José Nogueira dos Santos, vice-presidente do Sindirepa-SP, explica os motivos que levaram ao reconhecimento que o sistema Órion tem obtido junto às oficinas.
Importância da orçamentação
“O sindicato é constituído por câmaras setoriais, e a que cuida de colisão tem um comitê permanente de avaliação de softwares de orçamentação. A orçamentação é um dos pilares fundamentais do negócio da reparação, porque fazer um orçamento é traduzir o valor final de um reparo. O cliente opta ou não por uma oficina em função da orçamentação feita. É o que vai decidir se haverá, ou não, fechamento do negócio. E o prestador de serviço usa o sistema como um agente de negociação. Hoje, com a evolução técnica, é impossível fazer orçamentos na mão. A necessidade da orçamentação eletrônica é indiscutível.”
Avaliação dos softwares
“Para ser um bom parceiro das oficinas, o software precisa ter uma lisura que esteja acima de qualquer aspecto comercial. A seção de peças tem de estar fiel aos part-numbers, aos códigos e a outras informações do mercado. A parte de mão de obra tem de contemplar parâmetros monitorados pelo comitê. O ‘tempário’ tem de ser coerente com a realidade das oficinas. É bom lembrar que não existem ferramentas prontas e acabadas. Todas estão sempre em constante evolução. O que o comitê avalia, dentro de parâmetros fixos, é se existe compatibilidade entre o que o software oferece e as necessidades do mercado. Isso diz respeito à facilidade de utilização, consistência dos dados, rapidez para se fazer um orçamento, estrutura e custo.”
Órion
“Hoje, nossa comunicação com os realizadores do sistema Órion acontece de forma permanente. De um ano para cá, o Órion tem tido um canal de contato com o sindicato muito mais fortalecido. Com isso, seus criadores têm tido mais feedbacks das oficinas e têm se empenhado atrás de soluções e na evolução da ferramenta. Nossa entidade precisava reconhecer esse trabalho de bastidores, em que o Órion tem aprimorado sua expertise no que diz respeito à realidade do mercado e à do cliente final. Juntos, estabelecemos metas para esse atendimento às necessidades, com um cronograma de evolução que tem caminhado muito bem. Já posso dizer até que, após o fechamento da análise que resultou numa premiação do Órion pelo Sindirepa-SP, identificamos outras evoluções no sistema, que serão contempladas na próxima premiação.”