Dificuldades para reproduzir texturas em peças plásticas? Veja aqui como realizar esse processo, desde a produção do produto até sua aplicação.
Para obter o efeito de textura em uma peça plástica, será necessário o preparo correto do produto de aplicação, que consiste na mistura dos produtos nas proporções a seguir:
Produto base
Tinta PU: 2 partes ou 100%
Catalisador: 1 parte ou 50%
Produto complementar
Solvente: 10% a 20%
Textura: 30% a 50%
Fosqueante: acima de 20%
Flexibilizante: 5% a 10%
Por exemplo, na produção de 100 ml de tinta PU para produção da textura, será necessário adicionar 50 ml de catalizador; ou seja, para cada duas partes de tinta PU, adicionar uma parte de catalizador.
A partir da mistura inicial, obtemos 150 ml de produto de base. Adicione os demais produtos de acordo com as suas proporções necessárias. Retornando ao nosso exemplo, utilizamos as proporções de: solvente, 20%; textura, 50%; fosqueante, 20%; flexibilizante, 10%.
Os percentuais dos produtos complementares são calculados em cima do total de produto base produzido; ou seja, os 150 ml. Assim, obtemos ao final 300 ml de produto para aplicação de textura.
O aspecto da textura poderá variar de acordo com a regulagem da pressão de saída da pistola HVLP 1.4 – quanto maior a pressão de saída, mais fino será o aspecto. Quanto menor a pressão, mais grosso.
Assista no YouTube a um vídeo do CESVI com um passo a passo de textura em peças plásticas.
TEXTO: Jerson Francelino.