Tic-tic-tic das válvulas, crac-crac da corrente, nhec-nhec da suspensão…
Todos os veículos com motor a combustão emitem ruídos característicos de seu funcionamento, e é assim com as motos também. O ronco do motor, o atrito do pneu com o solo, o som do escapamento ou mesmo o zumbido da ignição ao virar chave são comuns até em motos novas.
Porém, à medida que as peças se desgastam ou apresentam defeitos, a moto passa a emitir sons diferentes, que, em sua maioria, indicam se há algo errado (ou pelo menos muito prestes a entrar nesse estágio).
O tec-tec-tec das velas, por exemplo, é sinal de que o supressor de ruído está ressecado ou quebrado. Essa avaria permite a fuga de corrente e prejudica a centelha da vela. Com isso, a moto passa a falhar, gastar mais combustível e pode até parar completamente.
Portanto, ao ouvir algum deles, é recomendável consultar um especialista ou levar a moto na concessionária, pois o problema tende sempre a piorar. Saiba quais são os sons perigosos, e o que eles querem dizer, nesta matéria do UOL Carros.