A marca CERTA já é uma referência de seminário voltado para o mercado automotivo – um ciclo de palestras realizado periodicamente pelo CESVI BRASIL, em seu próprio auditório, como forma de compartilhar as ideias de especialistas em seus ramos de atuação e estimular o debate sobre assuntos relevantes dos segmentos envolvidos.
No dia 27 de outubro, o tema da vez foi: Inovação no Mercado de Reparação Automotiva. Com toda uma sequência de apresentações direcionadas à evolução das oficinas brasileiras.
Após a abertura do evento, feita pelo CESVI BRASIL, Fernando Bettine, representando o Grupo Segurador BANCO DO BRASIL e MAPFRE, falou sobre como o conceito de inovação foi importante na história do mundo – mostrando que “fazer diferente” sempre foi uma forma de progresso para a humanidade, desde a Pré-História aos dias de hoje.
Já falando pela 3M – tradicional fornecedor do mercado de reparação –, Marcos Bresil e Homero Murraer Neto falaram sobre a inovação no âmbito dos produtos e processos do reparo automotivo. Apontaram, por exemplo, como a evolução das tecnologias de construção dos automóveis vai influenciar o trabalho das oficinas. Entre as principais tendências, destacaram o uso de ligas de maior resistência e também mais sensíveis à temperatura, e a aplicação de adesivos como alternativa ao uso intensivo de soldas.
Revelaram ainda que a tendência para o mercado é uma presença maior de oficinas de grande porte e organizações de múltiplas oficinas.
Irma Ugarelli, representando a Mann Consultoria, fez uma palestra com o tema “Por que pensar em inovação no atendimento ao cliente?”.
A consultora deu dicas importantes, como:
– Observar as preferências do público-alvo das oficinas, para acompanhá-las.
– Registrar informações, como por e-mail.
– Flexibilizar a comunicação (usando WhatsApp para falar com os clientes, por exemplo), desde que com responsabilidade.
– Divulgar para ser encontrado, e sempre responder às solicitações feitas pelos seus canais de comunicação.
– Oferecer a maior gama possível de interação e de comunicação formal e interativa, para manter contato com as gerações de público que coexistem – desde o proprietário de veículo de mais idade, que nem usa internet, aos jovens conectados dos dias de hoje.
O Sindirepa participou do debate sendo representado por seu diretor executivo, Luiz Sergio Alvarenga, que palestrou sobre a necessidade da inovação em tecnologia por parte das oficinas.
Destacou que, num mercado revolucionado pelos novos paradigmas de compartilhamento de veículos, novos conceitos para a propriedade do automóvel, novos prêmios de seguro e consumidores, as oficinas precisam de informação e adaptação para lidar com as inovações tecnológicas, como os veículos autônomos, as mudanças nas matrizes de combustíveis, toda a telemática e eletrônica embarcada, e a inserção da ideia de “nuvem” no universo automotivo.
Este foi o último CERTA de 2016. Mas fique de olhos nas mídias sociais do CESVI para saber sobre os temas que serão discutidos ao longo de 2017.