Para descer uma serra no verão, não basta fazer aquela revisão simples que muita gente faz, de verificar óleo, água e calibrar os pneus no posto. Infelizmente, é nas situações de emergência que você acaba descobrindo que seu carro estava com um problema sério e necessitava de uma manutenção mais detalhada.
O primeiro problema são os vazamentos nos cilindros de roda do freio traseiro. Comece a reparar nas marcas de pneus no asfalto das estradas e você verá que estas marcas de frenagem no chão não são iguais.
Outro problema diz respeito ao disco de freio.
Além disso, se você é daqueles que descem a serra o tempo todo com o pé no freio, poderá causar vários problemas pelo mesmo motivo: excesso de calor. A temperatura no disco de freio chega fácil aos 400 °C, e todas as peças que fazem parte do conjunto da roda acabam aquecendo muito. O calor entre o disco e a pastilha é tão grande que o material do disco acaba mudando suas características mecânicas, tornando sua superfície muito dura e lisa, diminuindo significativamente seu coeficiente de atrito. Os mecânicos costumam falar que o disco ficou espelhado ou vitrificado.
Confira a matéria completa sobre os riscos de perder o freio na descida da serra na Oficina do G1.