Batemos (e consertamos depois) o sedan compacto da Fiat. O objetivo: avaliar a reparabilidade do modelo. Veja o que nós descobrimos
Por: Estevam Prado Barbosa Silva
Foto: Alexandre Martins Xavier
Grand Siena é o nome do novo Siena, da Fiat. O “grand” está relacionado às dimensões do veículo, que ficou maior com a adoção de uma nova plataforma.
O veículo sai de fábrica com airbag duplo frontal e freios ABS com EBD de série em todas as versões. Ainda oferece, como opcionais, airbags laterais dianteiros.
Nos estudos de reparabilidade do CESVI, o modelo teve um desempenho apenas mediano, ficando com a oitava colocação da categoria sedan compacto, no ranking CAR Group.
Impacto dianteiro
O Grand Siena possui uma travessa frontal com crash-box, que tem a função de absorver parte da energia do impacto em colisões de baixa velocidade. Mesmo com o crash-box absorvendo parte da energia da batida, não foi possível evitar que a longarina da lateral esquerda fosse afetada. Houve necessidade do estiramento da dianteira e de trocar a parcial dessa peça.
Mas o crash-box ajudou, sim: componentes mecânicos que geralmente são danificados, como o radiador, o condensador do ar-condicionado e o eletroventilador foram poupados.
Se o Grand Siena não tem uma posição melhor no ranking CAR Group, isso tem a ver com o alto custo da reparação dianteira, ao tempo consumido com a mão de obra da parte mecânica (remoção do conjunto de motor e transmissão, para a substituição parcial da longarina), e à grande quantidade de peças substituídas.
Impacto traseiro
A parte traseira do Grand Siena não tem uma travessa com crash-box, mas possui absorvedores laterais e um central para a função.
E esses absorvedores quase deram conta do recado. Permitiram que a extremidade da longarina da lateral direita e o painel traseiro fossem reparados, mas não evitaram a necessidade do estiramento na região traseira e a substituição da tampa traseira.
O estudo do CESVI identificou um alto valor da tampa traseira, em comparação com a mesma peça de modelos concorrentes, influenciando negativamente no custo do reparo.
ola, eu sofri uma colisao lateral e os airbags foram acionados, e o carro nao mpega mais
.
e um grang siena 2015, nao possui interruptor inercial, o que eu faço para o carro roda ?
Olá Italo, verifique o manual do veículo na página A61, onde conta o modo de verificar o interruptor inercial.
atenciosamente.
Equipe o Clube das oficinas.
Gostaria de saber se uma colisão frontal pode afetar o sensor da roda do freio ABS? meu carro Grand Siena sofreu uma colisão frontal e lado esquerdo, no dia seguinte após retirar o carro do conserto o veículo apresentou defeito e fica com a luz do ABS ligada no painel.
Olá Wagner obrigado pelo comentário!
Os danos podem estar no sensor ou mesmo no cabo elétrico do mesmo que pode ter sofrido algum tipo de dano na colisão, ou mesmo no processo de reparo.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
esta reparabilidade é bastante carra eu gostaria de saber de vocês, qual melhor opção de conserto ? em uma oficina autorizada ou em uma especializada da marca FIAT ?
e depois devo vender- lo pós já desgostei do mesmo.
Agora estou pensando em comprar um Suv médio o qual caiba no meu bolço...60.000 Reais
Olá Delcarpio obrigado pelo comentário!
Existem vários tipos de orçamento tanto de oficina autorizada quanto de especialista, é preciso verificar o tipo de oficina e se ela é qualificada para o reparo.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
sendo assim eu fiquei muito triste com esta estatística de um otimo carro porem com uma reparidade muito dificil.
Olá Delcarpio infelizmente esse veículo tem alto custo de reparabilidade.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
bom dia eu sou proprietariado de um Grand Siena que recentemente sofri um choque traseiro, onde foi afetado ás seguintes partes dianteira / para choque dianteiro, tampo do capu, para lama lado esquerdo e farol esquerdo.
na traseira foi danificado tampo da mala e para choque a lanterna e lanterna da mala e uma parte da lateral esquerda .
Olá Delcarpio obrigado pelo comentário!
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Gostaria de saber o indice de reparabilidade do GM Agile 2011. Obrigado.
Olá, Andre.
Este modelo da GM não foi avaliado pelo CESVI.