SUSTENTABILIDADE | Programa trata filtros de óleo lubrificante

 

O programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados de óleo lubrificante automotivo, que teve início em 2012, em São Paulo, se estendeu para o Paraná, e está gerando mais frutos. O Estado do Espírito Santo deve começar a fazer parte do programa em breve, logo após da assinatura do Termo de Compromisso. “Motivados pelos bons resultados do programa em São Paulo e Paraná, os órgãos governamentais do Espírito Santo nos procuraram, em outubro de 2013, visando à instituição do programa no Estado”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros. Segundo Moura, o volume total de filtros reciclados no programa, de julho de 2012 a maio de 2015, foi de 1,397 mil toneladas, além de 20.768 kg de óleo e 31.828 kg de outros resíduos. O resultado equivale a 3.584.337 filtros de óleo lubrificante automotivo processados.

“Devemos ter a assinatura do Termo de Compromisso e a implantação do programa no decorrer de julho”, comenta Moura, explicando que, no programa, o metal é encaminhado para siderúrgicas, o óleo lubrificante usado segue para rerrefino e o meio filtrante segue para coprocessamento (incineração) em cimenteiras e entra na composição do cimento, não havendo nenhum tipo de destinação para aterros sanitários.

O programa é custeado pelas empresas participantes e, como não há retorno direto para o mercado de filtros, os custos são proporcionais ao volume coletado.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.