Após o reparo de um veículo que tenha seu conjunto mecânico afetado, existem alguns cuidados ligados à verificação de fluidos para evitar retrabalhos na oficina.
1 – Durante o abastecimento do líquido de arrefecimento do motor, que foi removido para a substituição do radiador…
- Use sempre o aditivo recomendado pelas montadoras.
- Use a porcentagem de aditivo indicada para adicionar ao sistema de arrefecimento.
- Deixe sempre o nível do líquido de arrefecimento entre as marcações de mínimo e máximo do reservatório, dando preferência à marcação máxima.
Obs.: Nunca faça o abastecimento do líquido de arrefecimento com o veículo quente.
2 – Caso o sistema hidráulico de freio do veículo tenha sido desmontado…
- Faça a sangria do sistema.
- Use o fluido de freio recomendado pela montadora seguindo a especificação do DOT.
- Deixe sempre o nível do fluido de freio entre a marcação mínima e máxima do reservatório, dando preferência à marcação máxima.
Obs.: Evite que o fluido de freio seja derramado sobre o veículo, para evitar danos à pintura.
3 – Em caso de substituição do óleo do motor…
- Use sempre o óleo de mesmo grau de viscosidade especificado pela montadora.
- Deixe sempre o nível do óleo entre a marcação mínima e máxima da vareta de marcação, dando preferência à marcação máxima.
4 – Existe ainda o fluido de direção hidráulica. Geralmente o reservatório do fluido de direção fica posicionado na dianteira do carro, podendo ser facilmente danificado num impacto. Numa troca desse fluido…
- Use sempre o óleo hidráulico indicado pela montadora.
- Deixe o nível do óleo hidráulico entre a marcação mínima e máxima, dando preferência à máxima.
Obs.: Faça a verificação do nível de óleo hidráulico da direção com o veículo ligado.
TEXTO: Bruno Honorato