REVISTA CESVI | Edição 112 investiga os benefícios dos sistemas de assistência ao motorista

 

Autônomos? Quase. Os veículos mais modernos estão chegando com recursos que, cada vez mais, entram em ação por conta própria para auxiliar o condutor a ter uma direção mais segura, alertando-o em situações de risco e até corrigindo alguns deslizes do motorista. Como revela a matéria de capa da edição 112 da Revista CESVI, o resultado são reduções expressivas nos acidentes dos veículos com ADAS (Advanced-Driver Assistance System – ou sistema avançado de assistência ao motorista).

Um estudo do centro de pesquisa britânico Thatcham identificou uma redução de 45% no índice de colisões envolvendo terceiros em modelos que possuem o sistema de frenagem de emergência. E órgãos como EuroNCAP e Australasian NCAP verificaram a redução de até 38% nas colisões traseiras em modelos com a mesma tecnologia.

A matéria da Revista CESVI apresenta os sistemas ADAS mais avançados, os tipos de sensores usados e como centros de pesquisa do mundo todo estão voltando os olhos para esses recursos de segurança.

Outros destaques da edição 112 da Revista CESVI:

CARROS CAMPEÕES DE REPARABILIDADE

A matéria da seção “Carro” apresenta os modelos vencedores do Prêmio CAR Group, que destaca os automóveis com a melhor relação entre facilidade e custo do reparo na oficina. A Volkswagen foi a montadora com mais modelos premiados, confirmando seu empenho por uma melhor reparabilidade.

ESTUDO: ENTRE O ATROPELAMENTO E A VIDA

Um estudo desenvolvido pela FUNDACIÓN MAPFRE demonstra que um pequeno aumento da velocidade – de 30 km/h para 40 km/h – já é capaz de influenciar negativamente a capacidade de reação do motorista diante de um pedestre na via.

ENTREVISTA: IGNACIO JUÁREZ, DO CESVIMAP

O diretor do centro de pesquisa espanhol fala sobre a experiência de ser o anfitrião da última conferência do RCAR (o conselho internacional de centros de pesquisa automotiva). E também faz uma análise sobre a segurança viária na Espanha e no Brasil.

20 ANOS DA REVISTA CESVI

Publicação completa duas décadas ininterruptas de atividade – uma longevidade rara entre publicações segmentadas. A seção “Tira-Dúvida” revela curiosidades da história da revista – e como tudo começou.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.