Um dos grandes problemas no processo de reparação é a diferença de cor no momento da repintura do veículo. Por isso, vamos passar algumas dicas sobre como trabalhar de forma mais tranquila nessa etapa do reparo.
1 – Tudo começa nas diversas cores que temos no mercado automotivo: há cores mais fáceis e mais difíceis de se acertar a tonalidade. Para perceber o nível da diferença da cor é necessário identificá-la e fazer a pesagem, conforme a fórmula da cor.
2 – Faça a homogeneização e a diluição da tinta conforme as orientações do fabricante. Utilize pistolas de pintura HVLP com bico de 1.4.
3 – Respeite os parâmetros de aplicação a fim de diminuir a diferença da cor. Se aplicar a tinta com uma pressão de ar muito alta, a cor vai ficar mais clara. Se a pressão for muito baixa, a cor ficará mais escura. Se a aplicação for muito a distância, a cor ficará clara. Se for muito próxima, ficará escura.
4 – Quando a cor ficar muito diferente, é necessário fazer o ajuste da cor. Toda cor é confeccionada por uma fórmula com pigmentos e quantidades exatas, sendo que qualquer distorção pode causar diferença de cor. Quando essa diferença é percebida após a pintura de uma proveta, existem duas formas de fazer o acerto. Uma é a técnica do mata-mata, em que normalmente se utiliza a cor oposta para matar a cor que está se sobressaindo. Por exemplo, quem mata o azul é o amarelo, quem mata o verde é o vermelho, e vice-versa. O principal cuidado com essa técnica é que o pigmento utilizado não está na fórmula e pode ocasionar o metamerismo, que é uma distorção da cor, que dificulta ainda mais o acerto.
5 – A outra técnica é a de isolar o pigmento que está em excesso. Por exemplo, uma cor azul que apresenta um tom mais azulado que o do veículo. Nesse caso, devem ser colocados todos os pigmentos, menos o que está em excesso: o azul. A quantidade é de acordo com a diferença da cor, mas pode começar por 10% de todos os pigmentos, menos o que está em excesso. Para isso, utilize uma tabela como esta.
6 – Feito o procedimento, prepare e pinte outra proveta de comparação. Repita as etapas até a cor ficar de acordo para o difuminado. Observe que na prova da direita o excesso de azul foi retirado e a tinta está pronta para o procedimento.
meu problema é o dourado...sou restaurador e uso sintético dourado em quase tudo.
todo dourado que encontro é irritantemente verde...não é cor de ouro.
oque faço para neutralizar esse verde
Olá, Flávio. Como vai?
Neste caso, sugerimos que você leve uma peça de amostragem da cor desejada até uma casa de tintas.
No local, o colorista fará a devida correção da cor.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
cortanto o verde com vermelho
Obrigado pelo apoio, Ronildo! :)
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
E! irmão o seu tópico é bom mais deixa um pouco a deseja pois existe tintas as quais não posso ficar limitado a formula,por que sendo assim e não conseguiria fazer alguns ajuste,principalmente um colorista de rua,que não tem como fazer outra tinta tirando o pigmento que esta em excesso.
Amei o seu tópico. Espero que mantenha a boa qualidade de seu conteúdo,
isso é complicado atualmente na Internet.
As vezes visito aqui para aprender mais. Existe alguma restrição ou eu posso compartilhar esse tópico
no Whatsapp? Eu queria que meus colegas também visualizassem Ótimo trabalho!
Olá, pode ser divulgado sim, sem problemas.
Obrigado pelo seu comentário.
atenciosamente,
Equipe Clube das oficinas.
Como faço para ter uma tabela de acerto de cores dessa...
Olá Celso, obrigado pelo comentário.
É mais recomendado que você vá até uma loja de tinta automotiva, eles darão um suporte a respeito.
atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas
Olá amigos, fiz um retoque em uma parte de um veiculo que é na cor Cinza Paladium, a tinta usada conforme informado foi da marca PPG, porem percebi que o carro exposto ao sol, onde a luz reflete no carro e onde foi feito o reparo não apresenta diferença de coloração, mas quando o veiculo não esta exposto a luz (fica em alguma sobra), onde foi feito o reparo o cinza fica um pouco mais escuro do que o restante do carro, sou leigo no assunto mas isso realmente pode acontecer? Por qual motivo? Pode ser falta de pigmentação? obrigado
Olea Bruno.
Exposto ao sol, não se percebe tanto porque os raios solares inibem a falta de pigmentação. Ainda mesmo que sem analisar afirmo que a mistura não foi perfeita.
atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas.
amigo sua tinta estar com pigmentos transparente que dar um tom no sol e um na sombra devido a formula, o segredo estar em rever o formula e tirar o pigmento que não deveria estar na formula ou colocar um que consiga inverte o resultado dado assim o acerto da tinta.
Obrigado pelo apoio Pereira!
amigo isso se chama , METAMERISMO .
QUANDO DUAS CORES PARECEM COINCIDIR QUANDO VISTA SOB UMA MESMA FONTE DE LUZ , MAS PARECEM TOTALMENTE DIFERENTES QUANDO VISTA SOB UMA SEGUNDA FONTE DE LUZ , CHAMADO O FENÔMENO DE METAMERISMO .EMBORA ESTAS CORES PARECEM A MESMA , ELAS PODEM TER SIDO FIETAS COM BASES QUE TENHAM DIFERENTES SUBTONALIDADES ( SUBTONALIDADE VERMELHO/AZUL VERSUS SUBTONALIDADE VERDE/AZUL .
SUBTONALIDADE VERMELHA OU VERDE PODE APENAS APARECER QUANDO VISTA SOB UMA CERTA FONTE DE LUZ CRIANDO UM DESENCONTRO DE CORES . POR ESTA RAZAO. O COLORISTA DEVE FAZER UM AJUSTE COM BASES QUE ESTAO NA FORMULA DA COR E, SE POSSIVEL , UTILIZAR A LUZ DO SOL . ABRAÇOOO
Obrigado pelo apoio, Ronildo! :)
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Ola Sou colorista automotivo e pesquisando sobre, achei esse post, Cinza Paladium da Honda, essa tinta e mais algumas da honda tbm entra aluminio GRAUDO q acontece mesma coisa, e esse efeito da luz do sol esta bom e na sombra esta mais escura se da ao fato da presença deste alumino em grande presença na tinta, não se trata de metameria, trata-se de que a aplicação robotica na fabrica é muito mais perfeita e fina do que na repintura, nesses casos basta entrar com uma base chamada aditivo de efeito na tinta , fazendo as particulas do aluminio saltarem ainda mais, e fazer uma aplicação fina sobre a peça com a base na mesma cor, um exemplo simples: se tiver um carro cinza paladium repintado geral e fazer um retoque ate mesmo com outra marca de tinta , esse feito da luz e sombra nao ira acontecer, ou vai estar certo ou vai estar errado em ambas as luses.
Olá, Michel. Como vai?
Muito obrigado pelas informações e retorno sobre o assunto.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas
Preciso encontrar as tonalidades de 5 cores.Como faço para encontrar?
Olá Pablo, obrigado pelo seu comentário.
Pesquisa de acordo com o fabricante que deseja trabalhar, cada marca tem a sua grade de cores.
Atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas.
Então tenho um vermelho arpoador da Ford quero deixar mais clara que tinta devo colocar para clarear
Olá Rose, obrigado pelo comentário.
Recomendamos que consulte o fabricante da tinta para saber quais as mesclas possíveis nesse caso especifico.
atenciosamente;
Equipe clube das oficinas.
gostaria assistir videos sobre o cursos de colometria
Olá Marcio obrigado pelo comentário!
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Bom dia gostaria de saber se se o colorista tem direito a receber insalubridade tenho 20anos de profissao.
Olá Marcelo obrigado pelo comentário!
Nesse caso é importante consultar um advogado em leis trabalhistas.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Tem sim amigo eu trabalho e recebo
Conheço bem essa tecnica a = ou - 30 anos.
Procuro um curso de colorimetria automotiva com acerto de cores....
Alguèm pode me indicar algum?
Obrigado
Olá Marcio, no site do CESVI BRASIL você pode consultar a agenda de todos os cursos, inclusive o de COLORIMETRIA.
Mais informações ligue 4948.4822
Clube das oficinas
o prefixo desse telefone é 11 ? sou de fora e estou procurando um curso de colorimetria automotiva
Para entrar em contato ligue 11 393484800.
atenciosamente.
Equipe clube das oficinas.
boa noite gostaria de receber novidade sobre colorimetria
Olá Paulo obrigado pelo comentário!
Cadastre-se nos feeds de noticias para ficar sempre por dentro dos posts publicados.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá. Parabéns pelo site.
Gostaria de saber se existe algum tipo de sindicato ou algo parecido para dos profissionais dessa área e por acaso vocês saberiam me informar se existe algum piso salarial para essa profissão?
Obrigado.
Olá Pablo obrigado pelo elogio e comentário!
Não temos esta informação para lhe passar.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá amigo, boa noite!
Estou tentando pintar as rodas do meu carro, mas infelizmente não consigo achar uma cor que seja igual a original.
Tenho um Palio 500 anos com rodas de liga leve originais do modelo, elas são mais ou menos um cromo meio prata.
Você pode me dar uma dica de quais são os pratas mais claros e brilhantes (bastante pigmento) que existem no mercado?
Olá Freitas obrigado pelo comentário!
Recomendamos que procure uma casa de tinta que tenha um colorista para verificar os pigmentos desse prata.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
as cores mais usadas sao.
prata lunar da vw
gris aluminum cit
prata reflex vw
a que tem um aluminium mais ressaltado é prata ice gm
eu uso gris aluminium
Use uma base alumínio graúdo na lazzuril pode ser o LM 493 diluído!
Eu queria ver um vídeo de como usasr o círculo cromatico
Olá Douglas obrigado pelo comentário!
Recomendamos que faça um treinamento de colorimetria no CESVI BRASIL - consulte nossa agenda - http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/treinamentos
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
existe uma deficiência muito grande quanto ciclo cromático e ajuste de tonalidades, se sua intenção for ajuste de cores, deve se ingressar a uma loja de tinta automotiva, um colorista tera o maior numero de informação possivel para esclarecer suas dúvidas.
Muito bom, Recomendo já estou indicando para os amigos.
Olá! Obrigado pelo comentário e elogio.
Seja sempre bem-vindo ao seu Clube das Oficinas. Conheça outros canais do mercado reparador - Site CESVI - http://www.cesvibrasil.com.br/ Facebook - https://www.facebook.com/cesvibrasil / Twitter - https://twitter.com/CESVIBRASIL e YouTube - https://www.youtube.com/user/CESVIBRASIL
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Bom dia! Assim como essa explicação muito bem feita por você.. Tem algum material didático que pode estar fornecendo para nós ?
Olá Gabriel obrigado pelo comentário!
Temos outros canais de informação técnica automotiva. Acesse o nosso site - http://www.cesvibrasil.com.br e curta a nossa página no Facebook - https://www.facebook.com/cesvibrasil ou ainda o Twitter - https://twitter.com/CESVIBRASIL
Além destes canais, assista aos vídeos no YouTube - https://www.youtube.com/user/CESVIBRASIL
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
gostaria de fazer um curso de colorometria automotiva...ond encontro em porto alegre rs
Olá Dinarte obrigado pelo comentário!
Temos treinamentos online, acesse o site do CESVI para mais informações - http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/treinamentos
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Sou colorista tbem tudo isso e valido mais só com a pratica mesmo pra o aperfeiçoamento blz .
Olá Ronaldo obrigado pelo comentário!
De fato, o aperfeiçoamento vem pela prática!
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Ola. Como voce sabe que na primeira proveta tinha excesso de azul? Claro, vou ENXERGOU..mas eu , como leigo , enxerguei excesso de preto. Acho que o pulo do gato esta neste GOLPE de VISTA. correto? Obrigado!
Olá Ricardo obrigado pelo comentário!
Quando ele cita a cor azul, é somente um exemplo, poderia ser qualquer outra cor em excesso, desde que esteja dentro da fórmula. Para ter a técnica, é necessário praticar várias vezes, só assim o profissional irá adquirir o (pulo do gato como você citou).
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Estou com problema com vermelho lyra da GM eu preciso deixa com atonalidade mais cor de rosa o que eu faço?
Olá Maurício, obrigado pelo comentário.
Procure um especialista em colorimetria para a devida correção da formulação de base.
atenciosamente.
Equipe clube das oficinas.
Olá, é possível fazer a repintura de somente uma peça sem fazer o alongamento do verniz? A cor é prata!
Olá Bruno obrigado pelo comentário!
O alongamento é recomendado para diminuir a diferença entre a cor original e a repintura.
Para todas as cores, recomenda-se fazer o alongamento. Ele é feito com a tinta e o verniz tem a função de protegê-la e dar brilho ao acabamento.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Muito bom.
Olá Alexandre obrigado pelo comentário!
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Dicas preciosas...Muito legal.
Olá Artur obrigado pelo seu comentário!
Equipe Clube das Oficinas.
Adorei as dicas, vou tentar trabalhar com esse outro método da tabela, na primeira parte é classificado por notas " tonalidade, luminosidade e saturação".