Esse componente é composto por laminados de chapas com resinas orgânicas – entre elas há borracha asfáltica de fácil manuseio. É usado no interior das carrocerias, nas seguintes regiões:
– assoalho
– teto
– painéis internos das portas
– painéis internos das laterais
– estrutura base do painel de comando
– cofre do motor
Esse componente, além de diminuir vibrações e ruídos, tem a importante função de dar consistência às chapas longas e menos espessas, como as laterais traseiras dos veículos. Além disso, os antirruídos também são anticorrosivos, sua fixação é feita com a aplicação de altas temperaturas, moldando-se facilmente às peças.
É fundamental, durante a reparação de um veículo, a remoção do antirruído para sua substituição. Isso evita possíveis retrabalhos ou reclamações por parte dos clientes.
No mercado são oferecidos três tipos de antirruídos:
LAMINADO NORMAL
O componente já vem pré-cortado, diferente para cada modelo de carroceria. É colocado normalmente no assoalho do habitáculo e no porta-malas. O operador coloca o componente no local específico e aplica temperaturas que variam de 170 °C a 210 °C. Além de se automodelar, ele também vai liberar o adesivo de fundição.
LAMINADO AUTOCOLANTE
Mesmas características do laminado normal, só que com o adesivo de fundição protegido por uma película, que deverá ser removido antes da aplicação nos pontos pré-determinados. Sua posição será sempre nas peças na vertical, como em painéis internos de portas e laterais.
LAMINADO MAGNÉTICO
Esse antirruído tem maior valor agregado. É oferecido com um componente magnetizado que tem como função aderir à chapa (atração como o ímã). Normalmente é usado na parte inferior de superfícies planas na horizontal, como na parte interna do teto.