PINTURA | Tecnologia de E-coat protege autopeças contra corrosão

 

Faz parte do processo de fabricação de um carro uma ampla cadeia de fornecedores que devem seguir especificações rígidas de segurança e qualidade. Entre os que têm relação direta com a qualidade e aparência do produto final estão os das peças que são incorporadas à carroceria, como rodas, amortecedores, para-choques e retrovisores, por exemplo. As autopeças que passam pelo processo de pintura devem respeitar rigidamente o padrão de cor, sejam elas fabricadas em material plástico ou metal.

Além de utilizar a mesma tecnologia em tintas e vernizes, que servem para deixar o revestimento resistente às condições climáticas, poeira e água, o processo de preparo das peças de metal usa tecnologias de revestimento para proteção contra a corrosão. “Para este mercado, a BASF fornece uma linha inovadora de e-coat, o CathoGuard 500, que atende às rígidas especificações do mercado e oferece ganhos em sustentabilidade”, explica Viviane Martins, responsável pelo segmento de autopeças de metal do negócio de Tintas Automotivas da BASF. “Após passar pelos processos de desengraxe e pré-tratamento, o substrato metálico recebe a aplicação do E-coat, com a finalidade de proteger contra a corrosão, sendo essa a primeira camada do sistema de pintura”.

O uso do CathoGuard 500 atende aos rígidos requisitos da montadora Honda, principalmente por cumprir a especificação para corrosão com teste específico “hot salt water”, com uso de sal e água quente para reduzir o gelo em regiões onde há neve.

Isenta de chumbo, a solução melhora a eficiência do processo, garantindo maior quantidade de peças tratadas em alta qualidade por ciclo de E-coat, reduzindo o consumo de tinta em até 20%. O processo também diminui o consumo de energia e de água aplicada. Entre os diferenciais e benefícios do CathoGuard 500 está o seu alto nível de penetração nas cavidades, que garante uma proteção extra contra a corrosão e aumenta a vida útil da pintura das autopeças. Essa tecnologia pode ser aplicada em peças automotivas, de caminhões e maquinários agrícolas, como tratores e escavadeiras.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.