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LUZES DO CARRO | ||||||
Usar o freio com eficiência, respeitar a sinalização, não exceder os limites de velocidade, dar preferência a usuários da via mais vulneráveis (como pedestres e ciclistas)… Tudo isso faz parte de um comportamento seguro ao volante. Ainda dentro desse conceito, um fator dos mais imprescindíveis é “ver e ser visto” no trânsito. Principalmente à noite, quando muitas vezes trafegamos em rodovias mal iluminadas, e temos de contar com a percepção dos outros motoristas – além da nossa também. Por isso é tão importante manter em ordem os faróis e luzes indicadoras de direção do seu veículo. E também saber usar esse sistema. Imagine que à sua frente está um ciclista… Mesmo que ele tenha feito a parte dele, usando acessórios refletivos na roupa e na bicicleta, será preciso que você esteja usando a luz corretamente, para visualizá-lo. Senão, uma fatalidade pode acontecer. Então vamos conhecer com mais profundidade os tipos de luzes que você tem à disposição no carro? LUZ DE POSIÇÃO (LANTERNA) Serve tanto para indicar presença quanto para sinalizar aos outros motoristas qual é a largura do seu veículo. LUZ BAIXA É o farol mais usado à noite. Serve para iluminar a via à frente do veículo, mas com um alcance e intensidade calculados para não provocar ofuscamento ou desconforto aos motoristas que vêm na direção contrária – nem aos que seguem à sua frente, olhando pelo retrovisor. LUZ ALTA Mais chamado de “farol alto”, serve para iluminar a via a uma longa distância à sua frente. É bastante útil em estradinhas sem iluminação nenhuma. Mas não pode ser usado ao cruzar com outro veículo ou segui-lo, justamente para não “cegar” o outro motorista. A troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só pode ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente, ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário. Usar para sinalizar que há fiscalização à frente é um erro, já que você pode, por exemplo, estar alertando sobre isso a um bandido, e ele consegue fugir graças ao aviso do “cúmplice”. FAROL DE NEBLINA É um opcional do carro. O objetivo é melhorar a visibilidade do motorista em casos de neblina, tempestade ou nuvem de poeira. Ele fica posicionado abaixo dos para-choques, e serve para iluminar as faixas pintadas no pavimento e os “olhos de gato” – sinalizações que servem como referência para o motorista em situações de pouca visibilidade. FAROL DE MILHA Outro opcional, tem facho de luz concentrado e de alta intensidade, servindo para “vitaminar” a iluminação a distância, assim como acontece com a luz alta. Por isso, deve ser usado com parcimônia, evitando prejudicar a visibilidade dos outros motoristas.
O Boletim Técnico é uma publicação do CESVI BRASIL. Sua divulgação por qualquer meio é permitida desde que citada a fonte.
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