CRASH-TEST | Saiba como são feitos os testes de impacto lateral

 

Quando a parte frontal do carro é atingida em uma batida, existe todo o espaço do bloco do motor para absorver esse impacto antes de chegar ao motorista ou ao passageiro, se o impacto for na traseira o resultado não será muito diferente ; o crítico é quando a batida ocorre na lateral, tudo porque a porta está muito perto do ocupante.

No Brasil para um carro ser homologado é apenas exigido o teste de impacto frontal feito pela própria montadora e entregue ao governo, diferente da Europa, onde o teste de impacto lateral é exigido das montadoras desde 1995.

A Latin NCAP, associação independente que analisa a segurança dos carros produzidos na América Latina, começou a testar os carros brasileiros nesse tipo de impacto ano passado, em um laboratório na Alemanha que utiliza parâmetros de segurança mundial e o resultado não foi positivo para alguns modelos avaliados.

Agora, além da batida lateral, também está sendo testado pela Latin NCAP o impacto lateral contra poste e, para ter a nota máxima em segurança, o carro também precisa ter o controle de estabilidade.

Acompanhe neste vídeo do G1 os testes de impacto lateral da Latin NCAP no laboratório alemão.

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