DICA TÉCNICA | Manutenção da lixadeira pneumática

 

A hora da compra da lixadeira é apenas o primeiro passo para melhorar a qualidade do processo de lixamento a seco. Treinamento e manutenção preventiva são igualmente importantes para se obter o máximo do equipamento. E saber fazer essa manutenção com eficiência é garantir uma longa vida à sua lixadeira pneumática. Vamos ver agora como fazer isso.

LUBRIFICAÇÃO
Todos os equipamentos pneumáticos devem ser lubrificados, certo? Errado. Há aqueles que não precisam de lubrificação constante. Observe atentamente as especificações de cada equipamento.
Quando a lixadeira for lubrificada, lembre que a quantidade necessária de óleo varia de acordo com o modelo de lixadeira. Novamente: vale a recomendação de cada fabricante.
Para dosar corretamente o óleo, recomenda-se a utilização de um lubrificante, que deve estar instalado entre o manômetro de regulagem da pressão do ar e a mangueira.

CUIDADOS COM LIXADEIRA NOVA
Com a demora entre a fabricação da lixadeira e sua comercialização, pode ocorrer um intervalo de cinco meses, e o óleo colocado no momento da produção já estar ressecado. Por isso, antes de usar a lixadeira pela primeira vez, você deve:
– Inserir uma pequena quantidade de querosene na entrada de ar da lixadeira.
– Conectar a lixadeira no ar comprimido e acioná-la.
– Lubrificá-la conforme especificação do fabricante.

RETIRE O EXCESSO DE PÓ
Diariamente, deve-se eliminar todo o excesso de pó que tenha ficado retido no equipamento. O processo é o seguinte:
1 – Retire a mangueira da sucção.
2 – Tape o canal de sucção com a mão e acione o equipamento.
3 – Retire o suporte da lixa.
4 – Remova a poeira impregnada no equipamento, com o auxílio de um pincel e ar comprimido.
5 – Remonte a lixadeira.

LIMPEZA DO MOTOR PNEUMÁTICO
Uma vez por mês, é preciso limpar o motor pneumático que movimenta a lixadeira, a fim de eliminar sujeiras que venham a prejudicar o desempenho do equipamento. Para isso, faça o seguinte:
1 – Desconecte a mangueira de ar comprimido e de sucção do pó.
2 – Injete querosene na entrada de ar com a válvula de acionamento aberta (a quantidade de querosene deve ser especificada pelo fabricante).
3 – Aguarde 5 minutos (durante esse período, elimine o excesso de pó). Em seguida, engate novamente a mangueira.
4 – Acione a lixadeira até eliminar o excesso de querosene.
5 – Lubrifique a lixadeira conforme orientação do fabricante.

REGULAGEM DA PRESSÃO
Com raras exceções, toda ferramenta trabalha com 90 Lbs/pol2 (90 PSI) de pressão. Para regulá-la, acione o equipamento e faça os ajustes no regulador. Lembre que pressões maiores ou menores que 90 PSI poderão causar sérios danos ao equipamento pneumático.

6 Comentários

  1. 15 de Fevereiro de 2019  19:32 por Elessandro Responder

    Olá.
    Estou começando trabalhar com pintura automotiva agora.
    Queria saber como faço pra desmontar a hockit

    • 20 de Fevereiro de 2019  18:40 por O Clube Responder

      Olá, Elessandro. Como vai?

      Boa sorte nesse início de trabalho. A pintura automotiva é um processo desafiador, mas muito gratificante.

      Sobre a desmontagem da Hookit, recomendamos que você consulte o manual do fabricante, onde constarão as informações detalhadas de como realizar a desmontagem e as ferramentas necessárias.

      Um abraço.

      Atenciosamente,
      Equipe Clube das Oficinas

  2. 17 de Janeiro de 2017  11:14 por Victor Responder

    Bom dia. Comprei uma lixadeira pneumática da V8 Brasil. Fui orientado a comprar um oleador, que nada mais é de um pequeno compartimento que é instalado na entrada da lixadeira onde você coloca o óleo. Sou leigo no assunto, coloquei óleo de máquina(tipo singer de máquina de costura) porém, assim que aciono a lixadeira esse óleo é rapidamente consumido pelo equipamento e acaba vazando pelo duto de sucção de pó. Não encontrei informação no manual do fabricante. Estou fazendo algo errado? Ou é assim mesmo? Obrigado Clube!

    • 21 de Março de 2017  18:26 por O Clube Responder

      Esse tipo de lubrificador não tem regulagem. O ideal seria um conjunto lubrificante de parede. Eu sugiro que tire o mesmo e coloque 5 pingos de óleo a cada hora trabalhada, pois muito óleo também estraga o equipamento.

  3. 28 de julho de 2015  2:40 por jonathan assuncao Responder

    ola club,eu trabalho com repintura automotiva e gostaria de entender mais e me aprrfeissoar melhor

    • 28 de julho de 2015  13:30 por O Clube Responder

      Olá Jonathan obrigado pelo comentário!

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      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

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