Dando exemplo

 
Concessionárias Cardinal e Mitnorth alinham organização e limpeza com processos ecologicamente corretos
Por Alexandre Carvalho dos Santos
Editor
 
Duas concessionárias Mitsubishi estão dando aula no que diz respeito à adequação a processos sustentáveis, do ponto de vista ambiental. Cardinal e Mitnorth, de São Paulo, saíram na frente, conquistando certificações ambientais IQA-CESVI, por um conjunto de iniciativas pioneiras, que estão em linha com a modernidade da reparação automotiva no Brasil. São exemplos que podem, e devem, ser vistos como referência no mercado reparador – que, tradicionalmente, ainda é tão apegado a métodos e equipamentos desatualizados.
E as conquistas não são só ambientais. Quem visita a área de serviços de funilaria e pintura dessas concessionárias dificilmente associa o ambiente visto como o que costumamos encontrar. Boa parte do piso é tão limpa quanto o de um shopping center. Cada veículo fica em um boxe que apresenta, em sua parte superior, uma plaquinha com a identificação do profissional responsável por aquela área de trabalho (nome, cargo e foto). Há faixas como as de pedestre, indicando os trajetos em que se pode caminhar em segurança (e sem atrapalhar quem está trabalhando). A recepção tem sofás amplos e confortáveis, com grandes TVs de plasma e jornais do dia. É fácil estacionar seu carro.
Se alguns desses itens positivos estão relacionados ao fato de serem concessionárias, com showroom de veículos sofisticados, vale lembrar que, de modo geral, nem sempre o luxo dedicado aos clientes que vão comprar carros se repete na área de funilaria e pintura. Já na Cardinal e na Mitnorth, limpeza e organização se estendem por toda a concessionária. O que, em si, já é um primeiro passo para a adequação a um modelo sustentável.
 
Mitnorth

Claudio Tedesco (à esquerda), diretor da Mitnorth,
com a equipe que faz a diferença na concessionária

Temos muito orgulho desse trabalho, e fazemos questão de que nossos clientes saibam que a concessionária está comprometida com as questões ambientais”, afirma Claudio Tedesco, diretor da Mitnorth. “No ano passado, até fizemos uma mala-direta para os clientes, falando das mudanças.”
Tedesco tem toda a razão em querer divulgar essa evolução para os clientes. A sustentabilidade ambiental é um fator cada vez mais valorizado por consumidores dos mais diversos segmentos. E a reparação automotiva não vai ser exceção.
Este trabalho de adequação na concessionária começou há dois anos, com uma caixa separadora de óleo e água. Hoje, a oficina inteira está adequada aos padrões da certificação ambiental.
Um exemplo: No começo de 2011, a empresa passou a trabalhar unicamente com os processos de pintura à base de água. A implementação foi feita em parceria com a DuPont. “Nossos colaboradores foram até a DuPont conhecer o processo e como é feita a aplicação do material”, revela Tedesco. O passo seguinte foi a realização de treinamento interno para a transição do processo de solvente para o que é feito à base de água. “Foi difícil? Está sendo difícil? Sem dúvida nenhuma. Mas, sem um esforço, não se consegue nada”, diz o executivo.

Processos verdes

Caixa separadora e retirada do óleo de um veículo

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Na Mitnorth, toda água usada na lavagem de motores vai para uma caixa separadora, que faz um processo de decantação e divide a água do óleo residual. Uma empresa especializada, a Supply, faz a retirada do óleo restante para o tratamento adequado.
Todo o lixo orgânico e os resíduos tóxicos são separados. Às segundas, quartas e sextas, empresas especializadas fazem a retirada dos materiais. Sucatas de metal, de pneu, de vidro, plástico e bateria são recicladas por empresas licenciadas para fazer esse trabalho. “A empresa que retira as baterias nos dá um certificado de que estamos descartando adequadamente. Nada mais vai para o lixo comum”, aponta Claudio Tedesco.
 
Cardinal
Reinaldo Ramos, gerente de pós-vendas da Cardinal

A oficina da Cardinal impressiona pela organização e pela beleza. Suas divisórias são todas de material transparente, reforçando a impressão de limpeza e claridade que domina o local. Quem procura um cesto de lixo logo encontra os coloridos recipientes do lixo que vai para a reciclagem. Há amplos espaços dividindo as áreas de serviços, de modo que nada é encavalado ou confuso. Está mais para um hospital de alto nível que para a imagem que temos de uma oficina de funilaria e pintura.

O gerenciamento bem feito se estende à preocupação com o meio ambiente. A Cardinal foi a primeira concessionária a obter a certificação ambiental IQA-CESVI. Tudo fruto de um trabalho de dois anos de adequação, treinamento e visão de futuro. “Mas não é nada fácil”, avisa Reinaldo Ramos, engenheiro de produção mecânica, que é gerente de pós-vendas na Cardinal. “A adaptação dos colaboradores é um processo que jamais termina. Você precisa apresentar os conceitos, fazer treinamento e, continuamente, lembrá-los da importância das práticas ambientais. Se essa conscientização não for contínua, ela se perde.”
 
Lavagem de carro e troca de óleo na Cardinal

Equilibrando os custos

Na Cardinal, a troca de óleo é feita com uma mangueira que vem de uma rede aérea, que leva o material automaticamente para recipientes de separação. A água utilizada para a lavagem dos carros vai para uma estação de tratamento, para ser reutilizada. As ferramentas são lavadas em equipamentos que permitem o reuso da água, e a pintura – também em parceria com a DuPont – é 100% à base de água. Nada de solvente nesse trabalho.
A concessionária também faz reciclagem de ar condicionado dos veículos, o que gera economia para a empresa. “Esse é um ponto muito importante”, aponta Ramos. “Os processos ambientais, de maneira geral, têm um custo maior. Então precisamos explorar alguns desses métodos que geram economia para a concessionária. Assim, além da responsabilidade ambiental, conseguimos equilibrar os custos.”
A oficina ainda utiliza o nitrogênio para a calibragem dos pneus dos carros – outra escolha favorável ao meio ambiente. “Com esse gás, você não tem perda de pressão, e os pneus estão sempre com a calibragem correta. Isso resulta numa economia de 2% a 3% da vida útil do pneu. Acaba sendo mais barato para o dono do carro e positivo do ponto de vista ambiental, porque o descarte do pneu é menor”, explica Reinaldo Ramos.

 

Futuro virou presente

Como essas duas concessionárias têm demonstrado no dia a dia, é possível trabalhar minimizando a agressão ao meio ambiente ao mesmo tempo em que se mantém um nível de serviço e organização de Primeiro Mundo.

Organização e limpeza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje ainda podemos dizer que a Cardinal e a Mitnorth estão na vanguarda do mercado brasileiro de reparação. Mas o que elas oferecem está se tornando um padrão exigido pelos clientes, pela legislação e pelo planeta. Sua oficina está preparada para essa realidade?

 
Saiba como fazer
No site do Sindirepa-SP, você encontra diversos links com informação sobre as legislações que relacionam meio ambiente e oficina: www.sindirepa-sp.org.br/legislacao.asp
Os interessados na certificação ambiental podem entrar em contato com o CESVI BRASIL, pelo telefone (11) 3948-4800 ou pelo e-mail cesvibrasil@cesvibrasil.com.br

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.