DICA TÉCNICA – Cuidados na definição da área de preparação

 

Ao planejar os diferentes setores de uma oficina – seu layout –, os proprietários sempre esperam aproveitar ao máximo as áreas de seu imóvel. Mas é necessário tomar alguns cuidados para que essa escolha não provoque problemas durante sua operação.

Ao longo dos 15 anos em que o CESVI avalia oficinas, é comum encontrar o setor de preparação de peças e veículos próximo à área da funilaria e pintura. Quais as consequências dessa escolha? Há riscos! Confira:

NA PINTURA
Contaminação da cabine de pintura pelos resíduos da preparação, gerando retrabalho.

NA FUNILARIA
Devido à operação de alguns equipamentos que geram calor ou fagulhas, a proximidade de uma área seca como a de preparação pode colocar em risco toda a operação da oficina.

COMO FAZER
No planejamento e desenvolvimento da área de preparação, você deve ficar atento às seguintes questões:

ÁREA
Pode ser totalmente ou parcialmente em alvenaria. Quando parcial, é necessário usar cortinas para isolamento da área e contenção dos resíduos.
Piso ou revestimento impermeável, para facilitar a manutenção da área em caso de eventuais quedas de produtos, ou mesmo sua limpeza.
Pontos de dreno e canaletas para captação e direcionamento para a caixa de separação.
Demarcar os boxes/estações de trabalho.

ASPIRAÇÃO
Plano aspirante: recomendável optar pelos horizontais, para uma melhor captação de resíduos.
Unidade móvel de aspiração: utilizar sempre em todo o processo de lixamento para captação dos resíduos.

ILUMINAÇÃO
A disposição das luminárias deve ser ao redor e na cobertura da área, facilitando o trabalho do preparador.
Telhas translúcidas: sempre é bom aproveitar a iluminação do dia. Além de dar condições favoráveis ao preparador, reduz o consumo de energia elétrica, que só é utilizada quando necessária.

REDE ELÉTRICA E PNEUMÁTICA
Sempre dispor de pontos de energia entre os boxes de trabalhos.

SISTEMA DE SEGURANÇA
Verificar sempre a validade dos equipamentos de combate a incêndio.

MANUTENÇÃO
Realizar sempre a troca dos filtros no prazo estipulado pelo fabricante, assim como dos equipamentos de motorização e aspiração.

TEXTO: Diego Lazari e Bruno Honorato

6 Comentários

  1. 25 de julho de 2016  0:52 por JEFFERSON PEREIRA SOUZA Responder

    Olá! Gostei do site, achei as ideias muito interessantes. Gostaria de receber as dicas e novidades para o melhoramento da minha empresa.

    • 8 de agosto de 2016  13:48 por O Clube Responder

      Obrigado Jefferson!

      Cadastre-se no blog para receber nossos posts em primeira mão! Você também pode no seguir no Facebook/CESVIBRASIL e no Twitter @cesvibrasil.

      atenciosamente.

      Equipe o clube das oficinas.

  2. 26 de Abril de 2014  3:03 por Onel Responder

    Qual o periodo em que deve ser trocado o elemento filtante do plano aspirante?

    • 28 de Abril de 2014  19:26 por O Clube Responder

      Prezado,

      Geralmente os fabricantes determinam algo em torno de 1.200 horas, mas isso pode variar de acordo com o fluxo de veículo. Se houver um giro muito alto esta quantidade de hora tende a diminuir drasticamente. O ideal é fazer uma inspeção visual periodicamente e assim verificar a necessidade desta troca.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  3. 5 de Fevereiro de 2014  13:58 por luciano meneses netto Responder

    Ola amigos , no final de março começo o meu projeto de ter uma oficina para inicialmente mexer com meus carros antigos ! Como irei construir a oficina no meu terreno então não tenho um espaço tão grande quanto preciso e gostaria. Minha idéia é trabalhar em etapas e nunca ao mesmo tempo a funilaria e a pintura , dessa forma vocês acham que eu poderia ter os espaços lado a lado ? Pensei em isolá-los para que não aconteça a contaminação de um para o outro.

    Obrigado

    Luciano Netto

    • 11 de Fevereiro de 2014  17:03 por O Clube Responder

      Caro amigo.

      O espaço tem de ser muito bem pensado. É possível, sim, mas é um projeto difícil de ser realizado. Como o trabalho de restauração não tem o intuito de muito giro de veículos, uma possibilidade é, antes de iniciar o trabalho de pintura, fazer uma boa lavagem da oficina, para acabar com o pó. Ter a área com um bom sistema de exaustão é o mínimo necessário.

      Boa sorte e bom trabalho!

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