Reparabilidade: Suzuki Jimny

 

Mais uma estreia no CAR Group. O Jimny, da Suzuki, inaugura a categoria utilitário esportivo off-road nos estudos de reparabilidade do CESVI.
E, quando se pensa em veículo “fora de estrada”, é grande a chance de envolver um custo elevado de peças na hora do reparo, principalmente naquelas que fazem parte da cesta básica. Foi o que aconteceu. E, para agravar um pouco a extensão dos danos, o veículo da montadora japonesa não conta com absorvedores de impacto, que poderiam poupar algumas peças da necessidade de substituição.
Primeiro veículo da marca produzido no Brasil (já era comercializado aqui, mas importado do Japão), o Jimny não tem concorrentes diretos em sua categoria no País.

Impacto dianteiro
Houve bastante trabalho a fazer na parte da frente do carro, com muitas peças afetadas. O que incluiu a necessidade de substituição da extremidade da longarina dianteira esquerda – que acabou absorvendo parte da energia da batida por causa da falta de componentes que absorvessem o impacto, como um crash-box.
Também foi preciso fazer o estiramento do chassi e substituir peças mecânicas, como o radiador e o eletroventilador auxiliar – tudo isso provocou um aumento no custo da reparação dianteira.
Mas também houve fatores positivos. Algumas peças que costumam precisar de substituição puderam ser reparadas: capô, painel dianteiro, para-lama dianteiro esquerdo, entre outras.

Impacto traseiro
Mais uma vez, o veículo sentiu a falta de um absorvedor de impacto, que tem a função de minimizar danos em colisões de baixa velocidade.
Por outro lado, a roda reserva que fica na tampa traseira minimizou os danos, permitindo o reparo da extremidade da longarina direita, da tampa traseira e do assoalho do porta-malas, entre outras peças.
O que precisou de troca na parte traseira: moldura inferior da lateral interna, moldura superior, bucha de fixação da moldura inferior no assoalho do porta-malas, moldura plástica do painel, buchas do guia de fixação do para-choque, para-choque, lanterna direita e lâmpada de seta.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.