CRASH-TEST | Latin NCAP divulga novos resultados

 

O Latin NCAP continua com foco em melhorias dos níveis de proteção em veículos para ocupantes adultos e crianças, que em muitos países ainda estão abaixo dos padrões mínimos de segurança das Nações Unidas. Os últimos resultados mostram três novos modelos da Honda, alcançando as cinco estrelas (classificação máxima) em relação à proteção do ocupante adulto, e um deles também obteve as cinco estrelas quanto à proteção do ocupante infantil. Também foi avaliado o VW Vento, que acabou de ser lançado, fabricado na Índia, atingindo as cinco estrelas para proteção de adultos, e o Ford Ka, alcançando as quatro estrelas para adultos. O Chevrolet Aveo obteve zero estrela em relação à proteção do ocupante adulto, mostrando um alto risco de que algum ocupante sofra lesões de risco de vida.
No evento de divulgação dos resultados, o CESVI BRASIL esteve presente, representado por Almir Fernandes, diretor executivo, e Emerson Feliciano, superintendente técnico – o CESVI é membro do Latin NCAP desde fevereiro deste ano.

Boas notícias da Honda e Volks

Os novos Fit e City são dois dos últimos modelos da Honda apresentados na América Latina. Ambos ganharam cinco estrelas para a proteção dos ocupantes adultos e quatro estrelas para a proteção do ocupante infantil. As estruturas dos veículos mostraram um desempenho estável, bem como elementos avançados que permitiram oferecer bons níveis de segurança. Os cintos de segurança e os airbags proporcionaram proteção de adequada para boa, à cabeça, peito e pescoço dos passageiros da frente. Ambos os modelos contam com ancoragens ISOFIX, que melhoram os níveis de segurança para as crianças.
O HR-V é também um dos últimos modelos introduzidos pela Honda no mercado da América Latina. O Honda HR-V atingiu as cinco estrelas para o ocupante adulto e cinco estrelas para o ocupante Infantil; unindo-se, assim, ao exclusivo clube de modelos cinco estrelas para crianças do Latin NCAP. A estrutura mostrou um desempenho estável, bem como elementos avançados que permitiram oferecer bons níveis de segurança. O HR-V conta com ancoragens ISOFIX utilizadas no teste, ajudando o veículo a alcançar um ótimo resultado.
A VW acabou de lançar o Vento, uma versão sedã do Polo da Europa, produzido na Índia. Este modelo obteve cinco estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o ocupante Infantil. O modelo conta com ancoragens ISOFIX que, combinadas com sistemas de retenção infantil (SRI) com ISOFIX, proporcionaram um bom desempenho no teste dinâmico. As três estrelas foram dadas por conta de dificuldades para a instalação dos SRI, que quando foram conectados funcionaram bem, e porque a sinalização dos ISOFIX não cumpria com os requerimentos do Latin NCAP.
O novo Ford KA alcançou quatro estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o ocupante infantil, mesmo com SRI instalados e utilizando ancoragens ISOFIX. O desempenho dinâmico foi bom, mas a Ford continua a oferecer cintos de dois pontos na posição central no banco de trás em novas plataformas.

As más notícias

Já o Chevrolet Aveo, o veículo mais vendido no México, tem sua versão mais básica comercializada sem airbag. O Aveo obteve zero estrela para o ocupante adulto e duas estrelas para o ocupante infantil. A estrutura deste veículo foi considerada como instável e sem capacidade para suportar cargas maiores. O motorista registrou alto risco de sofrer lesões de perigo de vida. O Latin NCAP sempre avalia a versão mais básica em segurança disponível nos mercados da região.
O mesmo modelo foi testado pelo Euro NCAP em 2006 sob as mesmas condições de teste; porém, o veículo contava com duplo airbag. Ainda contando com airbags, o Euro NCAP, na época, concluiu que: “a compressão do peito do motorista indica um inaceitável alto risco de lesões que ameaçam a vida”.

2 Comentários

  1. 9 de dezembro de 2015  19:53 por Pedro júnior Responder

    Boa tarde meu caro Amigo, preciso de sua ajudá, comprei recentemente um pálio econome 2010 ele estava com um pequeno vazamento no óleo hidráulico isso já faz duas semanas, mas vejo que óleo deu uma pequena baixada, isso é normal??? Pós não tem vazamento????? Me explique por favor???

    • 12 de Janeiro de 2016  13:40 por O Clube Responder

      Olá Pedro obrigado pelo comentário!

      Vazamento não é normal e deve ser diagnosticado. Direcione o veículo para uma oficina especializada para as devidas verificações.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.