Ao planejar os diferentes setores de uma oficina – seu layout –, os proprietários sempre esperam aproveitar ao máximo as áreas de seu imóvel. Mas é necessário tomar alguns cuidados para que essa escolha não provoque problemas durante sua operação.
Ao longo dos 15 anos em que o CESVI avalia oficinas, é comum encontrar o setor de preparação de peças e veículos próximo à área da funilaria e pintura. Quais as consequências dessa escolha? Há riscos! Confira:
NA PINTURA
Contaminação da cabine de pintura pelos resíduos da preparação, gerando retrabalho.
NA FUNILARIA
Devido à operação de alguns equipamentos que geram calor ou fagulhas, a proximidade de uma área seca como a de preparação pode colocar em risco toda a operação da oficina.
COMO FAZER
No planejamento e desenvolvimento da área de preparação, você deve ficar atento às seguintes questões:
ÁREA
Pode ser totalmente ou parcialmente em alvenaria. Quando parcial, é necessário usar cortinas para isolamento da área e contenção dos resíduos.
Piso ou revestimento impermeável, para facilitar a manutenção da área em caso de eventuais quedas de produtos, ou mesmo sua limpeza.
Pontos de dreno e canaletas para captação e direcionamento para a caixa de separação.
Demarcar os boxes/estações de trabalho.
ASPIRAÇÃO
Plano aspirante: recomendável optar pelos horizontais, para uma melhor captação de resíduos.
Unidade móvel de aspiração: utilizar sempre em todo o processo de lixamento para captação dos resíduos.
ILUMINAÇÃO
A disposição das luminárias deve ser ao redor e na cobertura da área, facilitando o trabalho do preparador.
Telhas translúcidas: sempre é bom aproveitar a iluminação do dia. Além de dar condições favoráveis ao preparador, reduz o consumo de energia elétrica, que só é utilizada quando necessária.
REDE ELÉTRICA E PNEUMÁTICA
Sempre dispor de pontos de energia entre os boxes de trabalhos.
SISTEMA DE SEGURANÇA
Verificar sempre a validade dos equipamentos de combate a incêndio.
MANUTENÇÃO
Realizar sempre a troca dos filtros no prazo estipulado pelo fabricante, assim como dos equipamentos de motorização e aspiração.
TEXTO: Diego Lazari e Bruno Honorato
Olá! Gostei do site, achei as ideias muito interessantes. Gostaria de receber as dicas e novidades para o melhoramento da minha empresa.
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atenciosamente.
Equipe o clube das oficinas.
Qual o periodo em que deve ser trocado o elemento filtante do plano aspirante?
Prezado,
Geralmente os fabricantes determinam algo em torno de 1.200 horas, mas isso pode variar de acordo com o fluxo de veículo. Se houver um giro muito alto esta quantidade de hora tende a diminuir drasticamente. O ideal é fazer uma inspeção visual periodicamente e assim verificar a necessidade desta troca.
Abraço,
Equipe Clube das Oficinas
Ola amigos , no final de março começo o meu projeto de ter uma oficina para inicialmente mexer com meus carros antigos ! Como irei construir a oficina no meu terreno então não tenho um espaço tão grande quanto preciso e gostaria. Minha idéia é trabalhar em etapas e nunca ao mesmo tempo a funilaria e a pintura , dessa forma vocês acham que eu poderia ter os espaços lado a lado ? Pensei em isolá-los para que não aconteça a contaminação de um para o outro.
Obrigado
Luciano Netto
Caro amigo.
O espaço tem de ser muito bem pensado. É possível, sim, mas é um projeto difícil de ser realizado. Como o trabalho de restauração não tem o intuito de muito giro de veículos, uma possibilidade é, antes de iniciar o trabalho de pintura, fazer uma boa lavagem da oficina, para acabar com o pó. Ter a área com um bom sistema de exaustão é o mínimo necessário.
Boa sorte e bom trabalho!