TECNOLOGIA | Avanços da eletrônica embarcada logo chegarão à sua oficina

 

Integração com smartphones, controles a distância e carros autônomos, centrais multimídias híbridas, veículos movidos a hidrogênio… Tudo isso parece futurista demais para você? Vale ficar de antenas ligadas. Esses e outros novíssimos recursos de última geração foram destaques da CES, a maior feira do mundo de tecnologia, que foi encerrada no dia 9 de janeiro, em Las Vegas (EUA).

O consenso é que, muito em breve, grande parte dessas tecnologias estarão disponíveis para o consumidor no mundo todo – e, consequentemente, na sua oficina. Como os seus produtivos estão sendo treinados para lidar com as novidades da tecnologia embarcada? E o que não falta é novidade.

NO RELÓGIO DO MOTORISTA
Para quem acha que isso vai demorar muito para acontecer, fica a dica: essa realidade está mais próxima do que parece. Na CES, a Hyundai apresentou uma série de recursos do carro que podem ser ativados por meio de relógios inteligentes de posse do motorista: travamento e destravamento de portas, dar a ignição, piscar os faróis… ou mesmo localizar o carro num estacionamento via GPS. Para quando? A marca afirma que os modelos Veloster e Elantra GP já devem contar com esses recursos a partir do ano que vem.

A feira mostrou também que 2015 será o grande ano da entrada de sistemas operacionais desenvolvidos especialmente para veículos. A maioria das montadoras presentes à CES mostraram em primeira mão centrais multimídia híbridas, para rodar ao mesmo tempo plataformas das empresas Google e Apple.

Entre tecnologias mais e menos próximas da realidade, é necessário estar de olho na evolução do que as fabricantes estão inserindo de componentes eletroeletrônicos em seus automóveis. Como as novidades nesse campo chegam em velocidade altíssima, é muito provável que, em pouco tempo, sua oficina já esteja recebendo carros cheios de recursos que não existiam nem em sonho bem pouco tempo atrás. As reparadoras que estiverem capacitadas para lidar com essa nova realidade estarão na frente da concorrência.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.