Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito

 

Este domingo, dia 17, foi uma data muito especial – triste, mas de esperança ao mesmo tempo. Isso porque todo terceiro domingo de novembro é dedicado à memória das vítimas da violência no trânsito – em função de uma resolução da Organização das Nações Unidas.

E o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, hoje, tem razão de ser. Estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que 1,3 milhões de pessoas morrem anualmente no trânsito e que até 2030 esse número suba para 2,4 milhões. São tragédias pessoais, familiares e públicas também, causadas principalmente pela imprudência: por excesso de velocidade, dirigir após o uso de bebida alcoólica, veículos sem manutenção, falta do uso do cinto de segurança, desrespeito aos sinais de trânsito, distrações ao volante, entre outros motivos. Mais de 60% das mortes no trânsito, de acordo com a OMS, se concentram em 10 países – Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Brasil, Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito.

O CESVI deixa aqui sua homenagem às vítimas do violento trânsito brasileiro – tanto às inocentes quanto às que foram, elas próprias, responsáveis pelos acidentes que tiraram suas vidas. Estamos sempre trabalhando para aumentar a segurança nas nossas vias, de modo a evitar o que pode ser prevenido. Com a esperança de que, no futuro, essa data não tenha mais razão de ser lembrada.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.