Com a finalidade de remover pequenos riscos e manter o brilho da pintura, alguns proprietários fazem o polimento do veículo periodicamente. Esse cuidado também devemos ter com os conjuntos ópticos, dianteiros e traseiros dos veículos.
Antigamente, as lentes dos faróis eram fabricadas com acabamento em vidro; porém, com a proposta de diminuir o peso do veículo, esse material foi sendo substituído pelo policarbonato.
O policarbonato é um tipo de plástico transparente e bem resistente a impactos. Mas, por se tratar de um plástico, é necessário fazer a aplicação de uma camada de proteção contra os raios ultravioleta.
Com essa mudança, começaram a aparecer alguns problemas, como amarelamento e risco nas lentes dos faróis.
Isso pode causar a diminuição dos fechos de luz, comprometendo a perfeita visualização e alterando até mesmo o foco de luz.
Quando as lentes ficam amareladas ou com pequenos riscos, é possível fazer a revitalização das lentes, por meio de lixamento, para remover as imperfeições, e do polimento, para devolver o brilho.
Faça uma análise minuciosa para identificar as proporções dos danos, e antes de iniciar o trabalho de lixamento e polimento, proteja as partes adjacentes deixando exposta apenas a parte a ser trabalhada.
Podemos iniciar o processo com o lixamento, utilizando lixas específicas para essa finalidade.
Para danos superficiais, comece com lixa de grão 800. Com essa lixa, você consegue remover pequenos riscos e o amarelado da lente do farol. Em seguida, passe a lixa 1500, para remover os riscos deixados pelo lixamento anterior, e finalize o lixamento com uma lixa 3000.
Em seguida, comece o polimento com um composto polidor de média abrasividade e com uma boina de polimento adequada, para restabelecer o brilho.
Para finalizar, use um composto lustrador com uma boina de espuma.
Após o término do polimento, faça a limpeza com um pano de microfibras para evitar novos riscos na lente do farol. Se ocorrer a remoção toda da proteção, o policarbonato ficará exposto aos raios ultravioleta e às intempéries, provocando um fosqueamento com maior frequência. Para amenizar essa condição, temos três dicas. A primeira: lixe e faça o polimento sem remover a proteção; a segunda: se remover a proteção, aplique uma cera à base de carnaúba a cada três meses; a terceira: reaplique o verniz ultravioleta na lente do farol.
ANTES E DEPOIS.
Atenção: Não aplique o verniz poliuretano no lugar do verniz ultravioleta, para não perder a proteção UV e a resistência a altas temperaturas.
Ola SRS, qual o nome deste verniz?
Olá Elison, esse procedimento não utilizou verniz, somente material de polimento para conjuntos ópticos.
atenciosamente;
Equipe Clube das Oficinas.