PASSO A PASSO – Colorimetria

 

 

Um dos grandes problemas no processo de reparação é a diferença de cor no momento da repintura do veículo. Por isso, vamos passar algumas dicas sobre como trabalhar de forma mais tranquila nessa etapa do reparo.

 

1 – Tudo começa nas diversas cores que temos no mercado automotivo: há cores mais fáceis e mais difíceis de se acertar a tonalidade. Para perceber o nível da diferença da cor é necessário identificá-la e fazer a pesagem, conforme a fórmula da cor. 

2 – Faça a homogeneização e a diluição da tinta conforme as orientações do fabricante. Utilize pistolas de pintura HVLP com bico de 1.4. 

 

3 – Respeite os parâmetros de aplicação a fim de diminuir a diferença da cor. Se aplicar a tinta com uma pressão de ar muito alta, a cor vai ficar mais clara. Se a pressão for muito baixa, a cor ficará mais escura. Se a aplicação for muito a distância, a cor ficará clara. Se for muito próxima, ficará escura. 

4 – Quando a cor ficar muito diferente, é necessário fazer o ajuste da cor. Toda cor é confeccionada por uma fórmula com pigmentos e quantidades exatas, sendo que qualquer distorção pode causar diferença de cor. Quando essa diferença é percebida após a pintura de uma proveta, existem duas formas de fazer o acerto. Uma é a técnica do mata-mata, em que normalmente se utiliza a cor oposta para matar a cor que está se sobressaindo. Por exemplo, quem mata o azul é o amarelo, quem mata o verde é o vermelho, e vice-versa. O principal cuidado com essa técnica é que o pigmento utilizado não está na fórmula e pode ocasionar o metamerismo, que é uma distorção da cor, que dificulta ainda mais o acerto.

5 – A outra técnica é a de isolar o pigmento que está em excesso. Por exemplo, uma cor azul que apresenta um tom mais azulado que o do veículo. Nesse caso, devem ser colocados todos os pigmentos, menos o que está em excesso: o azul. A quantidade é de acordo com a diferença da cor, mas pode começar por 10% de todos os pigmentos, menos o que está em excesso. Para isso, utilize uma tabela como esta. 

6 – Feito o procedimento, prepare e pinte outra proveta de comparação. Repita as etapas até a cor ficar de acordo para o difuminado. Observe que na prova da direita o excesso de azul foi retirado e a tinta está pronta para o procedimento. 

 

 

 

 

 

62 Comentários

  1. 25 de setembro de 2018  19:32 por flavio Responder

    meu problema é o dourado...sou restaurador e uso sintético dourado em quase tudo.
    todo dourado que encontro é irritantemente verde...não é cor de ouro.
    oque faço para neutralizar esse verde

    • 3 de outubro de 2018  18:11 por O Clube Responder

      Olá, Flávio. Como vai?

      Neste caso, sugerimos que você leve uma peça de amostragem da cor desejada até uma casa de tintas.
      No local, o colorista fará a devida correção da cor.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

    • 19 de outubro de 2018  18:46 por ronildo Responder

      cortanto o verde com vermelho

      • 25 de outubro de 2018  18:05 por O Clube Responder

        Obrigado pelo apoio, Ronildo! :)

        Atenciosamente,

        Equipe Clube das Oficinas.

  2. 26 de agosto de 2018  12:00 por Pereira sousa Responder

    E! irmão o seu tópico é bom mais deixa um pouco a deseja pois existe tintas as quais não posso ficar limitado a formula,por que sendo assim e não conseguiria fazer alguns ajuste,principalmente um colorista de rua,que não tem como fazer outra tinta tirando o pigmento que esta em excesso.

  3. 9 de junho de 2017  1:28 por Como Chutar Prova Cesgranrio Responder

    Amei o seu tópico. Espero que mantenha a boa qualidade de seu conteúdo,
    isso é complicado atualmente na Internet.
    As vezes visito aqui para aprender mais. Existe alguma restrição ou eu posso compartilhar esse tópico
    no Whatsapp? Eu queria que meus colegas também visualizassem Ótimo trabalho!

    • 12 de junho de 2017  17:51 por O Clube Responder

      Olá, pode ser divulgado sim, sem problemas.

      Obrigado pelo seu comentário.

      atenciosamente,

      Equipe Clube das oficinas.

  4. 27 de Janeiro de 2017  10:58 por Celso murilo Responder

    Como faço para ter uma tabela de acerto de cores dessa...

    • 23 de Março de 2017  18:26 por O Clube Responder

      Olá Celso, obrigado pelo comentário.

      É mais recomendado que você vá até uma loja de tinta automotiva, eles darão um suporte a respeito.

      atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas

  5. 11 de Janeiro de 2017  17:43 por Bruno Responder

    Olá amigos, fiz um retoque em uma parte de um veiculo que é na cor Cinza Paladium, a tinta usada conforme informado foi da marca PPG, porem percebi que o carro exposto ao sol, onde a luz reflete no carro e onde foi feito o reparo não apresenta diferença de coloração, mas quando o veiculo não esta exposto a luz (fica em alguma sobra), onde foi feito o reparo o cinza fica um pouco mais escuro do que o restante do carro, sou leigo no assunto mas isso realmente pode acontecer? Por qual motivo? Pode ser falta de pigmentação? obrigado

    • 2 de Fevereiro de 2017  18:13 por O Clube Responder

      Olea Bruno.

      Exposto ao sol, não se percebe tanto porque os raios solares inibem a falta de pigmentação. Ainda mesmo que sem analisar afirmo que a mistura não foi perfeita.

      atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas.

    • 26 de agosto de 2018  12:09 por Pereira sousa Responder

      amigo sua tinta estar com pigmentos transparente que dar um tom no sol e um na sombra devido a formula, o segredo estar em rever o formula e tirar o pigmento que não deveria estar na formula ou colocar um que consiga inverte o resultado dado assim o acerto da tinta.

      • 28 de agosto de 2018  17:36 por O Clube Responder

        Obrigado pelo apoio Pereira!

    • 19 de outubro de 2018  18:53 por ronildo Responder

      amigo isso se chama , METAMERISMO .
      QUANDO DUAS CORES PARECEM COINCIDIR QUANDO VISTA SOB UMA MESMA FONTE DE LUZ , MAS PARECEM TOTALMENTE DIFERENTES QUANDO VISTA SOB UMA SEGUNDA FONTE DE LUZ , CHAMADO O FENÔMENO DE METAMERISMO .EMBORA ESTAS CORES PARECEM A MESMA , ELAS PODEM TER SIDO FIETAS COM BASES QUE TENHAM DIFERENTES SUBTONALIDADES ( SUBTONALIDADE VERMELHO/AZUL VERSUS SUBTONALIDADE VERDE/AZUL .
      SUBTONALIDADE VERMELHA OU VERDE PODE APENAS APARECER QUANDO VISTA SOB UMA CERTA FONTE DE LUZ CRIANDO UM DESENCONTRO DE CORES . POR ESTA RAZAO. O COLORISTA DEVE FAZER UM AJUSTE COM BASES QUE ESTAO NA FORMULA DA COR E, SE POSSIVEL , UTILIZAR A LUZ DO SOL . ABRAÇOOO

      • 25 de outubro de 2018  18:02 por O Clube Responder

        Obrigado pelo apoio, Ronildo! :)

        Atenciosamente,

        Equipe Clube das Oficinas.

    • 26 de dezembro de 2018  16:48 por Renana Michel Responder

      Ola Sou colorista automotivo e pesquisando sobre, achei esse post, Cinza Paladium da Honda, essa tinta e mais algumas da honda tbm entra aluminio GRAUDO q acontece mesma coisa, e esse efeito da luz do sol esta bom e na sombra esta mais escura se da ao fato da presença deste alumino em grande presença na tinta, não se trata de metameria, trata-se de que a aplicação robotica na fabrica é muito mais perfeita e fina do que na repintura, nesses casos basta entrar com uma base chamada aditivo de efeito na tinta , fazendo as particulas do aluminio saltarem ainda mais, e fazer uma aplicação fina sobre a peça com a base na mesma cor, um exemplo simples: se tiver um carro cinza paladium repintado geral e fazer um retoque ate mesmo com outra marca de tinta , esse feito da luz e sombra nao ira acontecer, ou vai estar certo ou vai estar errado em ambas as luses.

      • 4 de Janeiro de 2019  16:26 por O Clube Responder

        Olá, Michel. Como vai?

        Muito obrigado pelas informações e retorno sobre o assunto.

        Atenciosamente,

        Equipe Clube das Oficinas

  6. 3 de Janeiro de 2017  13:23 por Pablo Responder

    Preciso encontrar as tonalidades de 5 cores.Como faço para encontrar?

    • 11 de Janeiro de 2017  11:49 por O Clube Responder

      Olá Pablo, obrigado pelo seu comentário.

      Pesquisa de acordo com o fabricante que deseja trabalhar, cada marca tem a sua grade de cores.

      Atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas.

  7. 29 de junho de 2016  17:31 por Rose Responder

    Então tenho um vermelho arpoador da Ford quero deixar mais clara que tinta devo colocar para clarear

    • 4 de julho de 2016  13:18 por O Clube Responder

      Olá Rose, obrigado pelo comentário.

      Recomendamos que consulte o fabricante da tinta para saber quais as mesclas possíveis nesse caso especifico.

      atenciosamente;

      Equipe clube das oficinas.

  8. 28 de Abril de 2016  23:01 por marcio da silva barbosa Responder

    gostaria assistir videos sobre o cursos de colometria

    • 6 de Maio de 2016  13:43 por O Clube Responder

      Olá Marcio obrigado pelo comentário!

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  9. 3 de Abril de 2016  11:00 por Marcelo solazzo, Responder

    Bom dia gostaria de saber se se o colorista tem direito a receber insalubridade tenho 20anos de profissao.

    • 4 de Abril de 2016  18:07 por O Clube Responder

      Olá Marcelo obrigado pelo comentário!

      Nesse caso é importante consultar um advogado em leis trabalhistas.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

    • 13 de junho de 2016  23:39 por Leandro de Lima Responder

      Tem sim amigo eu trabalho e recebo

  10. 17 de Março de 2016  23:47 por antonio a simões Responder

    Conheço bem essa tecnica a = ou - 30 anos.

  11. 13 de Março de 2016  19:58 por Marcio Lopes Responder

    Procuro um curso de colorimetria automotiva com acerto de cores....
    Alguèm pode me indicar algum?
    Obrigado

    • 14 de Março de 2016  14:23 por O Clube Responder

      Olá Marcio, no site do CESVI BRASIL você pode consultar a agenda de todos os cursos, inclusive o de COLORIMETRIA.

      Mais informações ligue 4948.4822

      Clube das oficinas

      • 12 de outubro de 2016  13:40 por onix funilaria Responder

        o prefixo desse telefone é 11 ? sou de fora e estou procurando um curso de colorimetria automotiva

        • 23 de novembro de 2016  12:17 por O Clube Responder

          Para entrar em contato ligue 11 393484800.

          atenciosamente.

          Equipe clube das oficinas.

    • 14 de Março de 2016  14:27 por O Clube Responder

      Olá Paulo obrigado pelo comentário!

      Cadastre-se nos feeds de noticias para ficar sempre por dentro dos posts publicados.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  12. 15 de Fevereiro de 2016  23:33 por Pablo Responder

    Olá. Parabéns pelo site.
    Gostaria de saber se existe algum tipo de sindicato ou algo parecido para dos profissionais dessa área e por acaso vocês saberiam me informar se existe algum piso salarial para essa profissão?
    Obrigado.

    • 19 de Fevereiro de 2016  11:34 por O Clube Responder

      Olá Pablo obrigado pelo elogio e comentário!

      Não temos esta informação para lhe passar.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  13. 3 de Fevereiro de 2016  1:23 por Freitas Responder

    Olá amigo, boa noite!
    Estou tentando pintar as rodas do meu carro, mas infelizmente não consigo achar uma cor que seja igual a original.
    Tenho um Palio 500 anos com rodas de liga leve originais do modelo, elas são mais ou menos um cromo meio prata.
    Você pode me dar uma dica de quais são os pratas mais claros e brilhantes (bastante pigmento) que existem no mercado?

    • 5 de Fevereiro de 2016  18:25 por O Clube Responder

      Olá Freitas obrigado pelo comentário!

      Recomendamos que procure uma casa de tinta que tenha um colorista para verificar os pigmentos desse prata.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

      • 6 de Março de 2017  20:48 por celso nunes vieira junior Responder

        as cores mais usadas sao.
        prata lunar da vw
        gris aluminum cit
        prata reflex vw
        a que tem um aluminium mais ressaltado é prata ice gm

    • 31 de outubro de 2016  1:26 por Leandro de Lima Responder

      Use uma base alumínio graúdo na lazzuril pode ser o LM 493 diluído!

  14. 31 de Janeiro de 2016  18:55 por Douglas leme Corrêa Responder

    Eu queria ver um vídeo de como usasr o círculo cromatico

    • 5 de Fevereiro de 2016  18:21 por O Clube Responder

      Olá Douglas obrigado pelo comentário!

      Recomendamos que faça um treinamento de colorimetria no CESVI BRASIL - consulte nossa agenda - http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/treinamentos

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

    • 6 de Março de 2017  20:51 por celso nunes vieira junior Responder

      existe uma deficiência muito grande quanto ciclo cromático e ajuste de tonalidades, se sua intenção for ajuste de cores, deve se ingressar a uma loja de tinta automotiva, um colorista tera o maior numero de informação possivel para esclarecer suas dúvidas.

    • 27 de Janeiro de 2016  11:07 por O Clube Responder

      Olá! Obrigado pelo comentário e elogio.

      Seja sempre bem-vindo ao seu Clube das Oficinas. Conheça outros canais do mercado reparador - Site CESVI - http://www.cesvibrasil.com.br/ Facebook - https://www.facebook.com/cesvibrasil / Twitter - https://twitter.com/CESVIBRASIL e YouTube - https://www.youtube.com/user/CESVIBRASIL

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  15. 23 de dezembro de 2015  14:27 por Gabriel da Silva Conceição Responder

    Bom dia! Assim como essa explicação muito bem feita por você.. Tem algum material didático que pode estar fornecendo para nós ?

    • 30 de dezembro de 2015  11:34 por O Clube Responder

      Olá Gabriel obrigado pelo comentário!

      Temos outros canais de informação técnica automotiva. Acesse o nosso site - http://www.cesvibrasil.com.br e curta a nossa página no Facebook - https://www.facebook.com/cesvibrasil ou ainda o Twitter - https://twitter.com/CESVIBRASIL
      Além destes canais, assista aos vídeos no YouTube - https://www.youtube.com/user/CESVIBRASIL

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  16. 14 de dezembro de 2015  21:44 por dinarte fernandes Responder

    gostaria de fazer um curso de colorometria automotiva...ond encontro em porto alegre rs

    • 17 de dezembro de 2015  14:05 por O Clube Responder

      Olá Dinarte obrigado pelo comentário!

      Temos treinamentos online, acesse o site do CESVI para mais informações - http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/treinamentos

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  17. 29 de agosto de 2015  2:17 por Ronaldo paixão Responder

    Sou colorista tbem tudo isso e valido mais só com a pratica mesmo pra o aperfeiçoamento blz .

    • 31 de agosto de 2015  12:32 por O Clube Responder

      Olá Ronaldo obrigado pelo comentário!

      De fato, o aperfeiçoamento vem pela prática!

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  18. 25 de Abril de 2015  0:27 por Ricardo Responder

    Ola. Como voce sabe que na primeira proveta tinha excesso de azul? Claro, vou ENXERGOU..mas eu , como leigo , enxerguei excesso de preto. Acho que o pulo do gato esta neste GOLPE de VISTA. correto? Obrigado!

    • 30 de Abril de 2015  13:31 por O Clube Responder

      Olá Ricardo obrigado pelo comentário!

      Quando ele cita a cor azul, é somente um exemplo, poderia ser qualquer outra cor em excesso, desde que esteja dentro da fórmula. Para ter a técnica, é necessário praticar várias vezes, só assim o profissional irá adquirir o (pulo do gato como você citou).

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

      • 14 de novembro de 2016  0:14 por Maurício Reis Responder

        Estou com problema com vermelho lyra da GM eu preciso deixa com atonalidade mais cor de rosa o que eu faço?

        • 5 de dezembro de 2016  18:01 por O Clube Responder

          Olá Maurício, obrigado pelo comentário.

          Procure um especialista em colorimetria para a devida correção da formulação de base.

          atenciosamente.

          Equipe clube das oficinas.

  19. 16 de Fevereiro de 2015  10:50 por Bruno Responder

    Olá, é possível fazer a repintura de somente uma peça sem fazer o alongamento do verniz? A cor é prata!

    • 20 de Fevereiro de 2015  12:52 por O Clube Responder

      Olá Bruno obrigado pelo comentário!

      O alongamento é recomendado para diminuir a diferença entre a cor original e a repintura.
      Para todas as cores, recomenda-se fazer o alongamento. Ele é feito com a tinta e o verniz tem a função de protegê-la e dar brilho ao acabamento.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

    • 3 de Fevereiro de 2015  11:29 por O Clube Responder

      Olá Alexandre obrigado pelo comentário!

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

    • 13 de Janeiro de 2015  13:33 por O Clube Responder

      Olá Artur obrigado pelo seu comentário!

      Equipe Clube das Oficinas.

  20. 24 de outubro de 2014  15:55 por Mábili Responder

    Adorei as dicas, vou tentar trabalhar com esse outro método da tabela, na primeira parte é classificado por notas " tonalidade, luminosidade e saturação".

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