Sua oficina está preparada para reparar carros movidos a bateria? Conheça “veículos verdes” que já estão circulando nas vias brasileiras.
Ford Fusion Hybrid
Chegou ao mercado brasileiro de forma pioneira e inovadora, porque adota um princípio de funcionamento chamado de full-hybrid (híbrido total). Ou seja, tem um motor a combustão e outro elétrico integrados na transmissão, e bateria de alta capacidade, de 250 V – 275 V, para tração. A bateria é recarregável pela própria ação energética do veículo, sem a necessidade de ligações externas, o que garante autonomia e flexibilidade de uso, tanto na cidade como na estrada.
Mercedes-Benz S 400 Hybrid
É um sedã de alto luxo com motor a gasolina 3.5 V6, com 205 kW/279 cv de potência e uma unidade elétrica de 15 kW/20 cv. Na norma europeia, o consumo combinado de combustível é de apenas 7,9 litros por 100 quilômetros, ou seja, 12,66 km/l. Com emissão de CO2 de 186 gramas por quilômetro, o modelo da Mercedes confirma sua condição de veículo menos poluente e mais econômico entre veículos desse porte.
Equipado com função ECO “start/stop”, o motor do automóvel desliga automaticamente abaixo de 15 km/h (quando o pedal de freio está pressionado), poupando combustível em congestionamentos. A partida é dada instantaneamente, assim que se retira o pé do freio.
Também um sedã de alto luxo. É equipado com um motor V8 turbo combinado com um motor elétrico trifásico sincronizado. Oferece uma potência de 342 KW/465 HP e um torque máximo de 70 Nm. O sistema híbrido é de conceito “Mild-Hybrid”.
A literatura de fábrica informa que o consumo médio, segundo o ciclo de teste, é de 9,4 litros a cada 100 quilômetros, ainda que seu valor de emissão de CO2 seja de 219 gramas por quilômetro.