Pesquisa aponta: motoristas querem os carros elétricos

Se depender da vontade popular, logo haverá muitos carros elétricos circulando pelas ruas: 92% dos indianos, 88% dos chineses e 85% dos italianos afirmaram que estão dispostos a comprar um carro elétrico nos próximos cinco anos. A disposição é um pouco menor entre os alemães (57%) e os norte-americanos.
Estas são as conclusões do primeiro estudo representativo internacional sobre a questão da eletromobilidade, apresentado pela TÜV Rheinland, um grupo mundial especializado em certificação.
“Pela primeira vez, os condutores de automóveis de todo o mundo foram entrevistados sobre o tema dos carros elétricos. Os resultados são tão surpreendentes quanto sensacionais. Praticamente todos os motoristas indianos e chineses têm a intenção de optar por um carro elétrico nos próximos cinco anos. Isto vai mudar completamente as condições de mercado”, explica o dr. Thomas Aubel, vice-presidente executivo de mobilidade da TÜV Rheinland.
Para este estudo, foram entrevistados condutores de automóveis de 12 mercados-chave ao redor do mundo: China, Dinamarca, Alemanha, França, Índia, Israel, Itália, Japão, Portugal, Espanha, Reino Unido e EUA.
Primeiro ou segundo carro?
As diferenças interculturais são interessantes: os especialistas da TÜV Rheinland identificaram que os entrevistados na Alemanha, França e EUA preferem comprar um carro elétrico como um segundo carro, enquanto, nos outros nove países, a tendência é comprá-lo como carro principal.
Para a pergunta sobre qual fabricante de automóveis os consumidores associam mais de perto com a eletromobilidade, a Toyota levou o primeiro lugar. A maioria dos entrevistados também escolheu um Toyota para a compra do carro elétrico (34%), seguida por Honda (17,2%), Volkswagen (15,9%), Nissan (14,6%), Ford (11,7%), Renault (11,5%), Peugeot (10,7%), Audi (9,4%), BMW (9,1%) e Opel (7,4%).
Por que comprar? Por que não comprar?
Na maioria dos países, o principal incentivo para a compra de um carro elétrico é o corte de custos. Somente na Alemanha, as questões ambientais são prioritárias. Alemães, franceses e chineses citaram a oferta limitada de veículos elétricos como o principal aspecto que os impedem de comprar um. Para os japoneses, americanos, dinamarqueses, portugueses, israelenses, espanhóis e italianos, o preço de compra elevado é o maior obstáculo. Os britânicos e os indianos criticam a limitada disponibilidade de estações de carregamento.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.