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Automec 2011 chega à décima edição. Confira os destaques

Ao completar 18 anos de existência, a Automec (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços) chegou à sua décima edição acompanhando o ritmo acelerado de crescimento do setor automotivo.
Segundo Hércules Ricco, diretor da feira, o evento teve um aumento de 18% em relação à sua última edição, que ocorreu em 2009. “Além disso, recebeu um público visitante altamente qualificado. Entre os profissionais que se credenciaram para visitar a feira, 40% têm poder de decisão dentro das empresas”, destacou.


Promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, com apoio do Sindipeças, Sindirepa,  Andap/Sicap e Sincopeças, a feira apresentou muitas novidades de suas 1.142 marcas expositoras. Também contou com 11 pavilhões internacionais, com destaque para Alemanha, Espanha, Itália, Argentina, França e Turquia. “A presença em uma feira como a Automec é fundamental para consolidar relações comerciais. Sem dúvida, continuaremos participando nos próximos anos”, declarou David Antonio Velasco, representante do pavilhão da Espanha e do departamento de promoção internacional da Sernauto (Associação Espanhola de Fabricantes de Equipamentos e Componentes para Automóveis).

Exemplares da Auto Reparo foram distribuídos
no estande do Grupo Oficina Brasil
Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP, também saiu entusiasmado com o evento: “Com um cenário positivo devido ao aumento da frota circulante nos últimos anos, a Automec realmente impressionou pelo número de expositores, sendo a maior de toda a história. Mais do que apresentar as novas tecnologias do setor automotivo e apontar as tendências de mercado, a feira permitiu a integração de todos os elos da cadeia do setor de reparação automotiva: fabricante, distribuição, varejo e reparação.”
Já as rodadas de negócios, promovidas pelo Sindipeças e pela Apex-Brasil, deram espaço para 436 reuniões entre 47 empresas brasileiras e 30 compradores internacionais. Em 2010, as exportações brasileiras de autopeças, para 183 países, somaram US$ 9,6 bilhões, 44,7% a mais que no ano anterior. As importações, no entanto, chegaram a US$ 13,1 bilhões.
De acordo com a necessidadeConfira alguns dos destaques entre os expositores da feira. Para a relação completa de expositores, acesse www.automecfeira.com.br/A-Feira/Lista-de-Expositores
Bosch – Promoveu um ciclo de palestras sobre inspeção veicular e novas tecnologias para sistemas e equipamentos de teste. No que diz respeito a equipamentos de diagnóstico, destacou o analisador de gases BEA 734, destinado para testes de emissões de gases de exaustão dos veículos a álcool, gasolina, GNV e diesel. Outro produto que chamou a atenção foi o FWA 4630, um alinhador de rodas 3-D que, segundo a empresa, proporciona uma análise com metade do tempo dos alinhadores convencionais.
Centauro – A empresa de autopeças apresentou seu lançamento mais recente: o para-lama para Celta 01/06. Além disso, o gerente técnico da estamparia da Centauro demonstrou no estande todos os passos do processo de estamparia de uma peça.
Emaster – A empresa paranaense de elevadores automotivos apresentou um novo software que torna possível para o reparador criar o layout da sua oficina. Durante o evento, os visitantes puderam utilizar o software e imprimir a planta resultante.
Fanavid – Presente no setor de vidros automotivos desde 1963, a empresa apresentou todo o seu portfólio de vidros temperados e laminados. Uma de suas atrações foi a exposição de um Toyota Camry, mostrando como fica o vidro blindado após ser baleado.
Norton – Apresentou sua linha completa de abrasivos e acessórios utilizados em lixamento e polimento, com destaque para novas lixas (confira mais detalhes na seção “Curtas” desta edição).
Saint-Gobain Sekurit – A fabricante de vidros lançou um kit de ferramentas para o uso na montagem e instalação de vidros, o que inclui o trabalho em máquinas e peças de acionamentos dos sistemas de limpadores de para-brisas e dos vidros das portas.
Setor italiano; participação internacional foi intensa
Um pouco de históriaA primeira edição da Automec foi realizada de 9 a 13 de novembro de 1993, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Na ocasião, a feira reuniu 401 expositores, dos quais 120 eram estrangeiros, e atraiu 53 mil visitantes/compradores, de 48 países.
Em 1995, o setor passava por uma reestruturação profunda e buscava uma nova diretriz para sobreviver a mudanças como a globalização da economia, a redução das alíquotas e as exigências cada vez maiores das montadoras. Ao contrário do que aconteceu em 1993, quando os brasileiros buscavam negócios no exterior, em 1995 os estrangeiros desembarcaram por aqui atraídos pelas oportunidades do mercado nacional.
Naquele ano, a Anfavea já tinha dado sinais de que a produção de veículos no País chegaria a 2,5 milhões até 2000 e apoiava o investimento na indústria nacional. Diante desse cenário, o futuro da Automec foi traçado. Os empresários da indústria automotiva entenderam a necessidade de um evento dedicado aos segmentos de autopeças, reparação e serviços, para atender aos profissionais do setor de forma qualificada.
A segunda edição da Automec aconteceu de 7 a 11 de novembro de 1995, no Anhembi, ocupando 30 mil m², espaço 50% maior que o de 1993. Foi um sucesso: 650 expositores (793 marcas representadas), sendo 230 empresas estrangeiras, entre 56 da Itália, 35 da Argentina, 34 dos Estados Unidos, 19 da Alemanha e 30 de Taiwan. A presença estrangeira foi notável também entre os visitantes: 2.500 do exterior, além de 50 mil nacionais que percorreram os estandes da feira.
Dando um pulo no tempo, em 2009 o evento reuniu 968 expositores, sendo 542 nacionais e 426 internacionais.  O público foi de 62.314 visitantes/compradores, com representantes de 30 países.
De acordo com Hércules Ricco, diretor do evento, “o brasileiro apaixonado por carro, na verdade, é apaixonado por peças, por detalhes. E é isso que a Automec traz ao público”.
Por Alexandre Carvalho dos Santos – Editor

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