O CESVI BRASIL pertence ao Grupo MAPFRE e tem um trabalho de mais de duas décadas voltado para a melhoria da segurança viária do país. Mas esse empenho associado à redução dos acidentes e das mortes no trânsito faz parte também de outra iniciativa sob a marca da mesma companhia: é a Fundación MAPFRE, uma instituição sem fins lucrativos criada em 1975 e presente em 30 países, inclusive o Brasil.
A Fundación promove parcerias com entidades públicas e privadas, sempre visando ao desenvolvimento de ações que possam trazer benefícios para os cidadãos – uma atitude transformadora, que tem melhorado a vida de muita gente.
“Com uma atuação marcante na Espanha e em diversos países da América Latina, entre eles o Brasil, a Fundación MAPFRE materializa a contribuição social do Grupo MAPFRE para a sociedade, com o desenvolvimento de atividades em cinco áreas de atuação: Ação Social, Prevenção e Segurança Viária, Seguro e Previdência Social, Promoção da Saúde e Cultura”, explica Wilson Toneto, CEO da MAPFRE Brasil. “Em Segurança Viária, a Fundación virou referência para o setor, graças à realização de uma série de iniciativas voltadas a diferentes públicos e focadas em disseminar atitudes preventivas, promover hábitos sociais e conscientizar as pessoas sobre a importância da segurança viária.”
De fato, com um objetivode contribuir para o bem-estar dos cidadãos e de toda a sociedade, a Fundación desenvolve e apóia uma série de projetos distintos associados à redução de acidentes e mortes no trânsito, priorizando a educação e a conscientização de adultos e crianças.
São esses projetos que você vai conhecer agora.
NA PISTA CERTA
Completando 10 anos em 2017, o programa Na Pista Certa tem o objetivo de introduzir o conceito de educação viária logo na infância, desenvolvendo atividadesvoltadas para crianças de 5 a 9 anos. Trata-se da construçãode um espaço cenográfico que reproduz situações de trânsito, com estrutura modular e itinerante, onde meninos e meninas aprendem – enquanto brincam ao mesmo tempo – sobre regras de convivência entre veículos e pedestres. E também sobre valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza.
As ações são realizadas tanto nos colégios quanto em locais de grande circulação, como em praças e no Museu Catavento e o Parque do Ibirapuera.
Em 2016: O programa aumentou o número de crianças e escolas impactadas em 48% e 21%, respectivamente, em relação a 2015. Resultado de um trabalho que envolveu parcerias com as Secretarias Municipais de Educação e de Trânsito e Cidadania, que levaram o programa para 16 municípios de São Paulo. No total, foram 20 operações, com a participação de 23.681 crianças, de 180 escolas, além de 986 professores e 903 pais ou responsáveis.
EDUCAÇÃO VIÁRIA É VITAL
Como a Fundación MAPFRE entende que, para promover a educação sobre o trânsito desde cedo, é preciso antes de tudo ter multiplicadores capazes de disseminar essas ideias, o programa Educação Viária é Vital, lançado em 2004, tem foco na capacitação de educadores dos ensinos fundamental e médio. A ação educativa ainda envolve os alunos em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária no entorno de suas escolas e nas comunidades próximas, incentivando-os a adotar atitudes que tornem essa circulação mais segura e eficiente.
Até hoje, o programa já impactou mais de 100 mil educadores e aproximadamente 4 milhões de alunos de 9 mil escolas espalhadas pelo Brasil.
Em 2016: O ano passado foi muito especial para o Educação Viária é Vital, pois contou com o lançamento de uma plataforma de ensino a distância, criada para incentivar discussões sobre o tema em sala de aula por meio de um ambiente virtual. Assim, o intercâmbio entre educadores e a equipe pedagógica da Fundación MAPFRE fica ainda mais dinâmico e estimulante. Nesse ano, o programa realizou 87 turmas de formação, com 1.838 professores capacitados, beneficiando mais de 15 mil crianças.
SEGURANÇA VIÁRIA NA EMPRESA
Empresários e trabalhadores também são público-alvo da Fundación MAPFRE. Lançado em 2015, o Segurança Viária na Empresa busca sensibilizar esses profissionais quanto à questão dos riscos de acidentes em seus deslocamentos do dia a dia. O programa é viabilizado por meio de uma plataforma online, que dispõe de uma variedade de cursos gratuitos sobre segurança no trânsito.
Para saber mais sobre esse programa inovador, acesse: http://segurancaviarianaempresa.com
Em 2016: O programa atingiu 1.043 colaboradores de 91 empresas – um aumento expressivo em relação ao ano anterior, de 1.945% e 194%, respectivamente. Esse avanço se deu por uma série de ações para divulgar a plataforma, tanto via mídias sociais quanto por apresentações dentro das empresas.
SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO
Já é uma tradição: a Fundación MAPFRE faz questão de participar ativamente da Semana Nacional de Trânsito – uma iniciativa anual promovida sempre em setembro pelo Governo Federal, por meio do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), para a conscientização sobre os riscos da insegurança viária.
Em 2016: A Fundación promoveu uma série de ações integradas de conscientização nesse período – algumas com alcance de massa entre a população. Foram sessões do programa Na Pista Certa, a veiculação de vídeos nas TVs internas do metrô de São Paulo (quase 9,5 milhões de pessoas atingidas) e anúncios sobre prevenção e segurança no jornal Destak, que é distribuído gratuitamente na capital paulista (impactando um público de 930 mil pessoas – 80% de motoristas e 20% de pedestres).
Texto originalmente publicado na Revista CESVI. Para ver a arte da matéria e ainda um box sobre as iniciativas do Fundación MAPFRE em outras frentes de atuação além do trânsito, acesse este link.