ESSENCIAL | Ferramentas para reparação em chapa de caminhões

 

Os danos em chapas de caminhões podem ocorrer em áreas de difícil ou fácil acesso, e o reparo e a substituição têm uma grande variedade de ferramentas e equipamentos, que são divididos nas seguintes categorias:

• Ferramentas manuais.

• Ferramentas pneumáticas.

• Equipamentos elétricos.

• Equipamentos hidráulicos.

• Equipamentos para soldagem.

• Ferramentas para medição.

• Insumos.

 

A seguir, você acompanha a descrição das ferramentas e equipamentos utilizados para esses trabalhos.

 

FERRAMENTAS MANUAIS

 

Martelo

Utilizado para conformação de chapas e também, em conjunto com a talhadeira, para despregar superfícies soldadas.

 

Tassos

Utilizados como apoio para trabalhos com martelo em regiões de fácil acesso. Apresentam-se em diferentes tamanhos e formatos, para facilitar o trabalho independentemente do formato da chapa.

 

Lima de funileiro

Permite verificar os desníveis durante o processo de reparação da chapa.

 

Alicates de pressão

Utilizados para fixação de chapas no momento da soldagem, em que é necessário um ajuste correto e preciso devido ao tipo da união. Esse elemento possui vários formatos, de acordo com o lugar em que irá atuar.

 

FERRAMENTAS PNEUMÁTICAS

 

Desponteadeira

Tem como finalidade remover os pontos de solda originais da carroceria no processo de reparação. Ela permite regular a profundidade de corte, possibilitando despontear somente a peça que será substituída.

 

Serra pneumática

Desenvolvida para operações de corte de chapas, apresentando como principais vantagens um corte livre de rebarbas e facilidade no manuseio.

 

Cortador pneumático

Desenvolvido para o corte de chapas de aço e outros materiais, como: plásticos, fibra, etc. O corte da chapa é feito por um disco abrasivo que gira em alta rotação e atua em sentido perpendicular ao da chapa.

 

Furadeira

Ferramenta pneumática para operação de furação em geral. Pode ser usada com vários acessórios, como discos para limpeza de chapas e para remoção de dupla face. Utilizada também para furar a chapa, para posterior soldagem com a máquina de solda MIG/MAG.

 

Esmerilhadeira

Tem como finalidade o desbaste e acabamento de superfícies com rebarbas de solda.

 

Lixadeira

No processo de reparação de chapas, pode ser utilizada para retirada da pintura, desbaste dos pontos de solda MIG/MAG ou superfícies estanhadas.

 

Faca pneumática

Utilizada para corte de adesivo. As lâminas trabalham em movimentos oscilatórios para melhorar a eficiência do corte.

 

Solapadeira

Forma o rebaixo (degrau) de uma chapa, para sobreposição da outra, em uma substituição parcial.

 

Aplicador de adesivo

Permite a aplicação de adesivo, por acionamento manual ou pneumático.

 

Pistola para aplicação de cera de cavidade

Aplica a cera de cavidade nas partes internas dos componentes instalados.

 

Lixadeira roto-orbital

Utilizada na preparação do lixamento de primers (fundo) e para operações de lixamento de tintas e vernizes durante o processo de repintura e técnicas de alongamento, assim como para eliminação de defeitos de rugosidade das tintas e vernizes. Algumas possuem regulagem de vazão da entrada de ar, o que permite controlar a velocidade de lixamento.

 

EQUIPAMENTO ELÉTRICO

 

Repuxadeira

Permite a reparação de amassados em locais de acesso nulo ou difícil, sem que haja necessidade de desmontar acabamentos internos, fazer cortes e aquecer chapas, ações que poderiam comprometer as propriedades mecânicas da chapa. O repuxo se dá com o martelo de inércia.

 

EQUIPAMENTO HIDRÁULICO

 

Esticador / Encolhedor

Utilizados para retorno de painéis ao estado original e alinhamentos de vãos. São usados de forma a auxiliar os trabalhos de alinhamento da cabine.

 

EQUIPAMENTOS PARA SOLDAGEM

 

Solda MIG/MAG

Utilizada para soldagem de peças na reparação. Reproduz com fidelidade o aspecto e a resistência dos pontos de solda originais. O equipamento garante uma maior durabilidade da chapa quanto à corrosão, pois trabalha com uma proteção gasosa, que faz com que o oxigênio do ambiente não se misture à poça de fusão.

 

Solda por ponto de resistência

Utilizada para a união de chapas, gera uma solda semelhante à original de fábrica. Sua utilização dispensa o retrabalho do ponto com uma lixadeira, porque o processo de união não adiciona metal à soldagem.

 

FERRAMENTA PARA MEDIÇÃO

 

Compasso de varas

Utilizado para comparar e verificar as medidas das cotas da carroceria. Apresenta sistema de leitura analógico ou digital (dependendo do modelo). A utilização desse equipamento também auxilia no diagnóstico prévio de danos, pois com ele é possível verificar rapidamente se a estrutura do veículo foi afetada no impacto.

 

INSUMOS

 

Spray de zinco

Protege a chapa contra a corrosão. Faz a proteção da parte interna da chapa nua, na soldagem por ponto de resistência, a qual deve estar preparada para passagem da corrente elétrica.

 

Antirrespingo

Diminui a aderência de respingos nos bocais da tocha no processo de soldagem MIG/MAG. O excesso de material no bico gera entupimento do bocal interno, influenciando na qualidade do cordão de solda. O antirrespingo pode ser apresentado de duas formas: como gel ou spray. Em ambos os casos, devem ser isentos de silicone.

 

Cera de cavidade

Utilizada para proteção da chapa contra corrosão, protegendo as partes internas da carroceria, locais em que a proteção anticorrosiva normalmente não alcança, como longarinas, soleira, colunas e seções ocas de áreas estruturais dos veículos.

 

Batida de pedra

Produto utilizado para proteção de superfícies metálicas (chapas) sujeitas a impactos de pedras e pedriscos, além de impregnação de graxa e resíduos de asfalto.

2 Comentários

  1. 22 de Fevereiro de 2015  20:33 por Jacsonlovatel Responder

    Caros amigos, estou com planos de adquirir um caminhão (apenas o cavalo) para alongar a cabine, visando transformá-lo em um veículo para seis pessoas, com pequenas camas de embutir, banheiro e micro cozinha, contudo sem perder a forma de um caminhão cavalo. Os amigos conhecem alguém que trabalhe especificamente com isso, inclusive dando dicas de que caminhao comprar? Obrigado pela ajuda. Grande abraço, Jacson/SC

    • 10 de Março de 2015  13:38 por O Clube Responder

      Olá Jacson obrigado pelo comentário!

      Infelizmente não temos contato de empresas que realizam este tipo de transformação. Porém ressaltamos a importância de verificar as questões de segurança do veículo, principalmente para os casos de alteração das características originais de fábrica.
      Uma dica é buscar empresas especializadas em Motorhome.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.