As ferramentas pneumáticas de uso manual são projetadas e construídas em função de cada área de utilização. O modelo ideal para cada trabalho deve estar de acordo com a faixa de rotação (RPM). E os motores de acionamento pneumático podem ser rotativos ou percussivos, sendo o tipo rotativo de palhetas o mais comum.
O motor rotativo é um dispositivo simples, constituído por um cilindro, um alojamento de palhetas em ranhuras longitudinais e tampas com rolamentos que fecham o cilindro em ambos os lados, transmitindo sua força por meio de engrenagens e outros transmissores; tudo para obter rotação, torque e a potência necessária.
VANTAGENS
Confira a seguir quais são os benefícios do trabalho com ferramentas pneumáticas.
1- Resistência – Suportam paradas e retomadas bruscas, sem sofrerem superaquecimento e sem prejuízo da sua eficiência e durabilidade.
2- Segurança – A total ausência de tensão e corrente elétrica anula o risco de choques.
3- Torque – Alcançam torques excelentes.
4- Manutenção – Simples, pois os motores requerem apenas lubrificação manual ou por meio das unidades FRL (lubrifil), o que assegura uma longa durabilidade.
5- Durabilidade – Têm sólida referência de custo x benefício, por serem muito mais resistentes a condições extremas de uso, bruscas variações de rotação, quedas de pressão, sobrecarga e choque mecânicos.
Texto: Jorge Coelho.