Um dos principais fatores de segurança para o motorista é a visibilidade. E, nessa tarefa de perceber (ver) tudo o que está em torno do seu veículo no trânsito, os retrovisores são grandes aliados. Porém, quando não estão regulados corretamente, eles podem diminuir consideravelmente a visibilidade e aumentar o risco de acidentes, especialmente em mudanças de faixa.
A forma mais comum de se regular o retrovisor é ajustar o centro do espelho ao horizonte e visualizar uma parte do veículo. Mas saiba que essa parte que você visualiza do seu carro pode ser a que falta para você ver uma moto se aproximando, por exemplo.
Por isso, a regulagem adequada do espelho retrovisor externo é aquela na qual se centraliza o horizonte e ajusta o espelho de forma que o próprio carro não chegue a ser visto, ou apenas a maçaneta seja refletida no espelho. Em um primeiro momento, pode parecer estranho, mas com o tempo você percebe que esse ajuste faz uma grande diferença. Ele aumenta a visibilidade e reduz a área de ponto cego.
Um estudo realizado pelo CESVI BRASIL identificou o seguinte: quando se regula o espelho externo com 20% de sua área coberta pelo carro (ou seja, visualizando a lateral do veículo em mais de 1/5 do espelho), a área visível do trânsito pode ser 40% menor no retrovisor do lado esquerdo e 34% no do lado direito, em comparação com a regulagem recomendada. Essa perda de área pode acabar resultando num acidente.
Já para o retrovisor interno, o ajuste ideal é aquele no qual se enquadra o vidro traseiro inteiro, ou o máximo possível da sua área. Não se deve utilizar esse retrovisor para monitoramento das crianças no banco traseiro, por não ser sua função, além do risco maior de distração ao volante.
Para os condutores de motos, principalmente aqueles que trafegam no corredor, inverter a posição dos espelhos não é uma alternativa inteligente, pois, com a intenção de reduzir a largura da moto para facilitar a passagem, a motocicleta pode perder até 39% de área visível do trânsito no retrovisor esquerdo e 27% no direito, o que torna a viagem bem mais arriscada.
Por isso, lembre-se de sempre ajustar os retrovisores antes de iniciar sua viagem, mas faça isso depois de ter ajustado o banco, o cinto e o encosto de cabeça. O motociclista deve manter a posição correta dos retrovisores e evitar andar no corredor.