PASSO A PASSO – Pequenos reparos em plástico de para-choque

 

Os plásticos usados na produção dos para-choques automotivos são, em sua maioria, os termoplásticos. Esse tipo é fácil de ser trabalhado e pode ser reparado mesmo quando houver ruptura ou trincas.

Pode ser reparados por dois processos:
– Solda com vareta.
– Técnica de adesão.

Dependendo do processo escolhido, você deve usar alguns desses equipamentos e produtos:

– Equipamentos: soprador térmico, espátula, taco de borracha, furadeira e clipador térmico.
– Produtos: veda-choque, massa poliéster para plástico, lixas, seladora para plástico, primer, flexibilizante, texturizador, fosqueador, desengraxante antiestático, pano pega-pó, tinta e verniz.

Caso tenha alguma dúvida sobre a composição do plástico que será trabalhado, confira na marca interna de código da peça. Mas ressaltamos que a maioria é termoplástico mesmo.

Veja a seguir o passo a passo que criamos exclusivamente para o Clube das Oficinas, para você sempre obter os melhores resultados nos pequenos reparos de plástico de para-choque.

1. Procure uma marcação como essa na parte interna da peça. As quatro últimas letras, neste caso, indicam a composição do material. EPDM – Ethylene Propylene Diene Monomer – um tipo de termoplástico.

2. Analise se o dano na peça plástica se trata de um risco, trincado ou amassado. Neste passo a passo, o dano apresentado é um amassado, e não há acesso para desenvolver o trabalho sem a retirada do para-choque.

3. Limpe a peça a ser reparada com água e detergente neutro, para remover possíveis gorduras e impurezas.

4. Como não há acesso, vamos lixar a área a ser trabalhada com lixa 80. Caso haja acesso, aplique soprador térmico com bico redutor na região amassada, para recuperar o nivelamento do plástico com o auxílio de uma espátula pela região interna da peça.

5. Insira a ferramenta com ponta soberba para efetuar o repuxo e reparo do amassado – com a ajuda do soprador térmico com bico redutor. Esse passo também pode ser feito soldando uma vareta na região amassada para puxar o dano.

6. Faça a soldagem ou use técnica de adesão. Aqui usamos veda-choque para cobrir o furo. Lixe a área de trabalho com lixa 80 e 150 para nivelar o reparo.

7. Caso seja necessário fazer um nivelamento do reparo nesse ponto, use massa poliéster para plástico. Prepare e aplique a massa poliéster para plásticos até preencher as saliências, seguindo orientação do fabricante do produto (verifique se precisa aplicar selador de aderência antes da massa).

8. Lixe a massa poliéster aplicada com lixa 80, 150 e 220 ou conforme orientação do fabricante.

9. Faça o mascaramento das peças adjacentes e limpe com desengraxante a peça reparada. Se ficar alguma parte do plástico totalmente descoberta, será preciso aplicar promotor de aderência antes do primer PU com flexibilizante.

10. Prepare e aplique o primer PU com flexibilizante conforme orientação do fabricante.

11. Lixe o primer com lixa P320 e taco de borracha.

12. Finalize o lixamento com roto-orbital com interface e disco de lixa P600.

13. Mascare para o processo de pintura.

14. Aplique a tinta no reparo espalhando para não manchar. Recomenda-se esperar o intervalo de 5 a 10 minutos entre as demãos. Use o pano pega-pó.

15. Finalize o processo, aplique o verniz PU com flexibilizante na peça reparada e espere a secagem conforme pictograma do fabricante.

OBS: Se necessário, faça o polimento. O uso dos EPIs é necessário em todo o processo.

TEXTO: Erivan Prado e João Daniel

128 Comentários

  1. 18 de setembro de 2018  0:34 por Rose Bonassi Responder

    Ao dar ré bati na placa do carro estacionado, é um carro velho, causou uma pequena trinca de uns 3 cm. Tem como arrumar sem ter que trocar uma vez que em nada danificou que impedisse de continuar a usá-lo? No meu nada fez pq foi de leve.
    Obrigada se puder me ajudar!

    • 20 de setembro de 2018  18:24 por O Clube Responder

      Olá Rose, obrigado pelo seu comentário.
      É necessário que você consulte uma oficina de funilaria para saber se o dano é passível de reparo.

      Se pudermos ajudar em algo mais, nos avise!

      atenciosamente;

      Equipe Clube das Oficinas.

  2. 16 de agosto de 2018  0:21 por Yann Responder

    Bacana o site.
    Gostaria de tirar uma dúvida, recentemente comprei um peugeot 207 e por um descuido dei uma ré leve onde não vi um tubo de ferro, assim bati meu para choque traseiro bem de canto, onde ele deu uma pequena diferença, ficou mais caido que o do outro lado. Além disso fez um trinco pequeno na pintura, fez uma “teia de aranha”. Gostaria de saber oq deveria fazer pois nao tenho conhecimento e não sei oq fazer pra tirar esses pequenos detalhes. Obrigadoo

    • 3 de outubro de 2018  17:38 por O Clube Responder

      Olá, Yann.

      Neste caso, recomendamos que, primeiro, você verifique se não danificou os pontos de fixação do parachoque.

      Quanto à pintura, deverá ser refeita.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  3. 14 de Março de 2017  20:04 por Rodrigo Responder

    Boa tarde. A base do retrovisor do meu carro é preso à lataria por 3 travas, dessas 3 duas estão quebradas. Vi que é possível cola-las, tentei com super bom ter mas soltou. Essa cola adere ao plástico de retrovisores externos? Obs.: as travas na verdade são "canudos" plásticos circulares com rosca interna onde fica os parafusos, e quebraram na base.

    • 4 de Abril de 2017  13:22 por O Clube Responder

      Olá Rodrigo, o CESVI indica que você troque a peça, colocando uma peça genuína de qualidade.

  4. 25 de Janeiro de 2017  12:01 por Carol Responder

    Oi, bom dia!

    O para-choque é da cor do carro, porém gostaria de deixa-lo preto (o comum borrachão), é possível fazer a remoção total da tinta e deixa-lo preto?

    Obrigada!

    • 23 de Março de 2017  17:46 por O Clube Responder

      Olá Carol, obrigado

      Você pode aplicar removedor de tinta, porém não dará uma qualidade esperada.

      atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas.

  5. 8 de dezembro de 2016  11:56 por Washington Responder

    Bom dia . . . parabéns pelo site e dicas aqui fornecidas.
    Eu tenho um Tipo e o para barro ,ou seja a caixa plástica que protege o para-lamas dianteiro está soltando da parte metálica .
    Esse adesivo aqui citado pode ser usado para colar as partes ,plástico com metal ?
    Grato pela atenção onde aguardo um breve retorno.

    • 2 de Fevereiro de 2017  18:31 por O Clube Responder

      Olá Washington, obrigado pelo comentário.

      Você pode usar o adesivo citado, mas vale lembrar que a superfície deve está limpa e desengraxada.

      Atenciosamente,

      Equipe clube das oficinas.

  6. 5 de dezembro de 2016  18:31 por Bronco Responder

    "Pequeno reparo"??? Putz...

    • 14 de dezembro de 2016  19:01 por MM Responder

      Imagine se fosse um grande reparo...

  7. 2 de dezembro de 2016  20:47 por Celso Responder

    Boa Tarde! Bati o para-choque traseiro do meu carro numa quina e, como consequência, ficou um amassado vertical reto, não muito grande e não furou. Perguntei em uma oficina sobre o reparo e me falaram que tem que usar massa para nivelar. Minha pergunta é: A massa é obrigatória em todos os casos? Será que um soprador térmico aplicado por dentro da peça não seria suficiente para que ela chegue na posição correta? Ou mesmo a aplicação de soprador térmico por fora e algum objeto por dentro para ajudar a remodelar?
    Agradeço desde já a atenção dispensada.

    • 17 de Janeiro de 2017  11:01 por O Clube Responder

      Olá Celso, obrigado pelo comentário.

      As técnicas para reparo de peças plásticas podem envolver o soprador para retirar grandes ondulações e para os detalhes menores com o micro trincas ou perda de material por raspagem podem ser preenchidos com massa específica para plástico que apresenta flexibilidade para esta utilização. A utilização de massa serve apenas para preencher pequenas fissuras no plástico que se não forem corrigidas aparecerão na pintura.

      atenciosamente.

      Equipe clube das oficinas.

  8. 24 de novembro de 2016  17:51 por Leonardo Responder

    Boa tarde...tem algum email que possa estar mandando a foto do estado do meu parashoque para opinarem se tem concerto ou n...se tiver deixe aqui....iria ser de grande ajuda.

    • 17 de Janeiro de 2017  10:44 por O Clube Responder

      Olá Leonardo, obrigado pelo comentário.

      Muitas vezes a foto externa não apresenta detalhes como os pontos de fixação e estruturais do para choque. A avaliação poderá ser feita pela oficina que presta serviço de reparo, com o parecer do profissional que fará o reparo.

      atenciosamente.

      Equipe clube das oficinas.

  9. 5 de novembro de 2016  10:01 por PAULO LUIZ Responder

    Bom dia
    Parabéns ótimas dicas gostei muito do seu site
    Gostaria que me tirasse uma duvida vou fazer uma recuperação no meu para choque e na parte onde vou fazer o isolamento vou passar a fita adesiva em volta minha duvida.
    Quando termina vou retira a fita isto não deixara a marca da fita em volta da parte pintada poderia me dar uma dica como devo proceder para que isto não ocorra.Pois é minha primeira experiência

    • 23 de novembro de 2016  11:11 por O Clube Responder

      Olá Paulo, o correto é fazer o retoque sem fita alastrando para as áreas adjacentes, com finalização de aplicação de verniz na peça toda se possível.

      atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas.

  10. 26 de outubro de 2016  12:40 por Saulo Responder

    Bom dia! Existe alguma cola Veda Choque de cor preta? Tenho um tanque de combustivel em plastico dessa cor e queria evitar pintura.

    • 23 de novembro de 2016  11:35 por O Clube Responder

      Olá Saulo, verifique a compatibilidade de produtos de reparação para plástico e a compatibilidade com combustíveis. O fato de reparar o plástico do tanque não garante a compatibilidade com o combustível.

      atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas

  11. 11 de outubro de 2016  22:51 por Adriano Cabral Responder

    Olá, Parabéns, ótima máteria.
    Gostaria d saber se para personalizar um parachoque na cor do veículo é necessario alongar a pintura para os paralamas??

    • 23 de novembro de 2016  12:20 por O Clube Responder

      Olá Adriano, ao alongar a tinta você evita diferenças de tonalidade entre a tinta velha e a nova, se possível alonge nos paralamas.

      atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas.

  12. 19 de setembro de 2016  13:46 por Sávio Pereira Responder

    Possuo um ASX 2011, e a parte preta do parachoque traseiro (sem pintura) está com 2 ressaltos, provavelmente causados pela viga interna do parachoque.´Esse tipo de dano tem reparo?

    • 23 de novembro de 2016  10:37 por O Clube Responder

      Olá Sávio, tem sim, veja o processo de pintura de peças plásticas no blog.

      atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas

  13. 11 de agosto de 2016  10:46 por Felype Responder

    Olá amigo, parabéns pelo Post! Muito bem explicado!

    Tenho uma Montana pintada com vermelho pepper e, recentemente, raspei o parachoque e somente a tinta saiu, sem afetar o parachoque.

    É necessário aplicar massa para aderência à tinta, somente fundo PU ou aplico a tinta direto?

    Desde já, agradeço!

    • 3 de novembro de 2016  18:17 por O Clube Responder

      Olá Felype, obrigado pelo comentário.

      Se há a exposição do plástico, terá que usar primer para plástico, base e verniz com elastificante.

      atenciosamente.

      Equipe clube das oficinas

  14. 26 de julho de 2016  18:45 por Gabriel Responder

    Olá amigo, primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo site. Muito bacana!!!
    Estou com uma dúvida.

    Minha esposa raspou o parachoque da frente em um meio fio alto. Não furou, apenas saiu a tinta. Sairia muito caro concertar isso? Terei que pintar o parachoque todo?

    Obrigado.

    • 8 de agosto de 2016  13:47 por O Clube Responder

      Olá Gabriel, obrigado pelo comentário.

      Não podemos avaliar o grau do dano, por isso, recomendamos que leve a uma oficina de funilaria e pintura para analise.

      atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas.

  15. 30 de junho de 2016  13:19 por Marco Antonio Vigetti Responder

    Comprei uma Tucson recentemente e gostaria de saber se pode ser pintados os puxadores interno das quatro portas, pois estão riscados e são pretos. Gostaria também que me fosse indicado uma oficina de Campinas/SP onde eu resido.

    • 19 de julho de 2016  18:04 por O Clube Responder

      Olá Marco Antonio, obrigado pelo comentário.

      As pinturas plásticas necessitam de primer específico para aderência e peças internas que constantemente tem o contato da mão podem apresentar o desplacamento da tinta ao longo do tempo.

      atenciosamente;

      Equipe clube das oficinas.

  16. 28 de junho de 2016  23:31 por Dino Liberal Responder

    Possuo um audi a1 cor prata com 50.000KM, ONTEM, no shoping, um carro verde encostou e largou tinta verde. Deixou,também, alguns arranhões no para choque dianteiro de plástico Em suma,arranhou a pintura e agrediu o plástico em 8 cm de largura .Fui, hoje, em oficina, " Martelinho de Ouro " que me prometeu executar o serviço em 3 horas sem dar explicação de como o serviço seria executado. Estou deveras preocupado. Pergunto: devo pintar todo o para choque ou apenas dar um retoque. Como fazer
    esse serviço. Aqui, em Rio de Janeiro, é muito difícil encontrar profissional qualificado e com
    credibilidade. Vcs não têm indicação de oficina CESVI BRASIL em Rio de Janeiro. Grato

    Em tempo : Não consigo entrar neste site www. cesvibrasil.com.br/site.aspx/oficinas-certificadas - dá erro - Diz : Página não existe.

    • 4 de julho de 2016  12:51 por O Clube Responder

      Olá Dino, obrigado pelo comentário.

      O CESVI BRASIL não recomenda profissionais, seria interessante você verificar no link http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/oficinas-avaliadas dentro da sua cidade.

      atenciosamente;

      Equipe clube das oficinas.

  17. 14 de junho de 2016  17:51 por Ricardo Responder

    Olá! Preciso de uma ajuda. Preciso fazer o reparo da pintura do para-choque do meu Gol. O que acontece é que a cor dele é branco, e como posso fazer para repintar apenas o local danificado sem ficar manchado? É possível? No caso, a tinta nova é mais clara do que a do veículo. Tem como escurece-la um pouco? Obrigado.

    • 7 de julho de 2016  17:25 por O Clube Responder

      Olá Ricardo, obrigado pelo comentário.
      Para este caso o correto é fazer um acerto de cor juntamente com um profissional colorista que fará alterações na formula original até chegar ao padrão de cor presente do parachoque.
      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  18. 6 de junho de 2016  22:00 por Claudiovani Araujo Responder

    Boa noite,

    As maçanetas e retrovisores de um carro que comprei recentemente, foram pintadas sem preparação nenhuma, não foi aplicado primmer, enfim ficou uma m.. tem varios posntos descascando, Agora vem a grande pergunta, quero retirar a pintura e deixar na cor original , preto poroso. Como posso retirar essa tinta e deixar como era anteriormente? Abraços

    • 16 de junho de 2016  18:18 por O Clube Responder

      Olá Claudiovani, obrigado pelo comentário.

      Infelizmente não. O plástico irá ficar com marcas de ressecamento após aplicar o removedor portanto não recomendamos esse processo.
      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  19. 3 de junho de 2016  11:33 por Renato Responder

    Olá bom dia, o meu parachoque está com um pequeno trincado, como se fosse estrias, preciso pintar tudo ou dá para reparar só na região?

    • 16 de junho de 2016  18:14 por O Clube Responder

      Olá Renato, obrigado pelo comentário.

      Provavelmente se estiver trincado será necessário um repintura. Verifique com um especialista em pintura para melhor análise.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  20. 27 de Maio de 2016  15:33 por Otaniel Santana Responder

    São Vicente - Cabo Verde, Boa tarde
    Outro carro bateu no para-choques traseiro do meu veiculo provocando deformações e um rasgo com 40 cm de comprimento,... Pergunto qual a vossa opinião técnica,... dá para reparar com soldadura e ficar perfeito?
    A Seguradora recorreu a um soldador que diz que é possível soldar e fica muito mais barato do que um para-choques novo, mas eu preferia substituir. Qual é vossa opinião?

    • 9 de junho de 2016  11:57 por O Clube Responder

      Olá Otaniel, obrigado pelo comentário.
      Tudo depende de onde foi o dano, não é possível dar diagnostico sem observar a peça, recomendamos levar a uma oficina especializada.

      atenciosamente;

      Equipe clube das oficinas.

  21. 18 de Maio de 2016  21:48 por Ronaldo Responder

    Posso usar o fundo universal em plásticos?

    • 2 de junho de 2016  19:56 por O Clube Responder

      Olá Ronaldo obrigado pelo comentário!

      Sim, pode ser utilizado desde que se utilize a seladora para plástico.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas

  22. 5 de Abril de 2016  9:27 por marcos vinicius Responder

    gostei muito da esplicasao simples facil de entender obrigado

  23. 1 de Abril de 2016  19:17 por LUANA CASTILHA Responder

    BOA TARDE!
    TENHO UMA BIZ 2010 E QRO UMA TINTA PERMANENTE PARA A PARTE PLÁSTICA DELA, O QUE POSSO USAR PARA ESSE PLÁSTICO?

    • 4 de Abril de 2016  13:32 por O Clube Responder

      Olá Luana obrigado pelo comentário!

      Para mais informações e consultas sobre esse processo consulto nosso Passo a passo do Clube das oficinas - Pintura de peça plástica https://www.youtube.com/watch?v=kIw5sTqLyfs
      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  24. 16 de Março de 2016  11:38 por Rômulo Responder

    Bom dia e parabéns pelo site! Queria saber porque comprei um palio weekend Adventure novo ele não tem nem 500 km rodado e do nada apareceu com um arranhão no paralamas de plástico dianteiro na garagem. Segundo minha mãe não foi ela e nem meus sobrinho, eu não fui, fica a dúvida. Mas minha pergunta e se tem como tirar este arranhão no Paralamas de plástico deixando com aparência de original, e quem pode fazer este trabalho pra mim? Desde já obrigado.

    • 23 de Março de 2016  12:58 por O Clube Responder

      Olá Rômulo obrigado pelo comentário!

      É recomendado que consulte um pintor de sua confiança para melhor análise do problema.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  25. 6 de Fevereiro de 2016  5:06 por Marcio Responder

    bom dia, possuo um Vectra elite 2006 e a moldura do painel está arranhada, sabe qual a cor e o procedimento para restaurar, lembrando que tem que ser a cor exata pois o radio é da mesma cor e não é possível pintar a sua frente.

    • 16 de Fevereiro de 2016  16:37 por O Clube Responder

      Olá Marcio obrigado pelo comentário!

      Recomendamos que você leve a moldura em uma casa de tinta, o colorista vai te dizer a cor, a restauração e o passo a passo de reparação em plástico. Boa sorte.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  26. 26 de Janeiro de 2016  19:10 por wilson vecchiato Responder

    Achei muuuuito bom este site "clubedas oficinas" e pretendo ve-lo sempre a partir de hoje.

    Tenho problema com molduras de acabamento de para-lamas, estão riscadas e quero recupera-las, mas não com repintura, apenas recupera-la (lixa + algum preenchedor + etc...). Poderia dizer como recuperar estes tipos de peças e deixa-las com aspecto de originais?

    • 3 de Fevereiro de 2016  17:26 por O Clube Responder

      Olá Wilson obrigado pelo comentário e elogio!

      A recuperação dessas molduras sem repintura, é só na base de texturização, quanto aos risco preencha com massa para plástico e prepare conforme o processo de pintura, recomendo um treinamento de processo de reparação de plástico no CESVI BRASIL, visite o site de treinamento. Boa sorte.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  27. 25 de Janeiro de 2016  18:29 por André Oliveira Responder

    Olá amigos!
    Tenho um Lancer GT cuja moldura cromada dianteira, que é feita de plástico rígido, soltou (e levantou) em um dos lados devido a uma ou duas presilhas internas que quebraram... O veda-choque pode ser utilizado para "colar" este trecho da moldura de volta em seu local de origem? Caso não seja adequado, existe outra maneira e/ou produto que eu possa utilizar para este fim sem ter que trocar a moldura inteira?
    Muito grato.

    • 3 de Fevereiro de 2016  17:21 por O Clube Responder

      Olá André obrigado pelo comentário!

      Normalmente utilizamos fita dupla face para fixar as molduras, limpe bem as faces aplique um promotor de aderência, ou passe álcool isopropílico. Boa sorte.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  28. 4 de Janeiro de 2016  19:29 por Eudes Gomes Responder

    Boa tarde!
    Vou perguntar aos especialistas, vocês mandam muito bom.

    Dei aquelas famosas resvaladas no para traseiro do meu Fiesta e ficaram alguns arraões, o parachoque é da mesma cor do carro prata riviera, se eu usar lixar d´agua fina resolve, ameniza?

    Obrigado.

    • 13 de Janeiro de 2016  13:33 por O Clube Responder

      Olá Eudes obrigado pelo comentário!

      Aplique um polimento local. Se não resolver, só pintando novamente. Boa sorte.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  29. 1 de Janeiro de 2016  19:10 por conceição de magalhães almeida Responder

    Boa tarde,
    Como faço para recuperar o para-choque de plástico preto? Tenho um Etios Cross, e arranhei o para-choque quando fui estacionar.
    Grata

    • 13 de Janeiro de 2016  13:33 por O Clube Responder

      Olá Conceição obrigado pelo comentário!

      Veda choque é muito bom na reparação. Boa sorte.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  30. 31 de dezembro de 2015  21:06 por Danilo Garcia ferrari Responder

    Boa tarde.
    Estou aprendendo pintar e fiz um parachoque de uma HR,nas laterais estavam onduladas e com massa trincada e faltando pedaços de massa,removi as massas com espátula e lixei, depois passei aderente para plástico e massa plástica comum, passei fundo PUe pintei, ficou liso o parachoque ,mas depois de 2 meses começou aparecer trincos onde passei massa, será que foi porque passei massa plástica comum ,se for qual devo usar, qual marca e onde posso encontrar.
    Obrigado
    Abraço.

    • 13 de Janeiro de 2016  13:32 por O Clube Responder

      Olá Danilo obrigado pelo comentário!

      Aplique veda-choque ou massa poliéster para plástico. Boa sorte.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  31. 30 de dezembro de 2015  9:29 por LAZARO NATAL Responder

    BOM DIA!

    COMO FAÇO PARA REMOVER RESPINGOS DE TINTA DE PINTURA DO PARACHOQUE DE PLASTICO DA STRADA ?

    • 30 de dezembro de 2015  15:45 por O Clube Responder

      Olá Lazaro obrigado pelo comentário!

      Se o para-choque for pintado basta lixar e polir, se não for pintado, vai dar mais trabalho para remover a tinta e se for poliéster pode ser removido com thinner.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  32. 20 de novembro de 2015  2:22 por walbert Responder

    Olá!
    Como faço pra pintar a borracha que fica no meio do parachoque?
    Obrigado

    • 2 de dezembro de 2015  18:40 por O Clube Responder

      Olá Walbert obrigado pelo comentário!

      Normalmente esta borracha tem uma certa textura, é possível fazer a pintura texturizada. Verifique com o fabricante de tinta que você utiliza para saber sobre os procedimentos indicados.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  33. 13 de novembro de 2015  13:57 por Angela Responder

    Bom dia por favor gostaria de saber se tem alguma sera de polimento que tira os pequenos riscos e da uma visão melhor do carro do que as seras de polimentos comuns, aguardo resposta obrigado amei a explicação da reparação vou reparar meu parachoque obrigado ....

    • 2 de dezembro de 2015  18:34 por O Clube Responder

      Olá Angela obrigado pelo comentário!

      Normalmente o que ajuda a remover pequenos riscos são as massas de polimento, a cera tema a função de manter o brilho por mais tempo.
      Primeiro é necessário fazer o polimento com polidores e boinas adequadas e depois aplicar a cera de acabamento.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  34. 3 de novembro de 2015  23:57 por Beto Responder

    Olá tenho um new civic chumbo, estou pintando o parachoque traseiro que já é pintado da cor do carro mas com alguns arranhões, já lixei e retirei as imperfeições, minha dúvida é antes da aplicação da tinta tenho que aplicar o fundo já que a peça é pintada ? e após a pintura antes do veniz tenho que lixa-lo novamente ?
    Grato

    • 6 de novembro de 2015  19:14 por O Clube Responder

      Olá Beto obrigado pelo comentário!

      Após o lixamento é necessário fazer a limpeza com desengraxante anti estático, depois aplicar a seladora para dar maior aderência aos demais produtos, e em seguida, aplicar primer poliuretano com flexibilizador, após a secagem fazer o lixamento e aplicar a tinta e o verniz sem lixar a tinta.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

      • 5 de Janeiro de 2016  14:33 por fabio Responder

        OI Clube das oficinas,
        Eu entendi que é preciso colocar flexibilizante no primer PU e no Verniz PU, e na tinta poliester também? No meu caso o meu para-choque que é da cor do carro, irei realizar o reparo numa área dele, mas na outra esta tudo certo, porém vou pintar a peça toda, na área que está sem problemas, eu lixo levemente o verniz e aplico seladora e primer em toda a peça assim como na parte reparada, ou na área boa somente uma lixa 600 ? Obrigado

        • 13 de Janeiro de 2016  13:35 por O Clube Responder

          Olá Fábio obrigado pelo comentário!

          É isto mesmo, primer no local reparado e lixa 600 na área boa. Boa sorte.

          Atenciosamente,

          Equipe Clube das Oficinas.

  35. 2 de novembro de 2015  10:34 por Sidney Pellegrini Responder

    Olá. Veículo New Fiesta 2016/2015 branco tem uma pintura que parece uma tinta plástica no para-choque. Encostou em outro carro enquanto eu estacionava em vaga apertada e não arranhou, mas machucou a pintura. É como se tivesse puxado a tinta plástica pra cima e rasgado a pintura que agora tem rebarbas voltadas pra cima. Tinta esquisita usada nesse carro. Que tinta é essa? Tem como recuperar com micro pintura? O carro tem 1.500km vale o custo do reparo?

    • 6 de novembro de 2015  19:05 por O Clube Responder

      Olá Sidney obrigado pelo comentário!

      A tinta é poliéster e você deve fazer a preparação com lixamento para igualar o desnível causado pelo trincamento da tinta, em seguida fazer a limpeza com desengraxante anti estático, depois aplicar uma seladora para dar aderência nos demais produtos. Aplique na sequência o primer poliuretano com flexibilizador, após a secagem fazer o lixamento, aplicar a tinta e o verniz se necessário.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  36. 23 de outubro de 2015  21:46 por Bruno Responder

    Ola tenho um punto2013 pois no parachoque dianteiro tem uma parte de plastico nessa parte deu uma amassadinha,oque posso fazer para retira-la? Excelente site...

    • 5 de novembro de 2015  16:19 por O Clube Responder

      Olá Bruno obrigado pelo comentário e elogio!

      Se o risco afetou a tinta é necessário fazer o lixamento até desaparecer o risco, nesta hora vai aparecer o plástico, e em seguida é preciso fazer a limpeza com desengraxante anti estático, aplicar uma seladora para dar maior aderência aos demais produtos, e depois esta etapa é preciso aplicar o primer poliuretano com flexibilizador, depois de seco faça o lixamento e aplique a tinta e o verniz.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  37. 15 de outubro de 2015  15:28 por luiz Responder

    Parabens pelo Site!!!
    O parachoque do meu Civic está com alguns arranhões, grandes e pequenos.
    Não estão furados nem rachados.
    Qual o procedimento para eu tentar arruma-los em casa.
    Estou aposentado e preciso de ocupar, kkkkk
    Desde já agradeço a sua atenção.

    • 23 de outubro de 2015  18:09 por O Clube Responder

      Olá Luiz obrigado pelo comentário!

      Primeiramente remova o para choque do veículo, em seguida lixe as área danificadas e aplique massa poliéster nestas regiões, lixe quando estiver seca, e aplique a seladora para plástico aguardando mais ou menos uns 10 minutos, depois é só aplicar o primer poliuretano e lixar quando estiver seco, e por último aplique a tinta e o verniz.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  38. 13 de outubro de 2015  15:24 por Beto Fiorilli Responder

    Boa tarde,

    Tenho uma antena shark do vectra elite porém está com pintura fosca e com alguns buracos, provavelmente batida de pedra, o que seria necessário para restaura-la e pintar na cor preto nothura ?

    Obrigado

    • 23 de outubro de 2015  18:05 por O Clube Responder

      Olá Beto obrigado pelo comentário!

      Neste caso deve ser utilizado o processo para pintura de peças plásticas com seladora, primer com flexibilizador e desengraxante anti estático.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  39. 7 de outubro de 2015  19:02 por celia Responder

    Adorei Tutorial.
    passe seu email.

    • 8 de outubro de 2015  18:56 por O Clube Responder

      Olá Celia obrigado pelo comentário!

      Você também pode receber novidades do CESVI BRASIL por meio da nossa página no Facebook – facebook.com/Cesvibrasil , Twitter – twitter.com/Cesvibrasil e ter acesso aos vídeos pelo nosso canal no YouTube – youtube.com/user/CESVIBRASIL.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas

  40. 7 de outubro de 2015  13:02 por JOÃO AMÉRICO RASPA Responder

    Bom dia, por favor poderia me ajudar, tenho uma captiva 2011 com para choque preto, tipo plastico preto sem pintura da cor do carro, que sofreu avarias leves porem precisa ser reparado, tem possibilidade de ser reparado mantendo na cor preta ou terei que pinta-lo da cor do carro. Como devo proceder.
    grato

    • 23 de outubro de 2015  18:04 por O Clube Responder

      Olá João obrigado pelo comentário!

      Neste caso é possível fazer a reparação e em seguida pintar com aditivo texturizado que vai deixá-lo nas condições semelhantes ao original de fábrica.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  41. 4 de outubro de 2015  1:24 por Giusepe Responder

    Comprei uma Mercedes 0km e com 250 km ela foi manobrar (manobra sozinha) para estacionar e acabou encostando o para choque traseiro em um poste de ferro daqueles baixos. Arranhou a pintura e agrediu o plástico uns 4 cm de largura . Pergunto: devo pintar todo o para choque ou apenas um retoque? Lembro que a pintura é zero.

    • 23 de outubro de 2015  17:58 por O Clube Responder

      Olá Giusepe obrigado pelo comentário!

      Pode fazer apenas um retoque que manterá a originalidade da peça afetada, mesmo o veículo sendo 0 KM.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  42. 18 de setembro de 2015  20:24 por Arthur Responder

    Olá! Preciso recuperar o para choque de um Onix que deu uma encostada num carro com engate e soltou aquelas aletinhas da entrada de ar. Qual o melhor procedimento? qual material devo usar?

    • 29 de setembro de 2015  12:10 por O Clube Responder

      Olá Arthur obrigado pelo comentário!

      Neste processo, é remondado a utilização da massa epóxi tipo veda choque, utilizando a técnica de adesão.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  43. 31 de agosto de 2015  20:33 por Adilson Responder

    Boa tarde, gostaria de saber se tem como recuperar para choque queimado de escape? O calor da saída derreteu a área onde fica o escapamento.
    Obrigado.

    • 4 de setembro de 2015  16:04 por O Clube Responder

      Olá Adilson obrigado pelo comentário!

      Tem sim, você pode usar massa epóxi (veda choque) por exemplo, para fazer a parte que está faltando e dar acabamento e pintar.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  44. 27 de agosto de 2015  17:08 por Jobson Responder

    Ola.,

    Muito legal o fornecimento das informações,.
    ms para peças plasticas internas, como no meu caso, veic. amarok, parte plastica da porta lado esquerdo, na área por onde se pode puxar a porta encontram-se vários riscos ( esbranquiçados, aparência de arranhaduras - lembra a pele humana quando esta escoriada - provocados pela ação do uso, dando aparência extremamente anti-estética. A peça como um todo na WW tem custo de R$2.000, ( dois mil reais) .Ha como se fazer recuperação ?

    • 1 de setembro de 2015  17:35 por O Clube Responder

      Olá Jobson obrigado pelo elogio e comentário!

      Com estas informações não será possível ajudá-lo, procure mais detalhes sobre o ocorrido. Deve estar esbranquiçado porque possivelmente é defeito do produto, se o carro estiver na garantia, recomendamos que leve até à concessionaria.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  45. 26 de agosto de 2015  19:47 por orlando Responder

    o par choque do meu carro quebrou uma parte que segura o parachoque no para barro por meio de um parafuso a cola veda choque cola essa parte?

    • 1 de setembro de 2015  17:31 por O Clube Responder

      Olá Orlando obrigado pelo comentário!

      Com certeza o veda choque é um produto para reparar peças plásticas, e neste caso é difícil dizer se pode ser reparado.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  46. 16 de agosto de 2015  13:32 por João Eduardo Responder

    Bom dia, amigo. Muita sua iniciativa, está de parabéns. Compartilhar conhecimento só traz coisas positivas...
    Agora se me permite, tenho uma pequena dúvida: possuo um conjunto de mesas e cadeiras de plástico (polipropileno) - aquelas de jardim - que está meio gasto. Usei um lava-jato pra limpar, mas em algumas áreas, depois que secou, ficou branquinho mas pode-se notar um pozinho branco. Seria possível eu pintar do mesmo jeito que se pinta um para-choque de plástico? Qual seria a sequência? Primer para plástico, massa de poliéster... e qual seria a tinta mais adequada, já que a mesa e as cadeiras ficarão ao tempo? Abraços, João.

    • 17 de agosto de 2015  11:38 por O Clube Responder

      Olá João Eduardo obrigado pelo elogio e comentário!

      Indicamos que procure pelo fabricante para ter orientações adequadas. Apesar do material ser o mesmo, nossa especialidade está restrita ao setor automotivo.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  47. 13 de agosto de 2015  22:57 por samuel Responder

    Ola boa noite gostaria de saber qual o material correto para pintar parachoque tenho uma montana ela tem os parachoque preto quero pinta eles da cor do carro q e prata

    • 17 de agosto de 2015  12:33 por O Clube Responder

      Olá Samuel obrigado pelo comentário!

      1 – Primeiro limpar bem a peça – ativar a peça com uma manta abrasiva manualmente. Após o ativar, limpe a peça com um desengraxante.
      2 – Aplique a seladora para dar mais aderência aos demais produtos.
      3 – Aplique o primer poliuretano com flexibilizador, para dar maior flexibilidades aos demais acabamentos.
      4 – Após a secagem do primer com lixa 320 e 600 manual e lixadeira roto-orbital com interface).
      5– Após o lixamento limpeza e mascaramento a peça estará pronta para receber a aplicação de tinta e verniz para acabamento.
      Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos. Ao pintar obedeça os processos do fabricante ( tempo de 05 a 10 minutos os intervalos para aplicar a tinta ou o verniz) se ficou para o outro dia é necessário o lixar com 800. O CESVI BRASIL não indica produtos, só processo.
      Boa sorte!

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  48. 9 de agosto de 2015  17:56 por jefferson Responder

    Olá pessoal! Parabéns pela ajuda que prestam aqui.vocês são ótimos!
    Meu caso foge um pouco do que vcs estão discutindo, mas quem sabe vcs me tiram a dúvida. Tenho um para-lamas dianteiro de uma moto BMW que quebrou em dois, próximo aos parafusos de fixação. O material dele é PP+EPDM qual material usar e o melhor processo para solda-lo e será que ficará resistente e aguentará a trepidação da moto? Fico grato se puderem me responder.

    • 17 de agosto de 2015  12:30 por O Clube Responder

      Olá Jefferson obrigado pelo comentário e elogio!

      O que recomendamos é um produto (veda-choque) próprio para os reparos em plásticos. Desbaste bem com uma lixa 80, prenda as partes externas com fita crepe e aplique o produto na parte interna, após a secagem, retire a fita crepe e aplique o produto também na parte externa. Lixe antes, faça o acabamento e pinte a peça. Boa sorte.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  49. 28 de julho de 2015  18:36 por Breno Candido Responder

    Boa tarde!
    Tenho um uno 98, o para choque é preto e o carro prata.
    o preto do para choque já esta queimado e gostaria de realizar a pintura dele.
    Que tinta devo usar e como devo realizar essa pintura?
    e Parabéns pelo site!! muito organizado!

    • 31 de julho de 2015  15:14 por O Clube Responder

      Olá Breno obrigado pelo comentário e elogio!

      1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
      2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
      3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer PU.
      5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
      6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que:
      • Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo. • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
      7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
      9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
      Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
      Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos. No processo de pintura de plástico utilize a seladora (e um promotor de aderência para os outros produtos) e o flexibilizador no primer e no verniz, na tinta poliéster não precisa.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  50. 11 de julho de 2015  18:56 por nilton prehs Responder

    Boa tarde, preciso restaurar um parachoque de um palio, pois a tinta esta toda partida, gostaria de saber se tenho que remover toda a tinta e qual removedor usar, e depois quais seladores usar para repintar. Obrigado.

    • 31 de julho de 2015  14:58 por O Clube Responder

      Olá Nilton obrigado pelo comentário!

      1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
      2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
      3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer PU.
      5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
      6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que:
      • Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo. • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
      7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
      9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
      Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
      Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos. . Remova toda a tinta do para-choque, aplique a seladora (promotor de aderência), e no primer e verniz use o flexibilizador.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  51. 7 de julho de 2015  14:09 por Roberto Wuttke Responder

    Opa blz queria saber como pintar os parachoque do kadett ja foi pintado uma ves e a tinta esta caindo saindo descascando,e eu quero fazer a pintura e queria saber os passos. Desde lixar ate a pintura.
    Obrigado !!

    • 31 de julho de 2015  14:55 por O Clube Responder

      Olá Roberto obrigado pelo comentário!

      1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
      2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
      3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer PU.
      5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
      6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que:
      • Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo.
      • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
      7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
      9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
      Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
      Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos. Remova toda a tinta do para-choque, aplique a seladora (promotor de aderência), e no primer e verniz use o flexibilizador.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  52. 7 de julho de 2015  0:38 por Willian Mello Responder

    Olá boa noite! Meus parabéns pelo site muito bom! Eu gostaria de uma dica, é que eu sou pintor automotivo, mas atualmente estou estou inovando as minhas funções, e estou fazendo consertos de parachoque e a dica que eu gostaria de saber é: em uma rachadura, da parte que fica abaixo do farol até o meio ou seja uma rachadura vertical de uns 10 cm de comprimento, eu posso usar uma fita adesiva de fibra de vidro na parte interna usando como base e preencher com veda-choque e na parte externa fazer uma soldagem? Será que isso resolvi? Obrigado pelo site mais uma vez parabéns!

    • 31 de julho de 2015  14:53 por O Clube Responder

      Olá Willian obrigado pelo elogio e comentário!

      A reparação de plástico exige uma perfeição muito grande, por isso é difícil avaliarmos o reparo, mas o processo está correto.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  53. 4 de julho de 2015  1:42 por Andrey Responder

    Ola Amigo, quero fazer uma arte nos retrovisores do meu carro, quero pintalos da dor do carro com spray linha colorgin automotiva e gostaria de saber o passo a passo.

    1 - limpeza das pecas.
    2 - lixamento das pecas.
    3 - limpeza com desengordurantes.
    4 - aplicacao do spray selador para plasticos.
    5 - lixamento para tirar imperfeicoes.
    6 - limpeza com desengordurantes.
    7 - aplicacao da tinta spray automotiva (mesma especificacao do carro).
    8 - aplicacao do spray verniz.

    Devo lixar a tinta antes de aplicar o verniz?
    Posso seguir esse passo a passo?
    Desde ja agradeco
    att Andrey

    • 21 de agosto de 2015  19:14 por O Clube Responder

      Olá Andrey obrigado pelo comentário!

      Se a peça tiver algum defeito é necessário fazer a correção, em seguida aplique a seladora e não deve ser feito o lixamento, você tem que esperar o tempo de secagem conforme orientações do fabricante. Em seguida, aplique o primer para corrigir pequenas imperfeições, respeitando as orientações do fabricante, logo após aplique a tinta, nesse processo você também deve esperar o tempo de secagem conforme orientações do fabricante e depois seguida aplique o verniz de acabamento.
      Obs: Para dar certo é muito importante seguir todas as orientações do fabricante. Esperar a secagem e fazer o polimento se necessário.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  54. 12 de junho de 2015  1:18 por Cleber Responder

    Muito legal a materia, parabens.
    Gostaria de saber se poderia fazer o mesmo procidemento, para restauração dos borrachões laterais do meu voyage super, pois não encontro mais essa peça.
    Mas ele não parece ser de termoplastico e sim uma borracha injetada ou algo do tipo.
    Obrigado, abraço.

    • 18 de junho de 2015  18:02 por O Clube Responder

      Olá Cleber obrigado pelo comentário e elogio!

      Infelizmente não é possível aplicar essa técnica em borrachões.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  55. 16 de Maio de 2015  21:19 por chrstophe Responder

    Olá boa noite
    Gostaria se for possível confirmar alguns procedimentos que estou realizando,estou pra pintar uma carenagem de plastico na cor preto fosco.
    lixei com lixa 80 até ela ficar opaca, em seguida estou passando lixa 600 até ficar na camada de tinta branca no caso primer, em seguida , passei lixa 1500 dágua pra remover os arranhões causados pelas lixas anteriores ate que a superfície fica lisa.
    minha duvida agorá é passo o liquido antiestático antes do primer ou dou as demãos de primer e após sua cura que passo liquido antiestático.
    A tempos atrás na empresa em que eu trabalhava quando não tinha serviço na minha área sempre ajudava na preparação de pintura, uma areá que quero aprender mais, se você puder sanar minhas duvidas ficaria muito agradecido e parabéns pelo tutorial

    • 27 de Maio de 2015  16:40 por O Clube Responder

      Olá Christophe obrigado pelo comentário!

      Siga as seguintes orientações:

      1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
      2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
      3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer.
      5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
      6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão.
      Vale lembrar que:
      • Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo.
      • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
      7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
      9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
      Finalizadas todas essas etapas, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
      Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  56. 8 de Fevereiro de 2015  10:29 por Rodrigo Polidoro Responder

    Olá! Gostaria de fazer a pintura de um capô novo original que comprei em uma concessionária aqui de Campinas, e no momento da compra o funileiro da concessionária veio me dar dicas para pintura! Ele me disse que por se tratar de uma peça original nova, a mesma ja vinha com o primer e pronta para ser pintada, somebte seria necessário lixar para ativar a superfície e realizar a pintura, porém estou acostumado a ver primer na cor cinza e esse original é ba cor preta, gostaria de saber se procede essa informação! Pintarei com tinta em poliester e usarei o verniz PU para acabamento! Desde jaaagradeço pela informação e parabenizo pelo site e lealdade com nós que estamos em busca de informações! Muito obrigado!

    • 20 de Fevereiro de 2015  15:22 por O Clube Responder

      Olá Rodrigo obrigado pelo comentário!

      Este fundo preto que vem é o original de fábrica, que faz parte da proteção anticorrosiva, é uma camada muito fina e muito rígida. Se aplicar a tinta direto neste acabamento a aderência ficará comprometida devido à espessura e rigidez do produto, causando o desplacamento no impacto com pedra, por exemplo.
      Por esse motivo é necessária a aplicação do primer poliuretano que dará maior resistência à tinta de acabamento.
      Aplique primer protetor, ou seja, em uma camada mais fina (mais diluído), não precisa ser um primer de enchimento.
      Faça o lixamento com lixa 400 e 600, e em seguida aplique a tinta de acabamento e o verniz.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  57. 4 de Fevereiro de 2015  21:26 por wender Responder

    ola quero pintar um forro de porta ele e de fibra tirei o forro de napa e gostaria de pintar,so uma duvida
    1eu passo wash primer e depois primer pu ou universal. e depois de lixado, e soprado a tinta automotiva. e assim ou estou enganado. obg.

    • 11 de Fevereiro de 2015  11:00 por O Clube Responder

      Olá Wender obrigado pelo comentário!

      Para a pintura em fibra não utilizamos o Wash primer e sim uma seladora que tem como finalidade promover a aderência dos demais produtos.
      O primer recomendado é p.u, pelo fato de ter mais resistência e enchimento aos demais acabamentos.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  58. 12 de Janeiro de 2015  13:07 por Alexandre Responder

    Fiz a aplicacao de tinta spray em forro de porta de um gol g3. A tinta já tem 2 semanas e nao seca. Fica colando tudo quanto é sujeira e ja repintei e nao resolve. Estou pensando já em remover. Esta faltando aplicar algum tipo de selante ou preciso remover a tinta para comecar denovo? O que uso para remover a tinta desse plastico de porta?

    • 16 de Janeiro de 2015  18:16 por O Clube Responder

      Olá Alexandre obrigado pelo seu comentário!
      Veja:
      1- Não é recomendado a pintura das peças internas (plástico) de acabamento.
      2- Existe uma probabilidade de que a peça não passou pela limpeza ideal, (ex. remover o silicone, entre outros), um produto muito usado nas peças plásticas dos veículos.
      3- Para remover use thinner de limpeza, e não se esqueça dos EPI's.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  59. 30 de dezembro de 2014  11:39 por leonardo Responder

    so queria saber se depois o para-choque nao vai da diferença de tonalidade

    • 9 de Janeiro de 2015  17:35 por O Clube Responder

      Olá Leonardo obrigado pelo seu comentário!

      Quando aplicamos a mesma tinta no plástico e no metal, muitas vezes isso pode resultar numa cor diferente. Isto pode ocorrer por vários fatores. Em primeiro lugar, o plástico dissipa o calor mais lentamente do que o metal (a tinta seca mais lentamente), e o tempo de secagem pode ser um fator chave na aparência de pintura. Como a tinta seca mais lentamente, flocos de metal na pintura tem mais tempo para se estabelecer em diferentes ângulos, e os produtos químicos voláteis têm mais tempo para evaporar - causando ligeira variação na cor da pintura. Outro fator é que o plástico pode armazenar carga de eletricidade estática maior do que o metal e, se não for devidamente cumprido antes da pulverização, pode causar flocos de metal para alinhar de forma diferente do que em uma superfície de metal. É muito comum, tanto em veículos zero km como na reparação. Na reparação muitas vezes a diferença é muito maior porque depende do profissional, material, equipamentos, entre outros.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  60. 8 de dezembro de 2014  0:07 por Jacskon Santos Responder

    Olá, instalei apliques de para choque em plastico preto em um Uno Mille 95, na frente, trás e laterais. só que ficaram um pouco fora do designe original dos para choques. Sendo assim quero saber se posso em casa mesmo aplicar massa plástica e deixar os apliques como se não houvesse emendas e parafusos.

    • 15 de dezembro de 2014  10:22 por O Clube Responder

      Olá Jacskon obrigado pelo seu comentário!

      Neste caso o que pode ser feito é aplicar quatro camadas de verniz. Alto Sólido é um verniz que deixará uma ótima espessura, lixar com cuidado o adesivo e a peça para ter aderência do verniz, verifique a secagem total do produto e aplique o polimento para nivelamento do adesivo e a peça.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  61. 4 de dezembro de 2014  15:50 por André Responder

    Dificilmente você encontra algum lugar que faça esse tipo de conserto sem soltar o para-choque do carro e pintar toda a peça.

  62. 21 de outubro de 2014  13:05 por andre luiz Responder

    Estou voltando às minhas atividades na area de pintura automotiva e estava procurando uma empresa para fazer uma reciclagem, pois fiquei afastado por 10 anos da profissão.
    Conheci o Clube das oficinas hoje e não poderia deixar de elogiar o site, vcs estão de parabéns pelo ótimo trabalho que fazem, sem contar na cordialidade em que dão nas respostas, muito mas muito parabéns à toda equipe, estou maravilhado com o trabalho de vcs.

  63. 1 de Abril de 2014  11:42 por Diego Managlia Responder

    Parabéns pelos ÓTIMOS tutoriais! Dá pra ver que são profissionais excelentes!
    Está muito difícil achar oficinais boas hoje em dia. Principalmente funilaria. Já tive péssimas experiências nos últimos anos e agora através do site posso encontrar oficinas certificadas pra fazer um bom trabalho quando eu precisar.

    Obrigado!

  64. 26 de Fevereiro de 2014  18:15 por Renato Gomes Responder

    Olá, gostei muito desse tutorial, gostaria de levar meu carro nessa oficina para que vocês executem o reparo. Faço parte de um fórum de automoveis, gostaria de divulgar o trabalho de vocês nele. Você pode me indicar por e-mail? Moro em São Paulo, SP

    • 26 de Fevereiro de 2014  19:06 por O Clube Responder

      Olá, Renato. Tudo certo?

      Você pode conferir todas as oficinas que são certificado pelo CESVI, através deste link: http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/oficinas-certificadas
      Quanto a divulgação, fique a vontade para divulgar nossos conteúdos, lembrando que é necessário citar o Clube das Oficinas como a fonte.

      Abraço.

  65. 28 de outubro de 2013  17:53 por Marcos de oliveira. Responder

    Boa tarde! Dá para fazer curso online?

    • 19 de novembro de 2013  16:39 por O Clube Responder

      Oi, Marcos.

      Acesse: www.eadcesvibrasil.com.br

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.