Contar com um processo mais seguro de soldagem não dispensa o uso de equipamentos de proteção. O profissional que não estiver devidamente protegido por alguns materiais básicos estará, consequentemente, exposto a elementos nocivos, como os efeitos da radiação e as fagulhas que fazem parte de um processo convencional de soldagem.
Para esta atividade, as oficinas devem contar com EPCs (equipamentos de proteção coletiva) e EPIs (equipamentos de proteção individual). Vale lembrar que esses materiais não são exclusivos da operação de soldagem. Cada processo dentro da reparação automotiva tem seus EPCs e EPIs específicos.
A seguir, confira os equipamentos de segurança recomendados para o processo de soldagem.
EPCs
– Sistema de extração de gases
– Cortina inactínica
– Extintor de incêndio
EPIs
– Máscara de escurecimento automático
– Botas de couro
– Avental de raspa
– Mangotes de raspa
– Luvas de vaqueta
– Máscara para fumos de solda
– Touca
TODO DIA
Use sempre os equipamentos de segurança para se proteger contra acidentes de trabalho – não importa o processo em que você esteja envolvido. E estimule que seus colegas ou subordinados utilizem também. Além disso, não tenha vergonha de cobrar esses equipamentos dos seus chefes, caso a oficina não esteja fornecendo. Eles são obrigados por lei a fornecer equipamentos de segurança à equipe.
Afinal, ninguém quer ir do ambiente de trabalho diretamente para o hospital, não é? Muito melhor ir para casa – e inteiro.