As diferenças das oficinas que trabalham com veículos pesados começam no layout, com boxes amplos que possibilitam a manobra do caminhão e uma estrutura de piso capaz de suportar a carga.
É necessário ter uma área para lavagem da carroceria com valeta e sistema de jato de água de alta pressão, geralmente localizada em área externa – a limpeza deve ser feita antes do caminhão entrar na área de reparação.
A área coberta deve apresentar um pé direito alto, capaz de receber caminhão, e o espaço deve evitar impactos com escadas, portas e portões de acesso.
Valas de inspeção são necessárias para serviços que necessitam de acesso à parte inferior dos caminhões.
As cabines de pintura devem ser dimensionadas especificamente para os caminhões, levando em conta também o peso desses veículos – para evitar avarias no piso da cabine.
Ainda dentro da cabine, há a necessidade de plataformas e escadas laterais, que possibilitem o acesso do pintor aos pontos mais altos do caminhão. E suportes específicos para a colocação da cabine, que muitas vezes necessita ser desmontada do chassi.
Este tipo de oficina usa carrinhos específicos para o transporte de peças pesadas, podendo ainda utilizar um sistema de ponte rolante, caso haja necessidade.
Sistemas de exaustão de gases são importantes e devem estar dimensionados para o uso de linha pesada, principalmente para as manutenções que exigem ter o caminhão funcionando (e soltando fumaça) dentro da oficina.
TEXTO: Gerson Burin