O vidro trincou numa região grande? É preciso fazer a substituição do para-brisa. Confira a seguir um passo a passo de como esse processo deve ocorrer na oficina. E tudo começa pela escolha das ferramentas adequadas.
1° Passo: FERRAMENTAS NECESSÁRIAS
- Estiletes
- Ventosas
- Arame
- Perfurador
- Ferramenta de ancoragem
- Manípulo
- Cinta de fixação
- Pistola de aplicação
2° Passo: CUIDADOS
No momento da remoção do para-brisa, retire todos os itens que possam dificultar o processo, como guarnições, limpador do para-brisa e molduras localizadas na parte interna do veículo, evitando danos a esses componentes e facilitando a remoção do vidro.
3° Passo: REMOÇÃO
Após a desmontagem dos componentes, limpe o vidro e fixe as ventosas para o processo de remoção. Escolha o melhor ângulo e use o perfurador para atravessar a cola de fixação do vidro. Inicie esse processo de dentro para fora e, em seguida, passe o arame pelo orifício do perfurador. Fixe a ferramenta de ancoragem ao arame na parte interna do veículo, depois fixe o manípulo na outra extremidade e efetue o corte da cola.
4° Passo: INSTALAÇÃO DO VIDRO
Remova parcialmente o excesso de cola do vidro e da lataria. Deixe uma fina camada em torno de 1 a 2 mm. Em caso de remoção total do excesso da cola, aplique o primer (promotor de aderência) – isso irá aumentar a aderência da cola à superfície do vidro, evitando o desacoplamento indesejado do vigia e possíveis infiltrações.
Execute a pré-montagem, para alinhar o vidro antes de fixá-lo. Faça uma marcação como referência, para não perder o alinhamento da pré-montagem.
Na região do encaixe do para-brisa, limpe onde será fixado o vidro e, em seguida, aplique o primer. Aplique a cola com a pistola sobre a fina camada que foi deixada para garantir a resistência.
Em seguida coloque o vidro no veículo, seguindo as marcas de referência para o melhor alinhamento, usando a cinta de fixação. Aguarde o processo de secagem conforme a especificação do fabricante. Após o tempo de secagem, monte todos os itens.
5° Passo: FIQUE ATENTO
Durante a instalação, muitos profissionais retiram os batentes localizados nos vidros. Esses batentes servem como guia para regular a altura do vidro durante sua instalação, evitando que o componente fique encostado diretamente na chapa, além de garantir o alinhamento.
É fundamental a utilização do primer, para evitar o desacoplamento do vidro e infiltrações.
OBS.: é imprescindível o uso destes equipamentos de proteção individual (EPIs) durante o processo: óculos de proteção e luvas.
TEXTO: ERIVAN DO PRADO CERQUEIRA