O desplacamento de tinta em peças plásticas é muito comum caso o produtivo não tome alguns cuidados. Para evitar esse tipo de defeito, confira as dicas a seguir.
– No caso de peças novas, que não tenham nenhuma preparação para a pintura, aqueça o componente por 30 minutos a 60 °C, e em seguida faça a limpeza com desengraxante antiestético. Esse processo é recomendado para tirar impurezas deixadas no processo de moldagem da peça durante sua fabricação.
– Após a limpeza da peça, faça a ativação do plástico com uma esponja abrasiva. Isso vai garantir a aderência dos insumos aplicados no decorrer do processo.
– Em seguida, aplique o promotor de aderência (seladora), para a garantia da aderência dos insumos aplicados durante a preparação para pintura. Esse é um processo fundamental para evitar o desplacamento de tinta. Aguarde de 10 a 15 minutos para a aplicação do primer.
– A aplicação do primer é necessária para um melhor acabamento, pois esse insumo faz a cobertura das imperfeições deixadas pelo processo de ativação da peça. Para a preparação do primer, deve ser depositado um composto flexibilizante – a quantia necessária para a diluição é de acordo com a recomendação do fabricante. Em seguida, faça a catálise do primer.
Obs.: A utilização do flexibilizante durante a preparação do primer evita a trinca da pintura em pequenos choques.
– Efetue o lixamento para a melhor aderência da tinta. Para o processo, é recomendado usar uma esponja abrasiva com granulação 600.
– Para a preparação do verniz, também use o composto flexibilizante, para evitar trincas na pintura em pequenos choques.
TEXTO: Bruno Henrique Honorato Espindola
Boa noite, eu to reformando meu celta todo e no assoalho foi feito lixamento aplicado wash primer , primer pu e tinta pu, a duvida e sera q aguenta a torçao natural do carro a tinta e toda base trinca? Ou o ideal seria um flexibilizante?
Olá Darlan obrigado pelo comentário!
1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer PU.
5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que:
• Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo. • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos. O flexibilizante é utilizado somente para plásticos.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.