FUNILARIA | Proteção anticorrosiva (spray de zinco)

 

Na fabricação de um veículo, a chapa é submetida a diferentes tratamentos protetores durante a montagem. Um dos mais comuns é a fosfatização (cataforese). O processo geralmente é feito por banho no corpo da carroceria já montada, em tanques com soluções de sais de fosfato. Essa proteção forma a base para uma boa prevenção contra corrosão e fornece uma perfeita aderência às camadas de primer e tintas.

Já na oficina, quando uma peça é substituída, ela passa pelo processo de preparação para receber a soldagem.

Vamos usar como exemplo aqui a troca de uma lateral.

É feita a remoção do tratamento anticorrosivo dessa peça (cataforese) a fim de promover condução elétrica entre uma chapa e outra. Se essa peça for soldada sem os devidos tratamentos, logo sofrerá corrosão. É imprescindível, então, a aplicação do spray de zinco nessa região em que a chapa ficou exposta à umidade.

Por ser um condutor de corrente elétrica, o spray de zinco garante o bom funcionamento do equipamento, como no caso da solda Mig/Mag e da solda a ponto, fazendo o tratamento do acabamento do reparo e da proteção anticorrosiva da chapa.

TEXTO: Francisco Assunção

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