O Detran alerta que há uma quadrilha de bandidos especializada em falsificação de documentos. O golpe consiste em roubar os automóveis e, depois, clonar a placa e a documentação com os dados de outro veículo semelhante, e que esteja com o cadastro regular.
Depois, anunciam o produto, normalmente na internet, por um valor muito abaixo do mercado. O Detran informa que o crime está sendo investigado pela Polícia, que já prendeu parte da quadrilha e tenta identificar possíveis vítimas.
De acordo com o órgão de trânsito, o comprador deve desconfiar de preço muito fora do padrão para veículos semelhantes.
Para evitar ciladas, o Detran enumera também outros cuidados a serem tomados, antes de concluir a transação:
Para ter garantia sobre a originalidade, é recomendável submeter o veículo (carro ou moto) a uma vistoria de identificação veicular em uma empresa credenciada pelo Detran.
A vistoria (que dá origem a um documento conhecido como “laudo fotográfico”) é prevista em lei, e tem como objetivo verificar a autenticidade, por meio de fotos, da identificação do veículo, como chassi e motor, a legitimidade da propriedade, a existência e o funcionamento dos equipamentos obrigatórios, além da preservação das características originais do veículo ou se houve alguma mudança autorizada pelo órgão de trânsito.
Confira aqui, na matéria completa do Jornal do Carro, as demais recomendações do Detran para não cair em um golpe na hora de comprar seu próximo carro.