DICA TÉCNICA | Como trocar vidros colados

 

Esse tipo de serviço tem uma demanda razoável, mas nem sempre o profissional sabe o que fazer nesse momento. Então o Clube das Oficinas explica.

Vamos levar em consideração, como exemplo, a substituição da tampa do porta-malas, afetada em uma colisão traseira. Com isso, haverá necessidade da transferência do vigia para a nova peça. Como realizar essa operação com qualidade e segurança em sua oficina?

Para a transferência do vigia, use ferramentas adequadas ao processo de substituição de vidros colados.

FERRAMENTAS
• Estiletes
• Ventosas
• Arame
• Perfurador
• Ferramenta de ancoragem
• Manípulo
• Cinta de fixação
• Pistola de aplicação

CUIDADOS
No momento da remoção do vigia, retire todos os itens que possam dificultar o processo, como guarnições, limpador do para-brisa e molduras localizadas na parte interna do veículo, evitando danos a esses componentes, além de facilitar o processo de remoção do vidro.

PROCESSO DE REMOÇÃO
Após a desmontagem dos componentes, limpe o vidro e fixe as ventosas para o processo de remoção.

Escolha o melhor ângulo e use o perfurador para atravessar a cola de fixação do vidro. Inicie esse processo de dentro para fora e, em seguida, passe o arame pelo orifício do perfurador. Fixe a ferramenta de ancoragem ao arame na parte interna do veículo, fixe o manípulo na outra extremidade, e efetue o corte da cola.

INSTALAÇÃO DO VIDRO
Faça a pré-montagem para alinhar o vidro antes de fixá-lo. Então faça uma marcação como referência, para não perder o alinhamento da pré-montagem.

Remova parcialmente o excesso de cola do vidro. Deixe uma fina camada em torno de 1 a 2 mm. Em caso de remoção total do excesso da cola, aplique o primer (promotor de aderência) – isso irá aumentar a aderência da cola à superfície do vidro, evitando o desacoplamento indesejado do vigia e possíveis infiltrações.

Na nova tampa, limpe a região onde será fixado o vidro e, em seguida, aplique o primer.
Em seguida, aplique a cola com a pistola, sobre a fina camada que foi deixada para garantir a resistência.

E finalmente coloque o vidro do veículo, seguindo as marcas de referência para o melhor alinhamento, usando a cinta de fixação. Aguarde o processo de secagem conforme especificação do fabricante. Após o tempo de secagem, monte todos os itens. Está pronto!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.