldar as longarinas novas e depois a chapa (aço) fechando toda a lateral. Qual tipo de solda é aconselhável? MIG / TIG ou oxiacetileno?

    Desde já agradeço.

    • 18 de novembro de 2016  17:22 por O Clube Responder

      Olá Rogério, obrigado pelo comentário.

      O mais aconselhável é a Solda MIG/MAG pois ela aquece menos a chapa e tem um risco menor de destemperar a chapa.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das oficinas

  19. 15 de julho de 2016  15:07 por victor Responder

    ola! gostaria de tirar uma duvida, gostaria de saber pq quando faço a solda ela apresenta alguns furinhos e no caso me atrapalham muito pois faço amortercedores rebaixados ai o oleo começa a vazar!
    obrigado!

    • 8 de agosto de 2016  13:01 por O Clube Responder

      Olá Vitor, obrigado pelo comentário.

      Orifícios na solda estão basicamente ligados à regulagem da máquina para o tipo de material a ser soldado e prática do soldador.

      atenciosamente.

      Equipe o clube das oficinas.

  20. 12 de julho de 2016  13:22 por Diego Responder

    Bom dia, gostaria de saber quantos metros linear aproximadamente consigo fazer com um rolo de arame 1.2mm dando um passe de solda?

    • 8 de agosto de 2016  13:17 por O Clube Responder

      Olá Diego, obrigado pelo comentário.

      O consumo de arame para solda dependerá do comprimento total a ser soldado e da regulagem da solda e da habilidade do soldador não sendo possível estimar com precisão.

      atenciosamente.

      Equipe o clube das oficinas.

  21. 2 de junho de 2016  0:36 por danieli bispo monteiro Responder

    boa noite existe alguma maquina que solda mig sem gás?

    • 9 de junho de 2016  11:16 por O Clube Responder

      Olá Daniel, obrigado pelo comentário.
      Sim existe um processo que utiliza arame tubular e que possui um revestimento interno que serve de proteção para solda, nesse caso a negativo fica na tocha enquanto o positivo fica na garra. O grande problema deste tipo de solda é o acabamento, que finalizado fica com muitos respingos deixando um acabamento feio.

      atenciosamente;

      Equipe clube das oficinas.

  22. 23 de Maio de 2016  16:04 por Jhonatan Responder

    Eu gostaria de saber se pode fazer portão com solda mig mag ou que tipo de metal se pode soldar com esse tipo de solda!. Mig mag...

    • 24 de Maio de 2016  14:02 por O Clube Responder

      Olá João obrigado pelo comentário!

      O CESVI BRASIL não trabalha com esse tipo de processo, seria interessante você consultar uma empresa especializada.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

    • 24 de Maio de 2016  14:12 por O Clube Responder

      Olá Jhonatan obrigado pelo comentário!

      O CESVI BRASIL não trabalha com esse tipo de processo, seria interessante você consultar uma empresa especializada para esse tipo de dúvida.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  23. 23 de Maio de 2016  11:53 por Roberto Responder

    Bom dia, estou com um problema armazenei de forma incorreta o arame de solda mig e o rolo apresentou ferrugem gostaria de saber se posso passar algum produto para retirar o ferrugem?

    • 2 de junho de 2016  19:50 por O Clube Responder

      Olá Roberto obrigado pelo comentário!

      Não infelizmente o rolo este condenado. Recomendamos armazenar em local seco.

      atenciosamente;

      Equipe Clube das Oficinas.

  24. 2 de Maio de 2016  14:41 por Fernando Responder

    Por favor me tirem uma dúvida.
    Soldamos escapamentos (inox) e usamos um gás 96% Ar e 4% CO².
    Qual é realmente o processo, MIG ou MAG?

    • 6 de Maio de 2016  13:39 por O Clube Responder

      Olá Fernando obrigado pelo comentário!

      Nesse caso é mag, o processo mig é quando utilizamos 100% de gás argônio.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  25. 27 de Março de 2016  9:52 por jonas g Responder

    ola preciso fazer um preechimento em uma capa, mais só teno argonio na mig mag, posso usar? seria só preenchimento

    • 4 de Abril de 2016  18:42 por O Clube Responder

      Olá Jonas obrigado pelo comentário!

      O argônio é um gás inerte que não interfere na poça de fusão, já o mistura é um gás ativo que interfere. Se você utilizar o gás inerte automaticamente estará comprometendo a qualidade da sua solda.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  26. 26 de Março de 2016  23:26 por Adriano Pereira Responder

    Gostaria de saber qual a maquina de soldagem mais indicada para hobbysta, pretendo soldar pouca coisa, algumas armacoes de metalon, aluminio e talvez inox, se puder indicar alguma eu agradeço.

    • 4 de Abril de 2016  18:44 por O Clube Responder

      Olá Adriano obrigado pelo comentário!

      O CESVI BRASIL não recomenda produtos por ser contra a ética profissional. Consulta casas especializadas para melhor esclarecimento da sua dúvida.


      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

    • 4 de Abril de 2016  18:44 por O Clube Responder

      Olá Adriano obrigado pelo comentário!

      O CESVI BRASIL não recomenda produtos por ser contra a ética profissional. Consulta casa especializadas para melhor esclarecimento da sua dúvida.


      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  27. 18 de Março de 2016  14:01 por Daniel Torres Responder

    Olá,
    Gostaria de saber se posso usar Co2 100% como gás de proteção para MIG/MAG utilizando arame solido de 0,8 mm a 1,2 mm ER70S-6. Pois a indicações de fabricante para uso desse arame com Co2 puro ou misturas de 8% a 25% de Co2 e Argônio balanço.
    Desde já agradeço!

    • 23 de Março de 2016  12:49 por O Clube Responder

      Olá Daniel obrigado pelo comentário!

      Sim, você pode utilizar, porém existe a grande possibilidade de seu ponto de solda ficar com o aspecto grosseiro.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  28. 16 de Março de 2016  15:43 por Nathalia Maria Responder

    Qual a transferência utilizada na soldagem de matérias automotivos com gás co2?

    • 23 de Março de 2016  12:53 por O Clube Responder

      Olá Nathalia obrigado pelo comentário!

      Que tipo de transferência seria? Nesse caso podem haver mais alternativas.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  29. 15 de Março de 2016  18:46 por Douglas Sampaio Responder

    Boa tarde!!!

    Gostaria de saber se existe uma solda especial para tubos zincados, um solda que não enferrujem.
    Eu vou solda um tubo zincado em um flange aço 1020 cortada no plasma, como eu faço para nenhuma peça enferrujar.

    Obrigado.

    • 23 de Março de 2016  13:02 por O Clube Responder

      Olá Douglas obrigado pelo comentário!

      O método mais indicado para esse caso é o processo MIG BRAZING.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  30. 22 de Fevereiro de 2016  15:39 por Rafael Mincato Responder

    Boa tarde, comprei uma Mig e tenho uma dúvida quanto ao gás. Como já tenho uma Tig onde utilizo Argônio, gostaria de saber se existe problema em utilizar o mesmo gás para a MIG. Como um cilindro custa uns 1K e não tenho como investir agora este valor, minha ideia seria utilizar o mesmo gás para as duas máquinas. Será dá problema? A solda pode ficar muito fraca?
    Obrigado

    • 1 de Março de 2016  14:25 por O Clube Responder

      Olá Rafael obrigado pelo comentário!

      Para soldar aço (MAG), o gás utilizado é argônio + dióxido de carbono, (gás mistura), só argônio fica difícil porque a solda fica sem qualidade.
      Para soldar alumínio (MIG), o gás é argônio.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  31. 29 de Janeiro de 2016  10:38 por Thiago de Olivera Responder

    Bom dia.

    Trabalho em uma empresa do ramo de refrigeração, onde temos 5 máquinas de solda MIG. Trabalhamos com chapa galvanizada com espessura de 0,6mm com união de perfil quadrado de 12,7 mm galvanizado também. Neste processo só fazemos ponteamento, onde depois temos que pintar estes pontos com uma tinta acrilica. Existe algum tipo de arame que possa substituir está tinta?

    Obrigado.

    • 3 de Fevereiro de 2016  17:29 por O Clube Responder

      Olá Thiago obrigado pelo comentário!

      Pelo que está dizendo, quer evitar a aplicação da tinta, porém uma vez que soldou a chapa e teve a queima, necessitando aplicar um produto para a proteção, não tem outra solução. Boa sorte.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  32. 31 de dezembro de 2015  5:02 por Nilo Responder

    Boa Noite, estou calculando o custo para comprar uma maquina MIG, minha principal dúvida é: quanto de arame (normalmente o 0,8) consigo trabalhar com 1m³ gás?

    • 13 de Janeiro de 2016  13:31 por O Clube Responder

      Olá Nilo obrigado pelo comentário!

      Infelizmente, não temos esta média para lhe passar.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  33. 28 de dezembro de 2015  22:15 por bruno Responder

    boa noite, estou abrindo uma recuperadora de amortecedor, queria saber qual o gas certo a usar, e se pode ser o argonio, pq no fechamento do amortecedor nao pode pipocar. qual vc me indica. obrigado muito o site.

    • 30 de dezembro de 2015  15:43 por O Clube Responder

      Olá Bruno obrigado pelo comentário!

      Por se tratar de um item de segurança não recomendamos a recuperação de amortecedores.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  34. 15 de dezembro de 2015  22:05 por ademir Responder

    boa noite,adquiri a pouco tempo uma maquina de solda mig,mag sem uso de gás e queria saber qual o arame apropriado para ela ,já que respinga muito e a solda não sai perfeita para que é a sigla gs encontrada no rolo de arame .

    • 30 de dezembro de 2015  11:22 por O Clube Responder

      Olá Ademir obrigado pelo comentário!

      O arame recomendado você deve verificar diretamente com o fornecedor, ele também pode te orientar sobre as regulagens necessárias para fazer uma soldagem com o acabamento perfeito.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  35. 14 de dezembro de 2015  18:44 por Edson Ricardo Ittermann Responder

    Boa tarde
    Poderia me informar se exite alguma tabela que indique quais os parametros de solda devo usar para determinadas espessuras de chapa

    • 30 de dezembro de 2015  11:20 por O Clube Responder

      Olá Edson obrigado pelo comentário!

      O parâmetro de regulagem da máquina de soldagem está ligada diretamente à espessura da chapa e voltagem da máquina. Para maiores informações consulte os fornecedores e os fabricantes dos equipamentos.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  36. 10 de dezembro de 2015  11:43 por Jeferson SIlva Responder

    Bom dia.
    Trabalho em uma empresa que faz soldagem pesada, meu grande problema está sendo em definir parâmetros de soldagem por operador, alguma dica?

    Muito Obrigado
    Ótimo Passo a Passo, Parabéns

    • 14 de dezembro de 2015  12:36 por O Clube Responder

      Olá Jeferson obrigado pelo elogio e comentário!

      O parâmetro de soldagem deve ser definido por você de acordo com a qualidade de cada profissional.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  37. 5 de dezembro de 2015  0:24 por Edmilson venancio vitor Responder

    boa noite ; trabalho com serralheria , e a 4 meses comprei uma máquina de solda mig 260A estou usando arame 8 e argonio , soldo muito chapa preta 1.2 mm , já usei um rolo de arame de 15 kg ,o problema é que ;o arame tá grudando muito no bico onde ele sai ,[ ele fica soldado no bico, já regulei de tudo é jeito ] solda se um pouco e perde muito tempo desgrudando o arame do bico .gostaria de saber a regulagem exata prá essas chapas 1.2 mm .

    • 14 de dezembro de 2015  12:31 por O Clube Responder

      Olá Edmilson obrigado pelo comentário!

      Você deve fazer alguns testes com regulagens diferentes de volume de arrame e tensão até encontrar a regulagem adequada.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  38. 10 de novembro de 2015  22:34 por julio Responder

    ola sou julio eu gostaria de saber qual cilindro na verdade e mistura argonio+co2 o dourado ou o marrom porque alguns falam que e o dourado voces dizem o marrom tirem-me esta duvida por favor aagradeço a todos voces

    • 13 de novembro de 2015  17:49 por O Clube Responder

      Olá Julio obrigado pelo comentário!

      O cilindro quando é todo marrom, é de argônio, já o cilindro argônio + co2 (mistura) é marrom e com uma auréola prata, e fica próximo dos manômetros.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  39. 9 de novembro de 2015  12:31 por Paulo Roberto Responder

    Bom dia!
    Gostaria de saber se, para soldar alumínio com processo MIG, devo aquecer previamente a peça à ser soldada? Se for necessário, à que temperatura?

    Obrigado!

    • 13 de novembro de 2015  17:46 por O Clube Responder

      Olá Paulo obrigado pelo comentário!

      Em alguns casos, se vai soldar peças muito espessas, o calor não pode ultrapassar os 200 graus. Boa sorte!

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  40. 1 de novembro de 2015  19:22 por Alane de Morais Responder

    Gostei muito, foi um passo a passo muito bem elaborado. Parabéns!

    • 3 de novembro de 2015  11:46 por O Clube Responder

      Olá Alane obrigado pelo comentário e elogio!

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  41. 28 de outubro de 2015  22:52 por Manoel Responder

    boa noite , qual melho marca de solda mig para compra para fulilaria

    • 5 de novembro de 2015  16:28 por O Clube Responder

      Olá Manoel obrigado pelo comentário!

      Em relação à marca é importante você verificar com os fabricantes do mercado e analisar qual modelo e marca atende melhor às suas necessidades. O CESVI não pode indicar lojas ou marcas de produtos.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  42. 17 de outubro de 2015  15:52 por MATHEUS DA SILVA ROEM Responder

    Ola eu sou serralheiro e tenho uma maquina de solda mig mag , por favor gostaria de saber se posso soldar chapa fina,metalon usando o processo Mag usando somente co2.Preciso saber se a solda fica de boa qualidade .(pois o co2 custa mais barato que a mistura).DESDE JA AGRADEÇO OBRIGADO

    • 23 de outubro de 2015  13:52 por O Clube Responder

      Olá Matheus obrigado pelo comentário!

      A solda tem que ser 180 amperes e arame 0,8 mm no máximo.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

    • 31 de outubro de 2015  17:14 por MATHEUS DA SILVA ROEM Responder

      queria fazer outra pergunta ,tenho aqui uma maquina de solda mig que tem uma tocha muito pequena cerca de 2 metros ,posso usar uma tocha maior com 5 metros .Gostaria de s aber se posso adaptar na maquina a este tipo d e tocha ,e saber tambem se tem diferença a tocha que solda aluminio ,e a tocha que solda aço . DESDE JA AGRADEÇO .

      • 6 de novembro de 2015  19:04 por O Clube Responder

        Olá Matheus obrigado pelo comentário!

        As configurações do tipo e tamanho de tocha indicamos que verifique as recomendações do fabricante.
        A tocha para soldagem em alumínio são especificas para soldar alumínio, inclusive a parte interna, por onde passa o metal é em teflon. Um tipo de plástico que faz com que o alumínio tenha um deslizamento interno melhor.

        Atenciosamente,

        Equipe Clube das Oficinas.

  43. 13 de outubro de 2015  23:20 por joao paulo souza alves Responder

    ola, meu portao galvanizado arrebentou a parte da dobradiça e tenho o aparelho de solda mais antigo do modelo BM1 gostaria de saber q tipo de amperes e alguma coisa a mais para soldalo!!!!

    Desde já obrigado!

    • 15 de outubro de 2015  12:21 por O Clube Responder

      Olá João Paulo obrigado pela sua participação no Clube!

      Não temos como fornecer informações sobre o processo de solda em portões, trabalhamos somente com o setor automotivo.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  44. 3 de outubro de 2015  21:02 por antonio augusto tavares Responder

    ola amigos da CESVI BRASIL. quero agradecer a quantidade de informaçoes de qualidade, que com certeza constitui uma grande ajuda para iniciantes como eu...muito obrigado pois encontrei todas as respostas necessarias..Parabens pela iniciativa....abraço a todos..

    • 5 de outubro de 2015  11:50 por O Clube Responder

      Olá Antonio Augusto obrigado pelo comentário!

      Agradecemos também pelo elogio, e ficamos felizes por ajudá-lo com nossas dicas técnicas automotivas. Acesse outros canais que temos e aproveite nossos conteúdos: Facebook – facebook.com/Cesvibrasil , Twitter – twitter.com/Cesvibrasil e os vídeos pelo nosso canal no YouTube – youtube.com/user/CESVIBRASIL.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  45. 2 de outubro de 2015  20:07 por samuel Responder

    ola gostaria de saber se posso usar o cilindro de argônio ate zerar??

    • 23 de outubro de 2015  13:48 por O Clube Responder

      Olá Samuel obrigado pelo comentário!

      Sim com certeza, não existe nenhum problema se por acaso o gás acabar, simplesmente você terá que substituí-lo. Boa sorte!

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  46. 2 de outubro de 2015  20:02 por Richard Responder

    Boa tarde amigo, me tira uma duvida, estou abrindo uma tornearia e vou comprar uma maquina de solda mig, qual você indicaria pra mim?! amperagem, voltagem e marca?! Um amigo me ofereceu uma maquina com pouco tempo de uso ela é monofásica, Mig/Mag, 250 amperes da marca AFL é boa?

    • 23 de outubro de 2015  13:47 por O Clube Responder

      Olá Richard obrigado pelo comentário!

      Existem máquinas para profissionais, semi-profissionais e algumas para serviços caseiros, recomendamos que faça uma busca pelos sites, e em seguida visite várias lojas para escolher o seu equipamento, lembrando que o CESVI BRASIL não indica marcas de equipamentos.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  47. 1 de outubro de 2015  1:06 por Marcelo Responder

    Olá, estou em busca de conhecimento na área para confecção de coletores de escapamento automotivo em aço inox, e gostaria de saber qual tipo de solda seria mais apropriada para tubos de 2 mm a 3 mm de espessura, e como obter um nível de acabamento que deixe a face interna do tubo sem ressaltos de solda.
    desde já obrigado e parabéns pelo trabalho!

    • 23 de outubro de 2015  13:46 por O Clube Responder

      Olá Marcelo obrigado pelo comentário e elogio!

      Nossa experiência é somente na linha automotiva com solda aço e alumínio, infelizmente não podemos ajudá-lo nesta resposta.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  48. 26 de setembro de 2015  9:42 por Ederson bender Responder

    Ola, tenho uma MiG MAG esab 260,estou soldando inox,só q quando quando quero fazer um cordão longo o arame começa a travar no tubo de contato e chega ao ponto de eu precisar interromper o cordão será isso super aquecimento?Ou o que poderia ser?Desde já agradeço

    • 23 de outubro de 2015  13:44 por O Clube Responder

      Olá Ederson obrigado pelo comentário!

      Nossa experiência é somente na linha automotiva com solda aço e alumínio, infelizmente não podemos ajudá-lo nesta resposta.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  49. 26 de setembro de 2015  0:11 por Paulo Responder

    Pessoal,

    boa noite,

    realizo restauro de veículos VW e derivados e estou com uma duvida quanto a utilização da MIG, gostaria de saber qual a opinião de vocês quanto qual maquina (Amperagem) vocês aconselham. muito se fala quanto as marcas das soldas, mas gostaria de adquirir o melhor custo beneficio com foco na qualidade da solda para um trabalho quase que hobby, não profissional, grato

    • 23 de outubro de 2015  13:43 por O Clube Responder

      Olá Paulo obrigado pelo comentário!

      Você disse que é um hobby, existem máquinas para profissionais, semi-profissionais e algumas para serviços caseiros, recomendamos que pesquise em sites,e em seguida visite várias lojas para escolher o seu equipamento, lembrando que o CESVI BRASIL não indica marcas de equipamentos.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  50. 4 de setembro de 2015  3:39 por hebert Responder

    ola amigo..qual gás eu uso para realizar solda com arame tubular inoxidavel?
    100% co2..ou mistura co2 com arconio?
    desde ja agradeço

    • 14 de setembro de 2015  18:44 por O Clube Responder

      Olá Hebert obrigado pelo comentário!

      Você pode soldar com o CO2 puro ou soldar também com a mistura de CO2 e Argônio caso tenha em sua oficina.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  51. 2 de setembro de 2015  19:00 por Fabiano Barreto Responder

    Olá....
    eu concluir o curso de solda mag/mig, mais tenho dificuldade de saber a voltagem e a amperagem nas posições F's e nas G's e na espessura do material como poderia saber qual usar?

    Agradeço deste já!!!

    • 4 de setembro de 2015  16:05 por O Clube Responder

      Olá Fabiano obrigado pelo comentário!

      A regulagem está diretamente ligada à espessura da chapa, de acordo com a espessura você deve ir aumentando ou diminuindo a tensão e o volume de arrame.
      O ponto de solda deve ficar o mais uniforme possível, com boa penetração do ponto.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  52. 21 de agosto de 2015  14:06 por ailton Responder

    olá amigo , eu tenho uma serralheria e comprei uma maquina de solda mig 430 da eletromeg, porem não tenho espreiencia nesse tipo de solda , e toda a solda que fasso esta ficando porosa demais,
    o que eu devo fazer mara que isso não aconteça mais.
    desde já muito obrigado...

    • 1 de setembro de 2015  17:15 por O Clube Responder

      Olá Ailton obrigado pelo comentário!

      Na máquina de solda existe o botão de tensão (potência) e o de velocidade do arame, próximo passo, pegue uma chapa de 1 mm de espessura por 300 x 300 mm limpa, ligue o equipamento e coloque na tensão 1, encoste o bico da pistola na chapa com uma inclinação de 30 graus de forma que você possa ver o arame fechar o arco. Em seguida acione o gatilho por 3 segundos mais ou menos, o outro botão velocidade do arame tem que estar no 2 ou 3, neste momento faça vários testes movimentando só o botão da velocidade do arame, para mais ou menos, o barulho no momento da solda, tem que ser parecido a um zumbido de abelha. Faça sempre este processo quando mudar de tensão, e comece sempre da tensão 1 que provavelmente na tensão 3 a solda terá mais penetração. Boa sorte!

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  53. 20 de agosto de 2015  17:59 por Junior Responder

    Olá, gostaria de saber qual máquina de solda MIG S/gás é indicada (Amperes/Arame) para soldagem de metalon?

    • 21 de agosto de 2015  19:20 por O Clube Responder

      Olá Junior obrigado pelo comentário!

      A regulagem dos equipamentos de soldagem está diretamente ligada à espessura da chapa, por isso é interessante verificar com o fabricante qual é a capacidade do equipamento de soldagem de acordo com a espessura da chapa que você vai soldar.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  54. 10 de agosto de 2015  7:45 por Lincoln Frandcisco de Assis Martins Silva. Responder

    Boa noite, gostei muito das perguntas e resposta, pois eu também estou com a intenção de adquirir uma maquina para fazer afazeres doméstico e pequenos portões e soldas em cadeiras de área.
    Estou pensando em investir num multifuncional (MODELO: MIG 130A), será que atenderá minha espectativa, pois nunca fiz soldas, mas tenho interesse em aprender.

    • 17 de agosto de 2015  12:31 por O Clube Responder

      Olá Lincoln obrigado pelo comentário!

      Se for usar para serviços caseiros, sim a amperagem é boa.Boa sorte.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  55. 23 de julho de 2015  18:51 por Heitor Capella Responder

    Tenho tubos de aço quadrados (espessura de 2,65 mm) que foram galvanizados a fogo e agora precisam ser soldados. Consegue me dizer que tipo de eletrodo é mais adequado para solda em metais que foram galvanizados ?

    • 31 de julho de 2015  15:13 por O Clube Responder

      Olá Heitor obrigado pelo comentário!

      O ideal é o uso de uma solda MIG MAG, assim o trabalho fica bem melhor.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  56. 23 de julho de 2015  0:44 por francisco Responder

    é possível fazer um cordão de 10mm de comprimento em uma chapa grossa com uma fina e sem furar a chapa fina e dando uma boa penetração entre as chapas ?

    • 31 de julho de 2015  15:12 por O Clube Responder

      Olá Francisco obrigado pelo comentário!

      Utilize o processo de ponto e espere um pouco, aplique outro ponto, um sobre 50% no outro que no final terá um cordão.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  57. 17 de julho de 2015  10:09 por marcelo Responder

    Bom dia, parabens pela sua dedicaçao em atender nossas duvidas,

    minha mig, mesmo com bico novo, gruda o arame no bico, acontece como na solda ponto, muito levemente, mas gruda.
    as vzs vejo pular para fora, desgrudando sozinho por causa da pressao do tracionador, as vzs preciso enconstar o arame na peça, e bater levemente sem acionar para descolar,

    e uma smashweld 180 monofasica, arame 0.8 gas mistura 75-25

    obrigado, bom dia

    • 31 de julho de 2015  15:03 por O Clube Responder

      Olá Marcelo obrigado pelo comentário e elogio!

      Na máquina de solda existe o botão de tensão (potência) e o de velocidade do arame. Pegue uma chapa de 1 mm de espessura por 300 x300 mm limpa, ligue o equipamento e coloque na tensão 1, encoste o bico da pistola na chapa com uma inclinação de 30 graus de forma que você possa ver o arame fechar o arco, em seguida acione o gatilho por 3 segundos mais ou menos, o outro botão velocidade do arame tem que estar no 2 ou 3. Neste momento, faça vários testes movimentando só o botão da velocidade do arame, para mais ou menos, o barulho no momento da solda tem que parecer a um zumbido de abelha.
      Faça sempre este processo quando mudar de tensão, e comece sempre da tensão 1, que provavelmente na tensão 3 a solda terá mais penetração.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  58. 15 de julho de 2015  12:13 por borges Responder

    olá, trabalho com motos e as soldas são sempre na maioria das vezes realizadas em tubos, gostaria de saber se uma maquina que não usa o gás de proteção pode ser utilizada sem problemas?

    • 31 de julho de 2015  14:59 por O Clube Responder

      Olá Borges obrigado pelo comentário!

      Recomendamos a utilização de uma solda MIG MAG com gás.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  59. 9 de julho de 2015  0:53 por FRANCISC BOITAR JR Responder

    Boa noite , preciso de informaçoes tecnicas de qual sera a melhor maquina de solda mig para soldar chapas grossas a partir de 6.3mm. Atenciosamente, Francisc.

    • 31 de julho de 2015  14:57 por O Clube Responder

      Olá Francisco obrigado pelo comentário!

      Existem várias marcas de solda, o CESVI Brasil não pode indicar marcas de produtos ou ferramentas.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  60. 8 de julho de 2015  11:05 por Vitor Responder

    gostaria de saber qual o diâmetro do bocal da tocha para soldar aço, com o fio de 1,2

    • 31 de julho de 2015  14:56 por O Clube Responder

      Olá Vitor obrigado pelo comentário!

      No equipamento, o bocal já vem na medida para o tipo de arame.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  61. 6 de julho de 2015  23:55 por SERGIO MORAES DE LIMA Responder

    Olá gosteria de saber como fechar o gas do cilindro sem que aja desperdiço do mesmo.
    obs: fecho o registro do cilindro , e aperto o gatilho da tocha, liberando o gas da manguera
    e em seguida soltando a borboleta do manometro .

    Desde já obrigado!

    • 31 de julho de 2015  14:51 por O Clube Responder

      Olá Sergio obrigado pelo comentário!

      Este gás não tem como ser usado, você está fazendo o processo correto e o que acontece com o gás é normal.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  62. 1 de julho de 2015  14:57 por Letícia Responder

    gostaria de saber porque para metais ferrosos é preferível a utilização da solda MAG, e para não ferrosos a MIG?

    • 6 de julho de 2015  20:34 por O Clube Responder

      Olá Letícia obrigado pelo comentário!

      Porque a MAG (metal ferroso) na solda o arame é de aço, e a MIG (metal não ferroso) na solda por exemplo, o arame é de alumínio.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

    • 18 de julho de 2015  19:02 por benedito aparecido fideliz Responder

      comprei uma maquina mig 190 que utilisa arame com gas e sem gas ,pois tentei soldar com arame sem de gas mas pipoca muito e não tenho um cordão de solda gostaria de uma orientação obrigado;

      • 31 de julho de 2015  15:06 por O Clube Responder

        Olá Benedito obrigado pelo comentário!

        A solda pipoca um pouco mesmo, porque o gás está no arame e não é tão eficiente como o modelo tradicional.
        Na máquina de solda existe o botão de tensão (potência) e o de velocidade do arame. Pegue uma chapa de 1 mm de espessura por 300 x300 mm limpa, ligue o equipamento e coloque na tensão 1, encoste o bico da pistola na chapa com uma inclinação de 30 graus de forma que você possa ver o arame fechar o arco, em seguida, acione o gatilho por 3 segundos mais ou menos, o outro botão velocidade do arame tem que estar no 2 ou 3. Neste momento, faça vários testes movimentando só o botão da velocidade do arame, para mais ou menos, o barulho no momento da solda tem que parecer a um zumbido de abelha.
        Faça sempre este processo quando mudar de tensão, e comece sempre da tensão 1 que provavelmente na tensão 3 a solda terá mais penetração.

        Atenciosamente,

        Equipe Clube das Oficinas.

  63. 30 de junho de 2015  20:10 por Estêvão Lopes Responder

    Boa tarde,
    De uma maneira geral, pode-se dizer que quanto maior a amperagem da máquina, o trabalho fica mais forte, ou seja, seria para espessuras maiores?

    • 6 de julho de 2015  20:33 por O Clube Responder

      Olá Estêvão obrigado pelo comentário!

      Na máquina de solda existe o botão de tensão (potência) e o de velocidade do arame, pegue uma chapa de 1 mm de espessura por 300 x300 mm limpa, ligue o equipamento e coloque na tensão 1, encoste o bico da pistola na chapa com uma inclinação de 30 graus de forma que você possa ver o arame fechar o arco, em seguida acione o gatilho por 3 segundos mais ou menos, o outro botão velocidade do arame tem que estar no 2 ou 3, neste momento faça vários testes movimentando só o botão da velocidade do arame, para mais ou menos, o barulho no momento da solda, tem que ser parecido a um zumbido de abelha. Faça sempre este processo quando mudar de tensão, e comece sempre da tensão 1 provavelmente na tensão 3 a solda terá mais penetração. O gás não está relacionado com a tensão e velocidade do arame e sim com a espessura do arame, arame 1.2 vasão do gás 12 litros por minuto, com um manômetro bem regulado.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  64. 25 de junho de 2015  21:30 por notleon Responder

    boua tarde se eu trabalho com um arame 1.2 velocidade de arame de 15 uma cahppa de 42" .quanto de gás se deveia usar e quanto de voltagem e amperagem seria o coreto

    • 6 de julho de 2015  20:28 por O Clube Responder

      Olá Notleon obrigado pelo comentário!

      Na máquina de solda existe o botão de tensão (potência) e o de velocidade do arame, pegue uma chapa de 1 mm de espessura por 300 x300 mm limpa, ligue o equipamento e coloque na tensão 1, encoste o bico da pistola na chapa com uma inclinação de 30 graus de forma que você possa ver o arame fechar o arco, e em seguida acione o gatilho por 3 segundos mais ou menos, o outro botão velocidade do arame tem que estar no 2 ou 3, neste momento faça vários testes movimentando só o botão da velocidade do arame, para mais ou menos, o barulho no momento da solda, tem que ser parecido a um zumbido de abelha. Faça sempre este processo quando mudar de tensão, e comece sempre da tensão 1 provavelmente na tensão 3 a solda terá mais penetração. É necessário ter muita prática para ter uma solda com o padrão que você viu. O gás não está relacionado com a tensão e velocidade do arame e sim com a espessura do arame, arame 1.2 vasão do gás 12 litros por minuto, com um manômetro bem regulado.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  65. 13 de junho de 2015  23:35 por Jose Marcio Responder

    parabenizo os colegas pela dedicacao e empenho em auxiliar-nos nos momentos mais precisos...rs

    estou com um problema na minha maquina Lincoln 271C no momento que estou soldando repentinamente o arame 0.8m trava no bico e acumula o arame dentro da maquina causando um verdadeiro embarasso.

    ja fiz varias tentativas, inclusive de deixar o arame mais flouxo mas nada resolveu. Sera que se eu colocar um bico de 1m resolveria o problema?

    agradeço aos amigos desde ja.

    • 22 de junho de 2015  11:53 por O Clube Responder

      Olá José Marcio obrigado pelo comentário!

      Verifique a limpeza do bico, pois muitas vezes com o tempo existe a projeção de parte de elementos da solda na ponta do bico o que ocasiona o travamento do avanço do arame.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  66. 9 de junho de 2015  15:15 por Luiz Perez Responder

    Bom dia:
    comprei uma máquina de solda mig (Zenithe 180) 180A, 220V, inversora, que funciona com e sem gás, e gostaria de saber o procedimento para solda em chapa automotiva, pois aprendi a soldar no curso técnico a muito tempo, com TIG, MIG E ACETILÊNIO e sempre usei acetilênio (que tira propriedades da chapa e diminui sua resistência) na emenda de painéis, mas tenho visto o pessoal utilizando MIG para a emenda de painéis hoje, mas sem gás, ponteando, e gostaria de saber o passo a passo, obrigado

    • 18 de junho de 2015  18:00 por O Clube Responder

      Olá Luiz obrigado pelo comentário!

      Na máquina de solda existe o botão de tensão (potência) e o de velocidade do arrame, pegue uma chapa de 1 mm de espessura por 300 x300 mm limpa, ligue o equipamento e coloque na tensão 1, depois encoste o bico da pistola na chapa com uma inclinação de 30 graus de forma que você possa ver o arrame fechar o arco, e em seguida acione o gatilho por 3 segundos mais ou menos, o outro botão velocidade do arrame tem que estar no 2 ou 3. Neste momento faça vários testes movimentando só o botão da velocidade do arrame, para mais ou menos, o barulho no momento da solda, tem que se parecer a um zumbido de abelha. Faça sempre este processo quando mudar de tensão, e comece sempre da tensão 1 que provavelmente na tensão 3 a solda terá mais penetração. A regulagem do gás e feita pela espessura de arrame que você tem, arrame 0,8 mm na regulagem colocar de 8 a 10 litros no manômetro.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  67. 4 de junho de 2015  0:33 por Leandro Responder

    Ola! Gostaria de saber qual a aplicação correta, para arame tubular revestido para solda mig sem gás 0,6mm, e qual à aplicação do arame 0,8mm.

    • 18 de junho de 2015  17:40 por O Clube Responder

      Olá Leandro obrigado pelo comentário!

      Na máquina de solda existe o botão de tensão (potência) e o de velocidade do arrame, pegue uma chapa de 1 mm de espessura por 300 x300 mm limpa, ligue o equipamento e coloque na tensão 1, depois encoste o bico da pistola na chapa com uma inclinação de 30 graus de forma que você possa ver o arrame fechar o arco, e em seguida acione o gatilho por 3 segundos mais ou menos, o outro botão velocidade do arrame tem que estar no 2 ou 3. Neste momento faça vários testes movimentando só o botão da velocidade do arrame, para mais ou menos, o barulho no momento da solda, tem que se parecer a um zumbido de abelha. Faça sempre este processo quando mudar de tensão, e comece sempre da tensão 1 que provavelmente na tensão 3 a solda terá mais penetração. A regulagem do gás e feita pela espessura de arrame que você tem, arrame 0,8 mm na regulagem colocar de 8 a 10 litros no manômetro.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  68. 2 de junho de 2015  2:21 por GLAYDS Responder

    BOA NOITE, QUERIA SABER QUANTO DE AMPERE E VELOCIDADE, EU USO PARA FAZER A RAIZ, E O ACABAMENTO?

    • 18 de junho de 2015  17:36 por O Clube Responder

      Olá obrigado pelo comentário!

      O tipo de solda que é aplicada é na linha automotiva, com espessura de chapas de 06 a 2.5mm. Para fazer raiz tem que fazer um treinamento de soldagem, aproveite nossa promoção e acesse o link para obter mais informações - http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/busca-treinamentos

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  69. 26 de Maio de 2015  14:32 por wagner Responder

    vou compra uma maquina mig modelo 190 flex ela serve pra soldar assoalho de carro eoutros fins automotivo. e essas mquina que usa gas sao boas.ou sem gas e melhor mi ajudem.

    • 2 de junho de 2015  17:52 por O Clube Responder

      Olá Wagner obrigado pelo comentário!

      A grande vantagem da máquina sem gás é que você não precisa ter o cilindro que normalmente é alugado, porém a qualidade do acabamento não é o mesmo, até porque as regulagens são mais limitadas.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  70. 22 de Maio de 2015  1:22 por felipe souza Responder

    olaa!sou felipe tenho uma mig esab 252,quero saber como fazem os soldadores de cadeiras para q a solda fique com quele acabamento bem liso,ja cheguiei nos parametros de soldagem semelhante mais o cordao de solda fica um puco auto comparado aos das cadeiras,se aumentar mais um pouco a amperagem rasga a peça,desde ja obrigado.

    • 27 de Maio de 2015  16:27 por O Clube Responder

      Olá Felipe obrigado pelo comentário!

      Na máquina de solda existe o botão de tensão (potência) e o de velocidade do arame. Pegue uma chapa de 1 mm de espessura por 300 x300 mm limpa, ligue o equipamento e coloque na tensão 1, encoste o bico da pistola na chapa com uma inclinação de 30 graus de forma que você possa ver o arame fechar o arco, em seguida acione o gatilho por 3 segundos mais ou menos, o outro botão de velocidade do arame tem que estar no 2 ou 3, neste momento faça vários testes movimentando só o botão da velocidade do arame, para mais ou menos, o barulho no momento da solda, deve ser semelhante a um zumbido de abelha. Faça sempre este processo quando mudar de tensão, e comece sempre da tensão 1 que provavelmente na tensão 3 a solda terá mais penetração. É preciso praticar muito para ter uma solda com o padrão que você viu.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  71. 7 de Maio de 2015  16:31 por nilton cubas Responder

    Olá bom dia
    Poderia me informar como saber se uma maquina de solda mig, tambem solda aluminio
    Estou negociando uma eutectic modelo mig arc 3100 usada .

    • 15 de Maio de 2015  19:10 por O Clube Responder

      Olá Nilton obrigado pelo comentário!

      Para ter essa informação, é preciso conhecer as características do equipamento e entrar em contato com o fabricante, porque só o fabricante tem condições de responder se existe o kit de solda para alumínio do equipamento.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  72. 13 de Abril de 2015  15:44 por Robson Responder

    como se chama o alicate que faz o rebaixo na figura 8?

    • 23 de Abril de 2015  12:31 por O Clube Responder

      Olá Robson obrigado pelo comentário!

      O nome do alicate é solapadeira, ele tem dubla função, fura e faz o degrau na chapa, basta virar a parte de cima.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  73. 31 de Março de 2015  18:39 por josé rodrigues teles Responder

    olá, percebi que vocês tiram todas as dúvidas possíveis referentes ao processo de soldagem, primeiro gostaria de parabeniza-los pela iniciativa.
    preciso soldar uma matriz de laminadora e o material é aço ferramenta, e nunca soldei este tipo de aço
    diante desta situação, pergunto:
    qual o processo a seguir? devo aquecer o molde antes e a que temperatura?
    qual a vareta ideal, já que o processo será TIG?
    Desde já agradeço a atenção.

    • 2 de Abril de 2015  18:18 por O Clube Responder

      Olá José obrigado pelo elogio e comentário!

      Não temos informações específicas de soldagem em aço ferramenta, apenas nas ligas automotivas. Aconselhamos buscar informações específicas para evitar falhas no processo de soldagem e eventual dano na matriz.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  74. 24 de Março de 2015  12:03 por Cristiano Responder

    Olá bom dia, estamos com uma pequena duvida aqui na empresa, temos uma chapa que foi galvanizada 1/4 e temos que soldar uma chapa inox 3mm, tem problema soldar a chapa inox na chapo de aço carbono??

    Desde ja eu agradeço

    • 2 de Abril de 2015  18:13 por O Clube Responder

      Olá Cristiano obrigado pelo comentário!

      Nesse caso não temos como dar suporte pois, conhecemos somente o procedimento feito em veículos.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

    • 16 de Maio de 2015  3:56 por Carlos Responder

      A chapa galvanizada tem apenas uma proteção superficial para proteger da oxidação, nesse caso adote os parâmetros usuais em material não galvanizado!

      • 18 de Maio de 2015  11:36 por O Clube Responder

        Olá Carlos!

        Obrigado pela participação nos comentários do seu Clube!

        Atenciosamente,

        Equipe Clube das Oficinas.

  75. 23 de Março de 2015  12:22 por marcos gato Responder

    Eh verdade q o gás propano''glp'' consegue obter a fusão em solda em alumínio? S for verdade ele poderia substituir o argônio em uma MiG fazendo o mesmo processo ? Eh uma duvida pois sou curioso e vcs proficionais....

    Desde já obrigado pela atenção.

    • 2 de Abril de 2015  18:05 por O Clube Responder

      Olá Marcos obrigado pelo comentário!

      As Soldas Mig foram projetadas para trabalhar com o argônio e não o GLP.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

    • 16 de Maio de 2015  4:09 por Carlos Responder

      O propano consegue fazer a fusão do alumínio devido ao ponto de fusão do alumínio ser relativamente baixo, porem ele não apresenta as propriedades suficientes para proteger a poça de fusão, dar estabilidade ao arco elétrico e penetração.
      E ele não sendo um gás inerte, vai contaminar a solda e metal de base modificando as propriedades mecânicas e trazendo "possíveis" prejuízos!

      • 18 de Maio de 2015  11:35 por O Clube Responder

        Olá Carlos obrigado pela participação!

        Atenciosamente,

        Equipe Clube das Oficinas.

  76. 18 de Março de 2015  23:04 por marcos gato Responder

    Comprei uma MiG 130 sem gas...só q no site esta escrito mig\mag isso quer dizer q ela solda nos dois processo? Com e sem gás...?

    • 20 de Março de 2015  19:18 por O Clube Responder

      Olá Marcos obrigado pelo comentário!

      A solda MIG MAG tem dois processos: solda alumínio e aço. Para tirar sua dúvida, consulte o vendedor e peça as explicações necessárias, mas normalmente o vendedor não sabe o significado das siglas, é este: MIG é para soldar alumínio e MAG é para soldar aço.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

    • 16 de Maio de 2015  4:23 por Carlos Responder

      Na verdade o que diferencia mig/mag, não é o fator com e sem gás como você aparentou supor e nem a explicação do clube quanto apenas ao material á ser soldado!
      Vou fazer um breve resumo
      MIG-> Usa gás INERTE(que não reage com o material), logo preserva as propriedades mecânicas, pode ser usado em material ferroso e não ferroso!

      MAG> Usa gás ATIVO(que reage com o material) Só pode ser usado em material ferroso!

      Ou seja PROVAVELMENTE sua maquina solda metal ferroso e não ferroso! (consulte o manual ou fabricante)

      • 18 de Maio de 2015  11:34 por O Clube Responder

        Olá agradecemos por compartilhar seu conhecimento!

        Atenciosamente,

        Equipe Clube das Oficinas.

  77. 18 de Março de 2015  2:19 por cleber Responder

    olá, boa noite !

    estou estudando a compra de uma mig sem gás para uso em serralheria espessuras de 0,90 até 1,50
    o custo operacional dessa maquina é menor ou maior de uma solda eletrica comum ??
    soldarei a mesma quantidade de uma maquina de solda eletrica .

    obrigado !!!!!!!

    • 19 de Março de 2015  17:35 por O Clube Responder

      Olá Cleber obrigado pelo comentário!

      Antes de adquirir o equipamento de solda, consulte as especificações do fabricante quanto aos tipos de chapas e espessuras recomendadas de acordo com o modelo pesquisado. A questão do custo operacional, dependerá de vários fatores e diferenciam muito de máquina para máquina. Busque auxílio junto aos representantes dos equipamentos para recomendações de utilização dos mesmos.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  78. 10 de Março de 2015  2:51 por Milton Responder

    Ola amigo, sou um curioso neste mundo de funilaria e pintura automotiva, gostei muito da página meus parabéns pela iniiciativa. Muito esclarecedor. Porém me surgiram umas dúvidas, qual o nome desta ferramenta que usa para limpar/lixar parte metalica que vai receber a solda e esta outra que "morde" a placa para fim de "casar" a junção com uma estrutura mais forte? Valeu. Abraço

    • 19 de Março de 2015  17:16 por O Clube Responder

      Olá Milton obrigado pelo elogio!

      Para lixamento é utilizada a lixadeira angular e a outra ferramenta chama-se solapadeira.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  79. 9 de Março de 2015  0:38 por Martin Responder

    Olá, omprei um cilindro de gas mistura para solda MIG, porem não estou achando o nipel redutor para conectar o manometro, O manómetro que eu tenho tem rosca de meia polegada mas desconheço a medida da rosca do cilindro, ela não e nem de 1/2 nem de 3/4 , acredito q seja uma media intermediaria. gostaria saber qual e a medida. O cilindro e da White Martins

    Obrigado

    • 19 de Março de 2015  17:15 por O Clube Responder

      Olá Martin obrigado pelo comentário!

      O processo de soldagem TIG é recomendado para soldas em alumínio, porém o aquecimento é muito superior, mas a solda mig é capaz realizar a soldagem desde que a regulagem esteja compatível com a espessura da chapa utilizando arame e gás recomendado pelo fabricante.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

    • 16 de Maio de 2015  4:30 por Carlos Responder

      Geralmente os cilindros da White tem a rosca padronizadas, entre em contato com eles que eles esclarecem todas as suas duvidas para não comprar errado!

      • 18 de Maio de 2015  11:34 por O Clube Responder

        Olá agradecemos pelo comentário!

        Atenciosamente,

        Equipe Clube das Oficinas.

  80. 6 de Março de 2015  13:44 por Alexandre Tramontin Responder

    Gostaria de saber qual tipo de aparelho devo comprar para soldar um casco de uma lancha de alumínio chapas de 3 e 4 mm, estou em dúvida se compro MIG ou Tig uns falam que a solda Mig fica mais frágil a soldagem, me falaram que a Tig é melhor e mais resistente, irei fazer um curso de soldagem nunca soldei e tenho muita vontade de aprender para fazer esse serviço na minha lancha e outros serviços hobby, gostaria de saber também se a Tig é mais fácil de aprender ou a Mig é mais fácil?

    • 19 de Março de 2015  17:10 por O Clube Responder

      Olá Alexandre obrigado pelo comentário!

      Existem alguns fabricantes que disponibilizam este tipo de equipamento para solda em alumínio, porém não temos informações sobre as particularidades de soldas para embarcações. Para veículos, são utilizados os processos de solda do tipo Mig com composição do arame de acordo com cada peça soldada (peças estruturais ou peças de acabamento).

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

    • 16 de Maio de 2015  4:38 por Carlos Responder

      Olá, nesse caso o melhor processo com certeza será o TIG!
      Falam q a solda mig é mais frágil pq na tig o operador tem maior controle de manipulação e consegue realizar um trabalho mais preciso!
      As pessoas tendem a ter mais facilidade para aprender Mig.

      Sou qualificado nos dois, dentre outros!

      • 18 de Maio de 2015  11:32 por O Clube Responder

        Olá Carlos obrigado pelo comentário!

        Atenciosamente,

        Equipe Clube das Oficinas.

  81. 25 de Fevereiro de 2015  19:34 por DIego Soares Responder

    Olá,estou com uma duvida comprei uma maquina de solda mas acabei comprando o arame possivelmente errado (aqueles que não utilizam gás) poderei utilizar mesmo assim?faz alguma diferença pra maquina trabalhar com este tipo de arame sem gás?tem alguma perda na soldagem?

    obrigado.

    • 10 de Março de 2015  13:47 por O Clube Responder

      Olá Diego obrigado pelo comentário!

      O correto é a utilização do arame adequado. O arame citado irá influenciar na questão da qualidade da solda, apresentando um cordão não uniforme e consequentemente sem resistência.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

    • 16 de Maio de 2015  4:44 por Carlos Responder

      acredito que esse arame tenha uma proteção própria como um revestimento ou algo do tipo e se vc colocar a amperagem correta para ele e deixar seu gás fechado ou com pouca vazão, pode ser que solde bem! LEMBRANDO QUE É SÓ UMA SUPOSIÇÃO (sem comprovação técnica)

      se vc testar algo me conte por aqui, ficarei feliz em compartilhar desse conhecimento!

      • 21 de Maio de 2015  14:28 por O Clube Responder

        Olá Carlos obrigado pela sua participação no Clube!

        Conforme os especialistas realizarem os testes, postaremos aqui.

        Atenciosamente,

        Equipe Clube das Oficinas.

  82. 11 de Fevereiro de 2015  17:22 por Ed Jambeiro Responder

    Olá a todos da equipe, sou artesão iniciante e gostaria de saber se posso usar uma solda sem gas para trabalho com ferraduras, ferro comum etc , e há resistencia e durabilidade ?

    • 20 de Fevereiro de 2015  15:28 por O Clube Responder

      Olá Ed obrigado pelo comentário!

      Com o equipamento de solda sem gás, provavelmente você terá certa dificuldade para soldar ferros com espessuras superiores a 1 mm.
      Recomendamos que verifique as especificações do fabricante referentes à regulagem e espessura de soldagem.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  83. 3 de Fevereiro de 2015  13:26 por Jason Responder

    Olá, bom dia! Parabenizo a vocês por esse ótimo canal de informações. Estou pensando em adquirir uma máquina de solda MIG sem gás, dessas em que o gás está no arame. Minha intenção é utilizá-la em reparação automotiva como hobby, mas também gostaria de usá-la em soldagem de chapas/metalom quando necessário. Poderiam me dar maiores informações específicamente sobre esse tipo de máquina(SEM GÁS)? O custo do equipamento é mais baixo, mas compensa ou o custo do arame inviabiliza? Qual seria a amperagem mínima desejável? Como é feita a regulagem? Desde já agradeço a vossa atenção.

    • 11 de Fevereiro de 2015  10:56 por O Clube Responder

      Olá Jason obrigado pelo comentário!

      O equipamento é próprio para quem utiliza como hobby, pois ele é muito limitado devido à dificuldade na regulagem. É necessário ter muita experiência para soldar por ter uma amperagem muito baixa, e por interferir na qualidade da solda que perde o poder de penetração.
      Em alguns modelos é possível colocar o gás (dióxido de carbono + co2).
      Para regular o equipamento, siga as instruções:
      Na máquina de solda existe o botão de tensão (potência) e o de velocidade do arame, pegue uma chapa de 1 mm de espessura por 300 x 300 mm limpa, ligue o equipamento e coloque na tensão 1, encoste o bico da pistola na chapa com uma inclinação de 30 graus de forma que você possa ver o arame fechar o arco, em seguida acione o gatilho por 3 segundos mais ou menos, o outro botão de velocidade do arame tem que estar no 2 ou 3, neste momento faça vários testes movimentando só o botão da velocidade do arame, para mais ou menos, o barulho no momento da solda é semelhante a um zumbido de abelha. Faça sempre este processo quando mudar de tensão, e comece sempre da tensão 1 que provavelmente na tensão 3 a solda terá mais penetração.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  84. 2 de Fevereiro de 2015  23:45 por janildo silva Responder

    Olá. Sou iniciante em soldagem e comprei uma mig mag einhell bt-gw 190 c/ gas , para tentar fazer um portao de metalon ( aço galvanizado). Estou usando o arame 0.8mm do proprio fabricante e o gás Co2 puro.
    Ao fazer testes inciais vejo que independente da velocidade do arame ou da amperagem o barulho fica um pipocado só e nao consegui formar aquele cordão de solda que vejo em alguns videos, vai pipocando e formando uns pingos feios aleatórios. O que esta errado?

    • 11 de Fevereiro de 2015  10:46 por O Clube Responder

      Olá Janildo obrigado pelo comentário!

      Para soldar recomenda-se uma mistura de gás com Dióxido de Carbono com CO2. E nessa região é preciso remoção do galvanizado.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  85. 29 de Janeiro de 2015  0:12 por GILMAR BATISTA FIDELES Responder

    ESTOU PRA FAZER UM TESTE NA POSIÇÃO 2G,3G,4G.POR FAVOR QUAL VELOCIDADE DE ARAME E QUAL AMPERAGEM DEVO USAR.
    DESDE JA AGRADEÇO.

    • 30 de Janeiro de 2015  17:00 por O Clube Responder

      Olá Gilmar obrigado pelo seu comentário!

      Na máquina de solda existe o botão de tensão (potência) e o de velocidade do arrame. Pegue uma chapa de 1 mm de espessura por 300 x300 mm limpa, ligue o equipamento e coloque na tensão 1, encoste o bico da pistola na chapa com uma inclinação de 30 graus de forma que você possa ver o arrame fechar o arco, e em seguida acione o gatilho por 3 segundos mais ou menos, o outro botão a velocidade do arrame tem que estar no 2 ou 3. Neste momento faça vários testes movimentando só o botão da velocidade do arrame, para mais ou menos, o barulho no momento da solda, deve ser parecido a um zumbido de abelha. Faça sempre este processo quando mudar de tensão, e comece sempre da tensão 1 que provavelmente na tensão 3 a solda terá mais penetração.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  86. 26 de Janeiro de 2015  15:14 por Hugo Medola Responder

    Boa tarde Srs.

    Qual maquina mig que posso utilizar para uma soldagem de chapa 8mm constante ?

    • 30 de Janeiro de 2015  16:59 por O Clube Responder

      Olá Hugo obrigado pelo seu comentário!

      Na máquina de solda existe o botão de tensão (potência) e o de velocidade do arrame. Pegue uma chapa de 1 mm de espessura por 300 x 300 mm limpa, ligue o equipamento e coloque na tensão 1, encoste o bico da pistola na chapa com uma inclinação de 30 graus de forma que você possa ver o arrame fechar o arco, e em seguida acione o gatilho por 3 segundos mais ou menos, o outro botão a velocidade do arrame tem que estar no 2 ou 3. Neste momento faça vários testes movimentando só o botão da velocidade do arrame, para mais ou menos, o barulho no momento da solda, deve ser parecido a um zumbido de abelha. Faça sempre este processo quando mudar de tensão, e comece sempre da tensão 1 que provavelmente na tensão 3 a solda terá mais penetração.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  87. 28 de dezembro de 2014  13:40 por OLINO G BRIAO Responder

    eu tenho uma maquina de solda mig recen comprada e uma maquina balmer 250 gostaria de saber qual
    amperagem e qual regulagen de gas no manometro p soldar chapa grossa
    agradeço se me ajudar

    • 30 de dezembro de 2014  16:50 por O Clube Responder

      Olá Olino obrigado pelo seu comentário!

      Vamos tentar auxiliá-lo.
      Na máquina de solda existe o botão de tensão (potência) e o de velocidade do arrame; Pegue uma chapa de 1 mm de espessura por 300 x 300 mm limpa; Ligue o equipamento e coloque na tensão 1, encoste o bico da pistola na chapa com uma inclinação de 30 graus de forma que você possa ver o arrame fechar o arco, em seguida acione o gatilho por 3 segundos mais ou menos, o outro botão de velocidade do arrame tem que ser 2 ou 3. Neste momento faça vários testes movimentando só o botão da velocidade do arrame, para mais ou menos, o barulho no momento da solda, tem que parecer ao zumbido de abelha. Faça sempre este processo quando mudar de tensão e comece sempre da tensão 1, provavelmente na tensão 3 a solda terá mais penetração. A regulagem do gás é feita pela espessura de arrame que você tem, ou seja, arrame 0,8 mm na regulagem colocar de 8 a 10 litros no manômetro.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  88. 23 de dezembro de 2014  20:03 por orlando Responder

    Para soldar chapa fina automotiva qual velocidade do arame pressao do gas argonio e potência que devo usar na máquina mig mag 170 da gamma estou usando arame 0,8 comum mas nao estou conseguindo soldar aguardo respostas obrigado

    • 30 de dezembro de 2014  16:44 por O Clube Responder

      Olá Orlando obrigado pelo seu comentário!

      Vamos tentar auxiliá-lo.
      Na máquina de solda existe o botão de tensão (potência) e o de velocidade do arrame; Pegue uma chapa de 1 mm de espessura por 300 x 300 mm limpa; Ligue o equipamento e coloque na tensão 1, encoste o bico da pistola na chapa com uma inclinação de 30 graus de forma que você possa ver o arrame fechar o arco, em seguida acione o gatilho por 3 segundos mais ou menos, o outro botão de velocidade do arrame tem que ser 2 ou 3. Neste momento faça vários testes movimentando só o botão da velocidade do arrame, para mais ou menos, o barulho no momento da solda deve ser parecido ao zumbido de abelha. Faça sempre este processo quando mudar de tensão e comece sempre da tensão 1, provavelmente na tensão 3 a solda terá mais penetração.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  89. 17 de dezembro de 2014  11:05 por mauricio rezende Responder

    Gostaria de saber se uma MiG 250 solda chapas de ferro de 4 mm. E qual arame utilizar. E o tipo de gás.

    • 19 de dezembro de 2014  15:12 por O Clube Responder

      Olá, Mauricio obrigado pelo seu comentário!

      Para esta espessura de chapa(4 mm) o melhor arame é o 0,8, quanto ao gás de proteção 85% argônio e 15% Co2 (mais conhecido como gás mistura), a porcentagem varia muito em relação aos fabricantes.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  90. 16 de dezembro de 2014  2:15 por Wellington Rodrigo Responder

    Meu amigo preciso de uma dicas para reparar a lataria de um veículo.
    Vou usar uma máquina de solda Esab 187M com mistura de proteção 85% argônio e 15% Co2
    Diâmetro que irei usar é de 0,8mm.
    Gostaria que você me indicasse uma referência de arame para ser usado com essa mistura.
    Agradecido pela atenção.

    • 19 de dezembro de 2014  15:10 por O Clube Responder

      Olá Wellington obrigado pelo comentário!

      Para a linha automotiva a chapa oscila entre 0,6 a 2,5 mm, o que recomendamos é o arame 0.6 mm, se não encontrar é possível soldar com o arame 0.8 mm.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

      • 20 de dezembro de 2014  0:29 por Wellingoton Rodrigo Responder

        Muito obrigado ao clube das oficinas pela atenção dispensada ao meu email.
        Parabéns pelo suporte técnico.

        • 22 de dezembro de 2014  10:35 por O Clube Responder

          Olá Wellington!

          Nós que agradecemos sua participação no Clube das Oficinas!

          Atenciosamente,

          Equipe Clube das Oficinas.

          • 18 de Março de 2015  1:25 por vinicius

            Boa noite parabéns pelo trabalho,

            Sou iniciante estou querendo restaurar um opala que tipo de máquina de solda seria mas adequado para realizar soldagem no carro

          • 19 de Março de 2015  17:31 por O Clube

            Olá Vinícius obrigado pelo elogio!

            Recomendamos os equipamentos de soldagem do tipo Mig Mag, porque não comprometem as características do aço por excesso de temperatura, é possível realizar ainda, o processo de soldagem com solda por ponto de resistência.

            Atenciosamente,

            Equipe Clube das Oficinas.

  91. 6 de dezembro de 2014  20:17 por Genival Ribeiro Responder

    OlaSrs, comprei uma maquina de solda Bambozzi - mig-mag 250 e estou treinando em peças de aluminio,pois meu maior problema é eliminar totalmente a porosidade.se possivel me oriente .abracos

    • 15 de dezembro de 2014  10:19 por O Clube Responder

      Olá Genival, obrigado pelo seu comentário!

      O processo de solda é muito complexo, pois, existem muitas dicas sobre arame, gás, tensão, espessura da chapa, e etc. Para aplicação deste processo recomendamos que faça um treinamento de soldagem, verifique os treinamentos disponíveis no site www.cesvibrasil.com.br.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  92. 1 de dezembro de 2014  17:14 por Edson Responder

    Boa tarde ! Estou aprendendo a soldar com mig ...
    Para fins automotivo,gostaria de saber qual a pressão do gás que uso
    Soldando chapa automotiva ?
    E minha maquina é flex (com ousem gás ...estou usando argonio e na maquina mostra regularem 1 2 e potência baixa e alta ...estou todo perdido ...

    • 11 de dezembro de 2014  16:08 por O Clube Responder

      Olá Edson obrigado pelo comentário.

      Sobre o equipamento:
      1- Amperagem (150 amperes )
      2- espessura do arrame (0.6 ou 0.8)
      3- gás utilizado (argônio + dióxido de carbono) 08 litros por minuto.
      4- Conciliar a tensão com a velocidade do arrame, no momento da solda. Ex. tensão 1 V 2 e vai regulando a solda, procure uma chapa fina 1 milimetro de espessura.
      5- Recomendamos fazer um treinamento sobre solda.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  93. 17 de novembro de 2014  23:59 por celino vieira da silva Responder

    Boa noite tenho uma maquina de solda mig . gostaria que me informasse qual gas que usarei para soldar ferro e chapa . bs: todos cilindro de gas são igual qual o ideal para solda ferro e chapas.
    abraço: celino

    • 28 de novembro de 2014  17:55 por O Clube Responder

      Olá Celino, agradecemos o envio da sua pergunta.

      O tipo de gás utilizado para a solda MIG MAG é o Argônio + dióxido de carbono, também conhecido como gás mistura.
      Para demais informações, por gentileza, entre em contato.

      Atenciosamente;

      Equipe O Clube das Oficinas.

  94. 12 de novembro de 2014  12:26 por Candinho Responder

    6- Quais impactos podem ser obtidos ao soldar juntas pelo processo GTAW pulsado em relação ao processo TIG convencional?

    • 14 de novembro de 2014  16:38 por O Clube Responder

      Olá Sr. Candinho, obrigado pelo comentário.

      Soldagem TIG (Tungsten Inert Gás) ou GTAW (Gas-Shielded Tungsten Arc Welding) é um processo que utiliza um eletrodo sólido de tungstênio não consumível.
      Os pontos de fusão da soldagem são protegidos por uma atmosfera protetora de gás inerte.
      A soldagem TIG produz uma solda limpa e de alta qualidade.
      Como não é gerada escória, a chance de inclusão da mesma no metal de solda é eliminada, e a solda não necessita de limpeza no final do processo.
      A Soldagem TIG pode ser usada para quase todos os metais e o processo pode ser manual ou automático.
      A soldagem TIG é largamente utilizada para solda com alumínio e com ligas de aço inoxidável onde a integridade da solda é de extrema importância.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Atenciosamente;

      Equipe O Clube das Oficinas.

  95. 31 de outubro de 2014  1:42 por Ateniel Responder

    Foi citado que a Mig(argônio ou hélio puro),pode ser aplicado em materiais ferrosos,está correto?

    • 14 de novembro de 2014  16:44 por O Clube Responder

      Olá Ateniel, obrigado pelo comentário.

      O processo de soldagem MAG solda Aço (materiais ferrosos) tipo de gás argônio +CO2 o famoso gás mistura:

      Os metais ferrosos mais comuns são o aço, o ferro fundido e o ferro laminado. Esses metais são ligas de ferro e carbono, que podem ainda apresentar na sua composição elementos como fósforo, manganês, silício, cobre, enxofre, entre outros. A rigor, possuem uma porcentagem de ferro superior a 90%, daí a denominação de metais ferrosos, uma porcentagem máxima de carbono de 5%, com os demais elementos aparecendo em porcentagens relativamente reduzidas.

      O processo de solda MIG é aplicado em Alumínio. Tipo de gás Argônio ou hélio puro:

      O alumínio é um metal que se destaca pelo conjunto de suas propriedades, pois, além de seu apelo estético singular, apresenta baixa densidade, alta resistência à corrosão, alta condutibilidade térmica e elétrica, boa tenacidade, alta resistência a baixas temperaturas e excelente conformabilidade. A adição de elementos de ligas ao alumínio permite o desenvolvimento de outras propriedades interessantes – como a alta resistência mecânica, por exemplo – que ampliam ainda mais o seu espectro de aplicação.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      atenciosamente,

      Equipe O Clube das Oficinas

  96. 15 de outubro de 2014  21:32 por Marlon Responder

    Boa tarde, estou com dúvida em relação aos tipos de gases, hoje no dia a dia para executar meus serviços (estrutura metálica, galpões, guarda corpo e afins), utilizo a mistura 25% e quando vou fazer uma solda que necessita um melhor acabamento utilizo 100% agornio, mas o que tenho observado a utilização de CO2 puro para soldar, alguns dizem que vale a pena e outros não. O que gostaria de saber qual é a diferença antes de um investir num cilindro CO2

    • 29 de outubro de 2014  18:19 por O Clube Responder

      Olá Marlon, obrigado pelo comentário.

      A questão se refere a processos de solda em itens que não são automotivos (estrutura metálica, galpões, guarda corpo e afins), onde não conhecemos os tipos de aço e finalidades para informarmos a recomendação correta de aplicação.

      Pedimos que procure orientação técnica especifica para esse procedimento.

      Muito obrigado.

      atenciosamente,

      equipe O Clube das oficinas.

  97. 2 de outubro de 2014  14:02 por felipe de pádua Responder

    Bom dia!
    Tenho desejo em adquirir uma solda Mig para utilização na reparação automotiva, qual seria um modelo ou marca custo beneficio no mercado?

    Grato.

    • 29 de outubro de 2014  18:22 por O Clube Responder

      Olá Felipe, obrigado pelo comentário.

      Procure os principais fornecedores de solda MIG em sua região e busque um modelo que atenda bem o seu volume e tipo de serviço. O CESVI Brasil não faz indicações diretas de fornecedores por tratar-se de uma política interna adotada pela empresa.

      Qualquer dúvida que possamos ajudar, por gentileza, entre em contato.

      Atenciosamente;

      O Clube das oficinas

  98. 20 de setembro de 2014  21:15 por luis notavio Responder

    olá boa tarde, eu gostaria de saber se eu substituir o argônio por ar comprimido, eu consigo cortar uma chapa de ferro de 4mm

    • 26 de setembro de 2014  19:06 por O Clube Responder

      Luis, obrigado pela pergunta.
      Não sei qual equipamento você está utilizando para o cortar chapas, nós recomendamos o corte de Plasma que pode ser utilizado com ar comprimido.
      Obrigado.

      Equipe O Clube das oficinas.

  99. 18 de setembro de 2014  1:07 por oldomerllo Responder

    Boa noite amigo , tenho uma mig-mag,quero soldar uma canoa de alumínio chapa de 2 mm. qual arame devo usar .no aguardo oldomerlo@hotmail.com

  100. 1 de agosto de 2014  1:27 por Duaith Aisenral Responder

    Gostei muito das respostas, são bem objetivas. Abraços.

  101. 28 de julho de 2014  20:38 por Nilton Responder

    Olá amigo,gostaria de saber qual a potência da máquina para restauração de carros antigos?
    Gostaria de adquirir uma máquina mas não sei se preciso comprar uma super poderosa dessas aí?
    Desde já obrigado!

    • 17 de setembro de 2014  11:59 por O Clube Responder

      Nilton, obrigado pela pergunta.
      A máquina adequada para fazer soldagem de reparação é uma MIG MAG de 180 Amperes, esta vai atender suas necessidades.

      Atenciosamente,
      O Clube das Oficinas.

  102. 22 de julho de 2014  17:19 por Ernesto Responder

    oi, boa tarde. gostaria de uma informacao. qual modelo de solda Mig ou tig eu precisaria adquirir para realizar soldas em tubos de aluminio de 0,8 a 2 mm de espessura? quais materiais seriam obrigatorios ? Tem algum curso disto?

    • 28 de julho de 2014  13:19 por O Clube Responder

      Olá, Ernesto.

      Recomendamos pesquisar máquinas que já possuam um programa de auto setup para facilitar a calibração para diferentes tipos de chapas e ligas para alumínio.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

    • 28 de julho de 2014  13:23 por O Clube Responder

      Olá, Ernesto.

      Recomendamos pesquisar máquinas que já possuam um programa de auto setup para facilitar a calibração para diferentes tipos de chapas e ligas para alumínio.

      Confira a grade de cursos do Centro de Treinamentos CESVI: http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/treinamentos

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  103. 21 de julho de 2014  15:27 por matheus da silva roem Responder

    ola , gostaria d e saber se para eu soldar um portao ou uma chapa d e ferro ou um metalon ou um cano na solda MIG posso soldar com co2 , ou preciso de soldar com mistura . pois o co2 e bem mais barato que a mistura . Estas soldas sao para seralheria .e QUAL O ARAME E O MAIS APROPRIADO O 0.8 OU 1.0, DESDE JA OBRIGADO

    • 28 de julho de 2014  13:11 por O Clube Responder

      Olá, Matheus.

      O melhor resultado é a utilização do gás mistura com arame de 0.8.

      Abraço.

      Equipe Clube das Oficinas

  104. 9 de julho de 2014  5:45 por fabio Responder

    Olá,
    quero construir um quadro de motocicleta, mas ainda não tenho conhecimento quanto os equipamentos e materiais de solda eu devo utilizar. Estas maquinas de solda mig sem gás servem para o meu objetivo? Poderiam me dar um dica dos materiais que preciso ter para realizar esta montagem? Farei nos fins de semana como um rob.

    Agradeço muito pelas informações.

    • 14 de julho de 2014  15:49 por O Clube Responder

      Olá, Fabio.

      Se é para fins de hobby, a solda atende, porém é necessário um pouco de experiência no seu manuseio. Quanto aos equipamentos, uma lixadeira, cortadeira manual, furadeira, morsa, bancada, e ferramentas menores, como arco de serra, martelo, talhadeira, etc. Não se esqueça dos EPIs: óculos, luvas, máscaras de solda.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  105. 1 de julho de 2014  14:28 por Yann Perez Responder

    Bom dia! Gostaria se saber se poderia utilizar uma mistura de 75% Ar e 25% He, para soldar uma chapa de alumínio com máxima eficiência, com espessura 5 mm. Para se obter uma boa qualidade tanto do cordão de solda como da junta. E se não for possível poderia por favor me explicar o por que?

    Desde já agradeço a sua atenção!

    • 3 de julho de 2014  18:08 por O Clube Responder

      Olá, Yann. Tudo certo?

      Para fazer a soldagem de chapas em alumínio com um bom acabamento, você pode utilizar o gás argônio puro. Agora, para melhorar a eficiência, pode trabalhar com o gás hélio puro. Hoje, o gás mais utilizado para soldagem em alumínio é o argônio, devido ao preço.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  106. 22 de Março de 2014  19:28 por Marcos Responder

    Boa tarde!!! temos que soldar umas chapas de Inox
    316 ( super finas) tipo 0,2 , 0,4 mm, em uma outra
    peça de Inox 316, esta porem mais grossa, como
    podemos fazer??? que processo podemos usar ???

    Obrigado pela atenção

    • 17 de Abril de 2014  15:05 por O Clube Responder

      Olá, Marcos. Tudo certo?

      Produzimos um vídeo com nosso funileiro aqui do CESVI, onde ele explica o processo para você. Confira:
      https://www.youtube.com/watch?v=knaXiVeaXYE&list=PL9ehAo2inndcUBoUpt3W6HdoeM-s_3Dqc

      Qualquer eventualidade nos informe.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  107. 7 de outubro de 2013  14:16 por fabio Responder

    Olá,gostaria de saber como se inicia o processo de solda Mig Mag
    De como preparar a máquina,inicio e fim.
    Tipo um fluxograma.

    Desde já obrigado!

    • 19 de novembro de 2013  16:32 por O Clube Responder

      Olá, Fabio. Veja se algum dos posts abaixo poderá lhe auxiliar: http://clubedasoficinas.com.br/?s=solda+mig&search=Search

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.