CRASH-TEST | Saveiro Cabine Dupla

 

A Volkswagen lançou uma picape compacta com capacidade estendida para dois passageiros a mais em seu habitáculo. A nova Saveiro Cabine Dupla foi avaliada pelo CESVI BRASIL, que estudou o comportamento estrutural do veículo submetido a ensaios de impacto. Veja a seguir os diversos resultados do carro da Volks no estudo.

DADOS DO VEÍCULO
Marca – Volkswagen
Modelo -Saveiro Cabine Dupla
Versão -Trendline
Ano de fabricação -2015
Tipo de carroceria -Monobloco
Peso em ordem de marcha -1.073 kg
Motor – 1.6
Potência -104 cv
Combustível -Flex

IMPACTO DIANTEIRO
O procedimento de análise estrutural tem por objetivo determinar a “Classificação de Veículos” em função de suas características de reparabilidade, com base nos ensaios de impacto normalizados e aceitos internacionalmente (norma RCAR).

CONDIÇÕES DO IMPACTO
Tipo de impacto – Dianteiro
Velocidade -15+1 km/h
Bloco de impacto -Barreira fixa indeformável de 32 t
Ângulo de incidência de impacto – Barreira inclinada a 10°
Pesos -Lastro de 75 kg

Diante das análises feitas na estrutura do modelo, foi possível observar que a Saveiro obteve um comportamento estrutural satisfatório – os danos são semelhantes aos da Saveiro de cabine simples.

Capô
O componente foi substituído por conta dos danos apresentados no momento do impacto. Durante a desmontagem do veículo, notou-se que pontos fusíveis (regiões de deformação programada) foram afetados, e isso inviabilizou a reparação do componente.

Painel dianteiro
O componente apresentou danos em toda a sua estrutura metálica, necessitando de substituição. Por causa da sua concepção de aço, notou-se um aumento nos insumos de pintura, elevando o custo final da reparação. Porém o modo de fixação do componente facilitou a sua montagem e desmontagem, diminuindo o tempo total do reparo.

Radiador e condensador do ar-condicionado
O deslocamento de toda a estrutura dianteira no momento do impacto fez com que os componentes mecânicos, como radiador e condensador do ar-condicionado, fossem comprimidos contra o coletor de escape (componente rígido responsável pelo escoamento dos gases gerados no processo de combustão interna do motor). Isso gerou o empenamento dos componentes. O condensador do ar-condicionado pode ser reparado, pois seu empenamento não afetou o funcionamento. Mas o radiador apresentou danos severos em suas aletas (lâmina ligada aos tubos de arrefecimento geralmente conhecida como colmeia), além de rupturas em seus pontos de fixação. Com os danos apresentados, o componente teve de ser substituído.

Longarina dianteira
Mesmo com um sistema de absorção de impacto, composto por uma travessa dianteira com crash-box e um absorvedor de polipropileno, a longarina teve danos severos em sua extremidade. O componente teve danos em seus pontos fusíveis, necessitando de uma substituição parcial. A substituição parcial do componente elevou o custo da reparação, mas não fez com que o veículo deixasse de ser referência na categoria.
A reparação do veículo não obteve tempos extremamente elevados, devido às características englobadas no projeto, como componentes com fixações por parafusos – que facilitam e agilizam o reparo.

TMO (tempo de mão de obra) FUNILARIA DIANTEIRA
Funilaria – 6,76
Mecânica – 1,60
Pintura -9,32
Tempo total de reparação dianteira -17,68

IMPACTO TRASEIRO
No impacto traseiro a nova Saveiro cabine dupla também obteve um comportamento satisfatório. A maioria das peças afetadas não era estrutural, com isso o tempo de montagem e desmontagem foi mais rápido, diminuindo o custo total da reparação traseira.

CONDIÇÕES DO IMPACTO
Tipo de impacto- Traseiro
Velocidade -15+1 km/h
Bloco de impacto -Barreira móvel indeformável de 1,4 t
Ângulo de incidência de impacto -Veículo posicionado a 10°
Pesos -Lastro de 75 kg

Para-choque traseiro
O para-choque do modelo é dividido em três partes. A parte central e a parte lateral LD tiveram de ser substituídas devido às rupturas apresentadas na estrutura e em seus pontos de fixação.

Lateral traseira
A lateral traseira do veículo obteve danos leves e pôde ser reparada. O componente necessitou apenas de um leve estiramento. Porém, durante o processo de estiramento, foram apresentadas trincas na pintura, gerando a necessidade de um processo de pintura no componente.

Tampa da caçamba
A tampa da caçamba sofreu danos em sua estrutura em função do contato da barreira móvel com o componente. Mesmo com os danos apresentados, o componente foi passível de reparo, evitando a substituição do componente e diminuindo o custo final da reparação.

TMO TOTAL FUNILARIA TRASEIRA
Funilaria -8,43
Mecânica -0,00
Pintura -6,50
Tempo total de reparação traseira -14,93

CAR GROUP
Após o cálculo dos tempos e preços das peças de todo o reparo, foi possível ver o porquê da Saveiro se tornar uma referência na categoria. O modelo atingiu o CAR Group 26.

TEXTO: Bruno Honorato

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.