DICA TÉCNICA – Verificação de fluidos

 

Após o reparo de um veículo que tenha seu conjunto mecânico afetado, existem alguns cuidados ligados à verificação de fluidos para evitar retrabalhos na oficina.

1 – Durante o abastecimento do líquido de arrefecimento do motor, que foi removido para a substituição do radiador…

  • Use sempre o aditivo recomendado pelas montadoras.
  • Use a porcentagem de aditivo indicada para adicionar ao sistema de arrefecimento.
  • Deixe sempre o nível do líquido de arrefecimento entre as marcações de mínimo e máximo do reservatório, dando preferência à marcação máxima.

Obs.: Nunca faça o abastecimento do líquido de arrefecimento com o veículo quente.

 

2 – Caso o sistema hidráulico de freio do veículo tenha sido desmontado…

  • Faça a sangria do sistema.
  • Use o fluido de freio recomendado pela montadora seguindo a especificação do DOT.
  • Deixe sempre o nível do fluido de freio entre a marcação mínima e máxima do reservatório, dando preferência à marcação máxima.

Obs.: Evite que o fluido de freio seja derramado sobre o veículo, para evitar danos à pintura.

 

3 – Em caso de substituição do óleo do motor…

  • Use sempre o óleo de mesmo grau de viscosidade especificado pela montadora.
  • Deixe sempre o nível do óleo entre a marcação mínima e máxima da vareta de marcação, dando preferência à marcação máxima.

 

4 – Existe ainda o fluido de direção hidráulica. Geralmente o reservatório do fluido de direção fica posicionado na dianteira do carro, podendo ser facilmente danificado num impacto. Numa troca desse fluido…

  • Use sempre o óleo hidráulico indicado pela montadora.
  • Deixe o nível do óleo hidráulico entre a marcação mínima e máxima, dando preferência à máxima.

Obs.: Faça a verificação do nível de óleo hidráulico da direção com o veículo ligado.

 

TEXTO: Bruno Honorato

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