MERCADO | Por que os carros estão mais caros?

 

Em outubro do ano passado, nada menos que oito fabricantes de veículos reajustaram suas tabelas de preços. Em meio a uma economia turbulenta, de pouco consumo, fica a pergunta: o que motivou o aumento generalizado do valor cobrado pelos automóveis?

Segundo os fabricantes, a culpa recai sobre o câmbio, que tem sofrido com instabilidade do valor do dólar. Ao menos é isso que afirma a Jeep, que anunciou novos preços para os modelos Wrangler e Renegade – o primeiro ficou R$ 10 mil mais caro em todas as versões, enquanto o segundo teve aumento de R$ 5 mil em duas configurações a diesel.

No caso do Renegade, o aumento se deve basicamente a uma questão cambial, pois o motor e a transmissão das versões a diesel, além de boa parte do conteúdo eletrônico, são importados, segundo a assessoria de imprensa da marca no País, que produz o SUV compacto em Goiana (PE).

Entretanto, segundo Ricardo Balistiero, coordenador de administração do Instituto Mauá de Tecnologia, os aumentos se devem à manutenção das margens de lucro por parte das fabricantes. “Daria para dizer que se trata do câmbio, mas a explicação mais provável é que as fabricantes de automóveis queiram manter as margens de lucro e, por isso, repassam este aumento de custo ao consumidor. Outros setores da indústria, por exemplo, ainda não aplicaram este acréscimo aos seus produtos”, explica Balistiero.

Confira aqui a matéria completa do iCarros.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.