O estiramento é a etapa inicial da reparação automotiva. O que isso quer dizer? Quer dizer que, se não for feito de forma correta, as consequências do mau reparo vão se estender às próximas etapas do trabalho e, pior ainda, à segurança dos ocupantes do veículo.
Por isso, é importante que seja feito com o equipamento certo. E esse equipamento é a bancada.
A bancada de estiramento permite a fixação do veículo por meio de quatro mordentes. Ela possibilita o processo de estiramento a frio, por possuir esticadores hidráulicos que tracionam as peças estruturais danificadas no sentido contrário ao impacto do acidente – ou seja, o equipamento não adiciona calor para o alívio das tensões dos componentes danificados. E isso é bom, porque o emprego de calor ao reparo altera as características mecânicas do material.
A bancada de estiramento possui capacidade para alinhamento total de todos os monoblocos de veículos de passeio, utilitários e picapes.
VANTAGENS
– Acopla sistema de medição tridimensional
– Faz aferição em milímetros do monobloco
– Garante as cotas originais da carroceria
O CESVI recomenda a utilização da bancada de estiramento para um melhor alinhamento do veículo e melhor qualidade de serviço. Esse é um dos itens analisados na certificação IQA-CESVI.
TEXTO: Diego Larazi e Bruno Honorato