Quando se trata de carros elétricos e híbridos, é necessário tomar alguns cuidados ao utilizar o veículo para não danificar componentes eletrônicos e manter as baterias em boas condições. Uma das principais recomendações das montadoras com modelos deste tipo é, como em automóveis convencionais a combustão, não deixar o veículo parado por longos períodos.
De acordo com Emílio Paganoni, gerente sênior de treinamento, vendas e pós-vendas da BMW, o ideal é utilizar os modelos elétricos com regularidade. Ao deixar o veículo estacionado por muito tempo, recomenda-se mantê-lo plugado na rede de energia elétrica, de forma a manter a carga – o i3, da BMW, por exemplo, tem bateria convencional de 12 volts para fazer funcionar seus sistemas eletrônicos e um conjunto de 96 baterias distribuídas em oito módulos, que fazem funcionar o motor elétrico.
“O ideal é manter, quando estacionado, no Wallbox, que é o carregador rápido da BMW, também responsável por fazer o gerenciamento da energia. Se for ligar na rede elétrica convencional, esta deve estar devidamente aterrada, para evitar que picos de energia danifiquem componentes eletrônicos do carro. A própria tomada do i3 faz esse gerenciamento”, explica Paganoni.
Segundo o executivo, esse gerenciamento evita danos. Mesmo que as baterias se esgotem, elas não são danificadas. “O problema é que a falta de energia pode causar problemas na parte eletrônica, que tem equipamentos e sistemas que precisam estar sempre em operação”, complementa.
Confira na íntegra a matéria do UOL.