DICAS | Optar por amortecedores recondicionados exige muito cuidado

 

Quando se trata de peças recondicionadas, pode acreditar, já vimos de tudo. Desde peças melhores que as originais até peças que jamais deveriam ser instaladas. Mas antes de dar as dicas é preciso entender o básico.
Para que serve o amortecedor ?

Muito mais do que dar conforto aos ocupantes do carro, os amortecedores têm por objetivo manter o contato dos pneus com o solo, distribuindo as cargas dinâmicas (peso do carro em movimento) em todas as situações de rodagem, como retas, curvas, pisos irregulares, frenagens, acelerações ou a conjunção destes fatores, permitindo que o motorista tenha o controle sobre o veículo.

Quando você deve trocar os amortecedores?

Um jogo de amortecedores pode durar 80 mil km ou pode apresentar problemas já com 30 mil km. Os fabricantes indicam a troca entre 40 mil e 50 mil km. Esta é apenas uma referência, pois a durabilidade é diretamente proporcional ao peso do carro, tipo de pavimento das ruas e a maneira como o motorista conduz o veículo.

Muitas vezes o amortecedor perde a eficácia e você nem percebe, por isso uma revisão a cada 10 mil km é indicada. Amortecedores “vencidos” podem desgastar os pneus prematuramente, causar danos a outras peças da suspenção, como coxins do motor e buchas de bandeja, entre outras. O pior de tudo é a estabilidade, que vai embora. E junto dela, também vai embora a segurança dos ocupantes.

Confira nesta matéria do G1, dicas para evitar dores de cabeça quando precisar trocar os amortecedores de seu carro.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.