As baixas temperaturas acabam influenciando o funcionamento de alguns componentes do veículo que vão precisar de mais energia para funcionar. A bateria é o principal deles, pois ela é responsável por alimentar todo o sistema elétrico, inclusive o acionamento do motor, explica Leandro Vanni, engenheiro de serviços da DPaschoal.
Mas, com algumas ações simples, você garante o bom funcionamento da bateria. O cuidado mais importante é manter o tanquinho de partida a frio, sempre com gasolina, preferencialmente aditivada.
Conheça as respostas para algumas das dúvidas mais comuns dos motoristas
• Se o carro não pegar na primeira tentativa, o mais indicado é retornar a chave e aguardar cerca de 10 segundos, voltar a chave até a posição intermediária e, na sequência, completar a partida. É importante nesse momento desligar todos os componentes elétricos possíveis, como rádio, lâmpadas e luzes internas.
• Para carros flex, não existe a necessidade de abastecer somente com gasolina em tempos mais frios. Segundo grande parte dos fabricantes, o veículo é capaz de se adaptar aos diversos percentuais de cada combustível e funcionar normalmente.
• O uso rotineiro e prolongado de acessórios elétricos com o veículo desligado são fatores que contribuem para encurtar a vida útil da bateria.
• Se houver necessidade de troca, o motorista deve optar por um modelo que tenha a mesma capacidade de armazenagem de energia da bateria original. Por exemplo, se a bateria instalada no veículo for de 60 ampères/hora, deverá ser substituída por um produto com as mesmas características elétricas.
Fonte: DPaschoal