CERTIFICAÇÃO | IQA certifica desmontagem de veículos

 

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) está oferecendo agora certificação para os centros de reciclagem automotiva, os antigos desmanches. Esta certificação, a primeira desenvolvida para o segmento no Brasil, é baseada na lei federal 12.977/ 2014, que normatiza a desmontagem de veículos no país.

A JR Diesel e a Renova Eco Peças participaram do projeto-piloto do IQA para o desenvolvimento da nova certificação. “As duas empresas auxiliaram o instituto a ajustar os processos conforme as necessidades deste novo mercado em expansão. Foram mais de 12 meses entre pesquisa, desenvolvimento e validação”, afirma Sérgio Ricardo Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA.

Durante o processo de certificação, são checados procedimentos, ferramentais e estruturas para as diversas atividades do centro de reciclagem, a começar pelo recebimento dos veículos, etapa em que se verificam os registros e controles de entrada junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), documentação que garante a legalidade das peças. São checadas também as atividades de descontaminação, desmontagem dos veículos, embalagem dos produtos, sistema de registro de estoque e o processo de venda das peças.

Outro requisito para a certificação é atender todas as exigências no âmbito da preservação ambiental com o descarte dos resíduos sólidos e líquidos, realizado por meio de empresas especializadas e credenciadas pelos órgãos ambientais, e com o uso dos equipamentos necessários na área de lavagem para evitar a contaminação do esgoto com resíduos de óleo.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.