O que é solda MIG? O que é solda MAG? A mesma máquina que faz os dois processos? Um costume dos profissionais da soldagem é chamar a máquina de solda com eletrodo em carretel de solda MIG. Hoje, porém, veremos que existe uma diferença entre solda MIG e solda MAG.
O processo de soldagem GMAW (Gas Metal Arc Welding), ou “soldagem ao arco elétrico com atmosfera de proteção gasosa”, como é tecnicamente conhecido, é um método simples e que não requer muita prática do profissional.
A principal diferença entre os dois processos está no tipo de material a ser soldado. Enquanto o processo MAG solda aço ferroso, o processo MIG solda alumínio.
Geralmente, a nomenclatura das máquinas de solda vem descrita como MIG/MAG, então assim podemos deduzir que os profissionais começaram a chamar de solda MIG de maneira genérica pelo diminutivo do nome oficial.
Mas, se a máquina se chama MIG/MAG, então significa que tanto posso soldar aço como alumínio com ela? Não exatamente. São necessárias algumas adaptações para usar a MIG ou a MAG. As principais diferenças são as seguintes:
TIPO DE ELETRODO: enquanto a MAG utiliza um eletrodo de aço com banho de cobre, a MIG usa um eletrodo de alumínio.
GÁS DE PROTEÇÃO: o processo MIG utiliza como gás de proteção o argônio puro, enquanto o MAG usa gás mistura (argônio +Co²). Aliás, uma observação: o nome MIG significa metal inert gas – e isso quer dizer que o gás não interfere na poça de fusão, tem apenas a função de expulsar o oxigênio. Já MAG significa metal active gas – o gás utilizado interfere na poça de fusão.
BICO DE CONTATO: o bico mais usado no processo MAG é o de furo 0,8 mm, enquanto no MIG geralmente esse bico parte de um furo de 1,0 mm (o bico utilizado varia de acordo com o arame escolhido).
ROLDANA DO CABEÇOTE: aqui há uma alteração muito importante. A roldana possui uma fenda calibrada para o tipo de arame específico. Essa fenda tem dois formatos: em V ou em U. Para o processo MAG, é utilizada uma fenda em formato de V. Ela garante uma boa pressão para tracionar o eletrodo. Já no processo MIG, o V não é recomendado, pois o arame de alumínio é mais frágil que o de aço. Utilizando esse tipo de roldana, ocorrerá um esmagamento do eletrodo. O recomendado é usar a roldana em formato de U, pois esse tipo evita o esmagamento do eletrodo e garante uma área de contato maior para a tração.
DICA: as ferramentas para soldagem de alumínio devem ser separadas das de aço para que não ocorra contaminação.