Em veículos que possuem esse tipo de suspensão, a manutenção básica deve abranger os seguintes procedimentos:
- Verificar a mola helicoidal quanto a trincas ou mau posicionamento, conferindo seu tamanho – que é padronizado para cada modelo de veículo.
- Os coxins e revestimentos antirruídos devem ser substituídos periodicamente.
- Em caso de substituição das molas helicoidais, substitua sempre aos pares, para que o veículo não fique inclinado.
- Ao comprimir a mola com ferramenta específica, não demorar muito, para evitar deformação.
- Os amortecedores devem ser verificados periodicamente quanto a vazamentos e capacidade.
- Verifique o estado das articulações esféricas.
O QUE VER EM DOIS TIPOS DE SUSPENSÃO DIANTEIRA
DEFEITOS E CAUSAS
QUEBRA DAS MOLAS
1 – Excesso de peso no veículo.
2 – Amortecedor sem atuação.
SUSPENSÃO BAIXA
1 – Molas quebradas.
2 – Molas fracas.
VIBRAÇÃO DA SUSPENSÃO
1 – Roda desbalanceada ou torta.
2 – Pneu defeituoso.
SUSPENSÃO OSCILANDO MUITO
1 – Amortecedor sem atuação.
BARULHO NA SUSPENSÃO
1 – Desgaste de junta esférica.
2 – Desgaste das buchas dos braços da suspensão.
3 – Batente quebrado.
4 – Mola quebrada.
VEÍCULO SEM PARALELISMO NOS EIXOS TRANSVERSAIS
1 – Tensor quebrado ou solto.
TEXTO: Daniel Lauri Henriksen
Boa tarde, comprei recentemente uma palio weekend tracking 1.6 16v etorq ela está com 52000 km rodado e percebi que a traseira do carro baixou. Gostaria de saber se posso colocar molas GNV na traseira e se pode haver algum problema, preciso levantar mais a traseira pois as vezes ao entrar na minha garagem com o carro carregado o pneu sub-salente pega no chão. Queria uma ajuda.
Olá Mauricio obrigado pelo comentário!
As alterações das características originais do veículo não são aconselhadas pelas montadoras de veículos. Muito cuidado com as adaptações.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Gostei das matérias que vocês estão expondo, sobre consevação e manutenção de carros. Valeu
Olá Ademir obrigado pelo comentário!
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Equipe Clube das Oficinas.